A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Pirapozinho
Tarabaí
Dumontina
...

ramal de Dourados-1970
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

 
E. F. Sorocabana (1958-1971)
FEPASA (1971-c.1988)
TARABAÍ
Município de Tarabaí, SP
Ramal de Dourados-km 755,166 (1986)   SP-2911
Altitude: 428 m   Inauguração: 29.09.1958
Uso atual: desconhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1958
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Dourados foi projetado em 1953 para chegar a Dourados e Ponta Porã, no hoje Mato Grosso do Sul, e aproveitar o potencial madeireiro da região ainda desabitada, para seu transporte mais fácil para os grandes centros. Somente em 1958 a linha foi aberta em seu primeiro trecho até Engenheiro Murgel. Em 1960 chegou a Teodoro Sampaio, para somente em 1965 atingir o que viria a ser seu ponto final, Euclides da Cunha, ainda no Estado de São Paulo. Os trens de passageiros trafegaram até outubro de 1978, quando foram suprimidos. Os cargueiros, depois de dois anos de interrupção voltaram a trafegar em 1980, mas em 1986 a linha para além de Pirapozinho já estava completamente desativado. Em 1988 todo o ramal estava desativado, e em 1998 os trilhos foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Tarabaí era de madeira e foi aberta juntamente com o primeiro trecho da ferrovia, em 1958. Seu nome, durante a construção, era Nova America. Em 1984, seis anos após o fim do trem de passageiros e já sem trens de cargas, o jornal O Estado de S. Paulo descrevia que "na estação de Tarabaí, aparecem as marcas do abandono, com vidraças quebradas, destelhamento, desmoronamento de paredes, piso, além do acúmulo de entuhos nos portões malcheirosos". Ao lado da estação Em 1986, estava sem parte das paredes, pisos e cobertura. Curiosamente, em 1997, a plataforma estava ali, reformada, com a cobertura e ainda com os trilhos... Hoje, realmente, sabe Deus como estará.
(Fontes: Alexandre Scatolon; Coaraci Camargo; O Estado de S. Paulo, 1984; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1940-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, depredada, em 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano

A estação continuava abandonada, ao fundo, ai lado de uma casinha menor. Foto de Coaraci Camargo em 23/10/1988

A estação continuava abandonada, ao fundo, ai lado de uma casinha menor. Foto de Coaraci Camargo em 23/10/1988

Em 19/07/1997, a cobertura da plataforma ainda estava ali, reformada, e ainda com trilhos... Foto Coaraci Camargo

A cobertura da plataforma ainda ali em 2004. Foto Alexandre Scatotolon
 
     
Atualização: 06.12.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.