A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Pium
São Bento
Itapeti
...

Variante do Parateí-1970
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2009
...
 
E. F. Central do Brasil (1952-1975)
RFFSA (1975-1996)
SÃO BENTO
Município de Mogi das Cruzes, SP
Variante do Parateí - km   SP-2113
Altitude: -   Inauguração: 19.08.1952
Uso atual: estação da MRS (2017)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: entre 2005 e 2008
 
 
HISTORICO DA LINHA: Aberta em 1952 entre as estações de Manoel Feio e de São José dos Campos, a variante do Parateí encurtava o trecho equivalente do ramal de São Paulo original em 11 km, o que a tornou aos poucos mais atraente para os trens de carga e de passageiros. Porém, com estações construídas longe das povoações, o ramal de São Paulo continuou a ser usado pelos trens de passageiros até o início dos anos 90. As estações existentes na linha foram utilizadas pelos trens de passageiros entre os anos de (aproximadamente) 1957 e 1978, com trens que partiam de São José para Manoel Feio e vice-versa. A linha é atualmente usada para o percurso dos cargueiros da MRS, atual concessionária da linha, enquanto o trecho equivalente do ramal de São Paulo foi abandonado há anos. O trem de Prata ligou São Paulo ao Rio de Janeiro até outubro de 1998, quando foi suprimido, utilizando-se da variante, mas não de suas estações.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São Bento foi utilizada como parada durante todo o tempo em que os trem de passageiros fez o percurso de São José a Manoel Feio, entre os anos 1950 e o ano de 1978.

Em 2019 ainda está servindo como estação para os trens cargueiros da MRS, freqüentemente parados em seus desvios.

Ela fica ao lado norte da rodovia Ayrton Senna, mas só pode ser vista do acostamento da estrada, pois fica num nível mais baixo, pouco antes do ponto em que a linha volta a cruzar a estrada por baixo dela.

A montanha de carvão que ficava em 2004 em seu pátio tinha um volume que chega a impressionar. Depois, alguém demoliu a estação e construiu outro prédio, com dois andares... (ou ampliaram o prédio velho, sabe-se lá) e é o que está lá em 2019.


ACIMA: Pátio de São Bento em janeiro de 1986 (Foto Leonardo Lahuerta).

ACIMA: Pátio da estação (Folha de S. Paulo, maio de 2011).
ACIMA: Patio da estação em 2017 (Foto Rogerio Cordeiro).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Rogerio Cordeiro; Manoel Monachesi; William Martins; Paulo Szabadi; Michel Veras Santana; Folha de S. Paulo, 2011; Guias Levi, 1950-79; Mapa: acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, provavelmente anos 1980. Foto Manoel Monachesi

A estação em 1999. Autor desconhecido

Estação de São Bento, com a locomotiva da MRS ao lado, em 30/05/2001. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação de São Bento, com a locomotiva da MRS ao lado, em 30/05/2001. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 02/2004. Foto Paulo Szabadi

A estação que foi demolida, em foto de 03/2004. Foto William Martins

O novo prédio da estação, aparentemente no mesmo local do antigo, em 4/10/2008. Foto Michel Veras Santana

Patio e estação em 25/1/2019. Foto Valber Santana Coelho
 
     
Atualização: 10.03.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.