A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Ibitinga
Warnicanga
Cambaratiba
...

Ramal de Rib. Bonito-1950
 
 
Cia. E. F. Dourado (n/d-1949)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1949-1966)
WARNICANGA
Município de Ibitinga, SP
Tronco CEFD - km   SP-2600
Ramal de Ribeirão Bonito - km   Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: Em maio de 1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista, saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado (Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a Dourado, com bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga e no mesmo ano sofreu modificações, aumentando-se a bitola para métrica e alterando a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju, colocando a estação de Dourado como ponta de um curto ramal. Somente em 1939 a Douradense prolongou a linha, chegando até Novo Horizonte. Em 1949, a Paulista adquiriu a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao ramal de Ribeirão Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte diretamente. Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi suprimida, e em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito foi desativado. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Warnicanga, sem data definida de inauguração, já foi demolida. Não aparecia nos guias Levi, mas sim num guias de horários da Cia. Paulista, de 1955, indicando que apenas o trem PB-5, na época, parava ali para embarque e desembarque de passageiros. "É hoje um bairro de Ibtinga. Era uma parada de conserva de linha. Da ferrovia não há mais nada ali. Pegando a SP-304, ela ficava atras do posto Peixão 2, próximo a Cambaratiba." (Alberto del Bianco, 02/2005)
     
     
     
     
Atualização: 08.02.2005
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.