|
|
Cia.
E. F. Dourado (n/d-1949)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1949-1966) |
WARNICANGA
Município
de Ibitinga, SP |
Tronco
CEFD - km |
|
SP-2600 |
Ramal de Ribeirão
Bonito - km |
|
Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
|
sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já
demolido) |
|
HISTORICO
DA LINHA: Em maio de 1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito
pela Cia. Paulista, saindo da estação de São Carlos, no tronco, e
com ponto terminal em Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900,
a Cia. E. F. do Dourado (Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão
Bonito a Dourado, com bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense
atingiu Ibitinga e no mesmo ano sofreu modificações,
aumentando-se a bitola para métrica e alterando a ligação Ribeirão
Bonito-Trabiju, colocando a estação de Dourado como ponta de um curto
ramal. Somente em 1939 a Douradense prolongou a linha, chegando até
Novo Horizonte. Em 1949, a Paulista adquiriu a Douradense, adicionando
a sua linha-tronco ao ramal de Ribeirão Bonito, que agora ligaria
São Carlos a Novo Horizonte diretamente. Em 1966, a linha entre Ibitinga
e Novo Horizonte foi suprimida, e em 3 de janeiro de 1969, todo o
ramal de Ribeirão Bonito foi desativado. Os trilhos foram retirados
pouco tempo depois. |
|
A ESTAÇÃO:
A parada de Warnicanga, sem data definida de inauguração,
já foi demolida. Não aparecia nos guias Levi, mas sim
num guias de horários da Cia. Paulista, de 1955, indicando
que apenas o trem PB-5, na época, parava ali para embarque
e desembarque de passageiros. "É hoje um bairro de
Ibtinga. Era uma parada de conserva de linha. Da ferrovia não
há mais nada ali. Pegando a SP-304, ela ficava atras do posto
Peixão 2, próximo a Cambaratiba." (Alberto
del Bianco, 02/2005) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
08.02.2005
|
|