A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
(1878-1979)
Ipê
Estiva
Urutuba
...

Tronco CM-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
 
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1887-1971)
Fepasa (1971-1979)
ESTIVA
Município de Estiva Gerbi, SP
Linha-tronco original - km 94,140   SP-0353
Altitude: 593 m   Inauguração: 10.06.1887
Uso atual: sede da Polícia Militar (2012)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964, 1972, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas, que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular pela linha.
 

A ESTAÇÃO: "Foi presente à Directoria uma representação de diversos Fazendeiros e Negociantes de Espirito Santo do Pinhal, pedindo o estabelecimento de uma estação no lugar denominado - Estiva - entre Mogi-Guassu e Matto Seco, e resolvemos tomar deliberação final sobre esse pedido, depois que examinarmos o local, e com perfeito conhecimento de causa pesarmos as vantagens, que para a Companhia e para o Publico possam ou não vir da creação dessa estação" (relatório da Mogiana, 1878).

A estação foi inaugurada em 1887; neste ano, o Almanach da Provincia de S. Paulo já citava a estação de Estiva em sua tabela de horários. A cidade acabou se desenvolvendo à sua volta.

Em 1907, o prédio foi totalmente reformado.

Em 05/08/1969, a estação passou a se chamar Estiva da Mogiana.

Em 09/05/1979, a estação foi desativada, com a inauguração da variante Guedes-Mato Seco, que passava agora fora da cidade, onde foi criada uma estação nova, já com o nome de Estiva Gerbi, nome adotado pelo município quando de sua emancipação, em 1991.

O velho prédio era em 2018 utilizado pela polícia do município.

(Veja também ESTIVA GERBI)

1882
AO LADO: Em 1882, anos antes de a estação ser inaugurada, já havia no futuro local da estação uma caixa dágua para a locomotiva "tomar água". Aí aconteceu um incidente com um bandido que estava no trem e quis fugir (O Estado de S. Paulo, 27/5/1882).

1890
AO LADO: Descarrilamento em Estiva (o texto está incompleto) (O Estado de S. Paulo, 26/5/1890).


ACIMA: Esquema do pátio de Estiva em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações) (Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução Caio Bourg).
ACIMA: Onde foi o a entrada do pátio ferroviário até 1979, sobra um nada (Foto Leonardo Patara em 2012).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht: pesquisa local; Leonardo Patara; Daniel Gentili; Otavio Barreira; Rossana Romualdo; Caio Bourg; Carlos Missaglia; Museu da Companhia Paulista, Jundiaí; Almanach da Provincia de S. Paulo, 1887; Cia. Mogiana: relatórios anuais, 1950-69; FEPASA: relatório de instalações fixas, 1986; Cia. Mogiana: Álbum, 1910; Cia. Mogiana: Relação de estações, 1937; Guias Levi, 1932-84; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

     

A estação, provavelmente anos 1910. Autor desconhecido

Estiva, c. 1910. Foto do álbum da Mogiana

A estação de Estiva, ainda funcionando, anos 1960/70. Foto Carlos Missaglia

A estação de Estiva, ainda funcionando, anos 1960/70. Foto Carlos Missaglia

A velha estação em 17/01/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A velha estação em 17/01/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 07/2001. Foto Rossana Romualdo

A estação em 2012. Foto Otavio Barreira

A estação em junho de 2018. Foto Folhapress/Silva Jr.
     
Atualização: 01.09.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.