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(1878-1979)
Estiva
Urutuba
Orissanga
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Tronco CM-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1911-1962) |
URUTUBA
Município de Estiva Gerbi, SP |
Linha-tronco original - km 98,000 |
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SP-2945 |
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Inauguração: 01.02.1911 |
Uso atual: moradia |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1911 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado
até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento,
que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas
desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original
em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964,
1972, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas,
que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos
trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da
Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular
pela linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Urutuba foi aberta em 1911, como um posto telegráfico. "Reparem
bem nos detalhes da estação: no alto à direita a cruzeta com
isoladores por onde entrava os fios do telégrafo e do staff
e mais abaixo a chaminé do fogão a lenha na casa do chefe que morava
na propria estação. Na plataforma, os latões de leite, que aguardavam
a chegada do trem de prefixo MB2 (bagageiro) que vinha fazendo a coleta
de encomendas e bagagens, e uma escada encostada no suporte do lampião
de querosene, pois lá não havia luz elétrica. Vejam o banco onde alguns
passageiros aguardavam a chegada do trem; observem também o tipo da
construção em alvenaria, tudo com tijolos à vista e os detalhes
nos acabamentos. Vejam também o arrimo da plataforma feito
todo com blocos de grandes pedras e também as meias-tesouras que sustentam
a cobertura da plataforma: nessa primeira tesoura, pode-se observar
bem o porta-staff, esse ferro que desce e tem uma meia aparência de
gancho. Na outra tesoura, podemos também observar o mesmo sistema,
apenas pouco visível pela claridade na fotografia, onde a máquina
fotográfica do tempo era deficiente em lentes e filtros (tenho essa
maquina até hoje). Esse porta-staff era usado quando os trens de passagens
diretas, sem parada nessa estação, faziam a troca do
staff, deixando-o no primeiro gancho e pegando o outro no gancho da
saída ou vice-versa. Podemos também observar o tratamento dos
trilhos, todos com pedras. E penso que tinha passado por alguma manutenção
na plataforma, podendo-se observar um amontoado de pedras junto dela"
(Antonio Perina, 12/2006, sobre a estação onde trabalhou,
na fotos de 1946, abaixo). Foi fechada em 1962, ainda na condição
de posto (*RM-1962). Interessante notar que o "Horário
oficial dos trens de passageiros e mistos a partir de 3-1-1967"
da Mogiana informa que "os trens P2 param na ex-estação
de Urutuba". Em 1979, o velho posto ficou fora da linha,
com a retificação do trecho. Ainda está de pé em 2010, ocupada,
à margem oeste da estrada que liga a cidade de Estiva Gerbi
à Fazenda Urutuba.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 1999;
João Carlos Reis Pinto; Antonio Perina, 2006; Cia. Mogiana:
Relatórios oficiais, 1875-1969; Companhia Mogiana: Horário
oficial dos trens de passageiros e mistos a partir de 3-1-1967; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Urutuba em 1946. Foto Antonio Perina |
A estação de Urutuba, em 31/12/1999. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação de Urutuba, em 31/12/1999. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação pouco mudou em 26/7/2010. Foto João
Carlos Reis Pinto |
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Atualização:
30.07.2010
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