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Doutor Alarico
Vila Margarida
São Vicente
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Mairinque-Santos - 1937
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana (anos 1960-1971)
FEPASA (1971-1996)
CPTM (1996-1999) |
VILA
MARGARIDA
Município de São Vicente, SP |
Mairinque-Santos - km - |
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SP-2976 |
Altitude: - |
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Inauguração: anos 1960 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Projetada
desde 1889, a Mairinque-Santos, linha que quebraria o monopólio da
SPR para ligar o interior ao litoral foi iniciada em 1929 e terminada
em 1937, com a ligação das duas frentes, uma vindo de Santos e outra
de Mairinque. É uma das obras ferroviárias mais reportadas por livros
no Brasil. Já havia, no entanto, tráfego desde 1930 nas duas partes,
e o trecho desde Santos até Samaritá havia sido adquirido em 1927
da Southern São Paulo Railway, operante desde 1913. Com o fim da Sorocabana
e a criação da Fepasa, em 1971, a linha foi prolongada até Boa Vista,
no fim dos anos 1980 (retificação do antigo ramal de Campinas). Houve
tráfego de passageiros entre Mairinque e Santos até cerca de 1975,
e mais tarde entre Embu-Guaçu e Santos, até novembro de 1997. A linha
operou até 2003 sob a administração da Ferroban e depois disso foi
abandonada. O trecho entre Santos e Samaritá operou até
2008 e esse trecho também foi abandonado a partir daí,
até que o trecho entre Santos e a ponte dos Barreiros fosse
aberto em 2015/6 para atender ao VLT. |
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A ESTAÇÃO: A estação,
ou parada, de Vila Margarida não tem data de abertura
conhecida. Pelo que se sabe, ela ainda remontava aos tempos da Sorocabana.
De qualquer forma, sabe-se que ela não foi citada no Guia Geral
de Estradas de Ferro de 1960 e que já era citada em 1973, num
relatório de estações desse ano da Fepasa. Atendia
aos trens de subúrbio de Santos que iam até Samaritá.
A estação serviu, entre 1990 e 1999, ao TIM, operado
pela CPTM durante os anos 1990. Esta parada ficava exatamente na passagem
de nível da Fepasa com a Imigrantes, em São Vicente.
O TIM (Trem Intermunicipal) da Fepasa parou de circular
no final de 1999, entre Santos e Samaritá. "Até
onde sei, o TIM, quando funcionava, não cobrava tarifa. De
qualquer forma, se cobrava, não sei como ela era feita nas
estações do Carrefour e da Vila Margarida, pois eram
meras plataformas, sem nenhuma cabine ou escritório... O serviço
também era pavoroso, talvez até mesmo pelo fato de não
haver tarifa a ser cobrada. Era preferível que houvesse e tivesse
um serviço decente..." (A. A. Gorni, 2000).
"Em Vila Margarida até hoje os trens de cargas viram alvos
móveis para pedradas da população local. Antigamente eram os
trens de passageiros da Fepasa que quando passavam tinham suas janelas
quebradas, eu mesmo quando ia constantemente a Samaritá presenciei
por diversas vezes a pedra passando perto de nossas cabeças"
(C. A. Rollo, 5/2007).
Em 1996, o TIM passou a ser operado pela CPTM; Em 1999, o TIM cessou suas operações.
Da parada hoje não existem nem resquícios. Em 2008,
até o tráfego de cargas acabou. A linha foi abandonada
até que começou a operar o VLT entre Santos e
a ponte dos Barreiros, em 2015/6. A estação não
foi reaproveitada.
ACIMA: Composição do TIM estacionado
na plataforma da parada de Vila Margarida nos anos 1990 (Foto Ademir
Bueno de Camargo).
(Fontes: Marcos Nobrega; Ademir Bueno de Camargo;
Carlos Alberto Rollo; Antonio Gorni; E. F. Sorocabana: relatórios
anuais, 1925-69; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A parada nos anos 1980. Foto Marcos Nobrega |
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Atualização:
01.10.2019
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