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FEPASA (1991-1994) |
VILA
TEIXEIRA
Município de Campinas, SP |
VLT - km 3,994 |
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SP-3019 |
Altitude: - |
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Inauguração: 14.03.1991 |
Uso atual: demolida em 2017 |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1991 |
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HISTORICO DA LINHA: O VLT - Veículo
Leve sobre Trilhos - começou a operar sobre a antiga linha
métrica da Sorocabana em novembro de 1990, ligando as estações
de Barão de Itapura a Aurélia. Em março de 1991,
passou a seguir até Vila Teixeira. A Fepasa, dona do sistema,
contratou a Mendes Jr para a operação da linha, que
funcionou gratuitamente até 1993 e somente pelas manhãs.
Em 1993 foi instituído o transporte diário das 6 às
21 horas e com o preço dos ônibus, o que fez cair o número
de passageiros de 5 para 3 mil por dia, fazendo com que a Prefeitura
tivesse de subsidiar o sistema em 200 mil dolares mensais. Mesmo a
integração com as linhas de ônibus, instituídas
em 1994, não fizeram aumentar o faturamento, que fez com que,
nesse mesmo ano, o VLT fosse desativado e tudo fosse abandonado e
parte roubado. Algumas estações projetadas no meio do
percurso, como Bonfim, Joaquim Vilac e Curtume jamais foram abertas.
O trecho adicional, que deveria se estender pelo antigo leito da Mogiana,
jamais foi construído. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Vila Teixeira foi inaugurada em março de 1991, como
ponto final da linha que agora fazia o percurso entre as estações
Central e esta.
Foi desativada com a linha, em 1994.
Em 2002,
um jornal de Campinas registrou sobre Vila Teixeira,
estação fechada havia já sete anos: "Há
até o caso curioso da casa de máquinas da estação
da Vila Teixeira, onde foi instalada, há três meses,
uma oficina mecânica para automóveis. O nome do estabelecimento,
Mecânica do Carlão, decora a parede externa. Também
está pintado o número do telefone e o propósito
profissional da empresa: 'Trabalhamos com todas as marcas nacionais'.
O proprietário, Carlos Roberto da Silva, de 50 anos, tinha
uma oficina mecânica na Rua Carolina Florence, na Vila Nova,
mas optou pela mudança porque o aluguel do salão era
caro, R$ 1,5 mil por mês. Na Vila Teixeira, diz, recuperou as
ligações de água e energia elétrica. Livrou-se
do aluguel e, desde outubro, ocupa o galpão, que tem espaço
para acomodar seis veículos. Ele rejeita a acusação
de que tenha invadido o imóvel. Diz ter recebido da Ferroban
(empresa que assumiu o transporte ferroviário no Estado de
São Paulo depois da privatização da Ferrovias
Paulistas S.A., Fepasa), autorização para usar a velha
casa das máquinas. Concordou, fala, em pagar aluguel à
empresa, que assumiu a responsabilidade de arcar com os impostos e
contas públicas de água e luz. Mas, até hoje,
diz Carlão, a Ferroban não se manifestou sobre o preço
do aluguel. Há menos de cem metros, Ronaldo Augusto, de 40
anos, pernambucano de Águas Claras, divide há um mês
a antiga bilheteria do VLT da Vila Teixeira com a companheira Alice
Vieira, de 41 anos. Nos cinco metros quadrados do único cômodo,
foi colocada uma cama de solteiro. Não há geladeira.
O fogão é improvisado na plataforma da estação.
Uma grelha foi instalada sobre o suporte improvisado com dois blocos
de cimento. Ali eles cozinham."
A estação ficava em 2005
na rua Dr. Pedro Tórtima, na altura do nº 451 (Informações
de Carlos A. Filetti, 03/2005).
A estação de
Vila Teixeira era em 2014 um point para viciados em crack.
Sua subestação (cada estação tinha a sua)
era então uma mecânica.
Em 2014 a estação estava sendo
usada como depósito e a subestação continuava servindo como aquela mesma
oficina de 2005. Pelo visto ele devia ser um ótimo mecânico, pois a
quantidade de carros era bem grande em frente à antiga subestação. A
bilheteria que existia na plataforma fora demolida em 2013.
Foi demolida em 2017, assim como praticamente todas as outras, para a construção de uma linha de BRT.
ACIMA: As estações do VLT, em 1993. As que
estão em branco jamais foram abertas (Foto Kelso Medici).
ACIMA: Demolição da estação de Vila Teixeira em 2017.
ACIMA: Demolição da estação de Vila Teixeira em 2017. |
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A estação nos primeiros dias de operação.
Acervo Carlos Roberto de Almeida |
A estação em funcionamento, em 1992. Acervo Julio
Paiva |
A estação de Vila Teixeira em 22/01/2005. Foto
C. A. Filetti |
A estação em 26/03/2008. Foto Artur Silva |
A estação em julho de 2014, já sem trilhos.
Foto Carlos A. Filetti |
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Atualização:
04.10.2018
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