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(1878-1979)
Ipê
Estiva
Urutuba
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Tronco CM-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1998
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1887-1971)
Fepasa (1971-1979) |
ESTIVA
Município de Estiva Gerbi, SP |
Linha-tronco original - km 94,140 |
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SP-0353 |
Altitude: 593 m |
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Inauguração: 10.06.1887 |
Uso atual: sede da Polícia Militar (2012) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado
até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento,
que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas
desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original
em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964,
1972, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas,
que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos
trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da
Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular
pela linha. |
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A ESTAÇÃO: "Foi presente
à Directoria uma representação de diversos Fazendeiros e Negociantes
de Espirito Santo do Pinhal, pedindo o estabelecimento de uma estação
no lugar denominado - Estiva - entre Mogi-Guassu e Matto Seco, e resolvemos
tomar deliberação final sobre esse pedido, depois que examinarmos
o local, e com perfeito conhecimento de causa pesarmos as vantagens,
que para a Companhia e para o Publico possam ou não vir da creação
dessa estação" (relatório da Mogiana, 1878).
A estação foi inaugurada em
1887; neste ano, o Almanach
da Provincia de S. Paulo já citava a estação
de Estiva em sua tabela de horários.
A cidade
acabou se desenvolvendo à sua volta.
Em 1907, o prédio foi totalmente reformado.
Em 05/08/1969, a estação passou
a se chamar Estiva da Mogiana.
Em 09/05/1979, a estação
foi desativada, com a inauguração da variante Guedes-Mato
Seco, que passava agora fora da cidade, onde foi criada uma estação
nova, já com o nome de Estiva Gerbi, nome adotado pelo município
quando de sua emancipação, em 1991.
O velho prédio era em 2018 utilizado
pela polícia do município.
(Veja também ESTIVA
GERBI)
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1882
AO LADO: Em 1882, anos antes de a estação ser inaugurada, já havia no futuro local da estação uma caixa dágua para a locomotiva "tomar água". Aí aconteceu um incidente com um bandido que estava no trem e quis fugir (O Estado de S. Paulo, 27/5/1882). |
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1890
AO LADO: Descarrilamento em Estiva (o texto está incompleto) (O Estado de S. Paulo, 26/5/1890). |
ACIMA: Esquema do pátio de Estiva em novembro de 1968 (Clique
sobre a figura para ter maiores informações) (Acervo
Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução
Caio Bourg).
ACIMA: Onde foi o a entrada do pátio ferroviário
até 1979, sobra um nada (Foto Leonardo Patara em 2012).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht: pesquisa local; Leonardo
Patara; Daniel Gentili; Otavio Barreira; Rossana Romualdo; Caio
Bourg; Carlos Missaglia; Museu da Companhia
Paulista, Jundiaí; Almanach da Provincia de S. Paulo,
1887; Cia. Mogiana: relatórios anuais, 1950-69; FEPASA: relatório
de instalações fixas, 1986; Cia. Mogiana: Álbum,
1910; Cia. Mogiana: Relação de estações,
1937; Guias Levi, 1932-84; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação, provavelmente anos 1910. Autor desconhecido |
Estiva, c. 1910. Foto do álbum da Mogiana |
A estação de Estiva, ainda funcionando, anos 1960/70.
Foto Carlos Missaglia |
A estação de Estiva, ainda funcionando, anos 1960/70.
Foto Carlos Missaglia |
A velha estação em 17/01/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A velha estação em 17/01/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 07/2001. Foto Rossana Romualdo |
A estação em 2012. Foto Otavio Barreira |
A estação em junho de 2018. Foto Folhapress/Silva Jr. |
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Atualização:
01.09.2021
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