A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Warnicanga
Cambaratiba
Borborema
...

Ramal de Rib. Bonito-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1999
...

 
 
C. E. F. do Dourado (1936-1949)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1949-1966)
CAMBARATIBA
(antiga CYRO RESENDE)
Município de Ibitinga, SP
Tronco da E.F.Dourado - km 130,9
Ramal de Ribeirão Bonito - km 170,931
  SP-0881
Altitude: -   Inauguração: 01.05.1936
Uso atual: abandonada (2015)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1936?
 
HISTORICO DA LINHA: Em maio de 1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista, saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado (Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a Dourado, com bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga e sofreu modificações, aumentando-se a bitola para métrica e alterando a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju, colocando a estação de Dourado como ponta de um curto ramal. Somente em 1939 a Douradense prolongou a linha, chegando até Novo Horizonte. Em 1949, a Paulista adquiriu a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao ramal de Ribeirão Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte diretamente. Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi suprimida, e em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito foi desativado. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois.
 
A ESTAÇÃO: Inaugurada em 1936 pela E. F. Dourado, a estação, por algum tempo, se chamou Cyro Resende, que foi um dos fundadores da empresa.

Aparentemente entre 1936 e 1938/39 a linha se prestava somente a tráfego de carga, sendo liberada para passageiros apenas em 1939, informação que carece de maiores provas.

Em 1949, passou a integrar a Cia. Paulista, nova proprietária da linha.

Foi desativada em 1966, com o fim do trecho entre Ibitinga e Novo Horizonte. A vila de Cambaratiba, antiga, fica longe da estação, que por sua vez ainda estava de pé em 2015, dentro de uma fazenda.


ACIMA: Dístico na parede da estação em 2015. Alguém alterou o C como G (Foto Miguel Saad).
     

A estação, aparentemente ainda em obras para a abertura, pois há material no pátio e a foto é de 1935. Foto cedida por Irani Seisdedos

Estação de Cambaratiba, anos 1990. Foto Alberto del Bianco

Estação de Cambaratiba, anos 1990. Foto Alberto del Bianco

Estação de Cambaratiba, anos 1990. Foto Alberto del Bianco

A estação, anos 1990. Foto Alberto Del Bianco

Estação de Cambaratiba, anos 1990. Foto Alberto del Bianco

A estação em 2015. Foto Miguel Saad
   
     
Atualização: 30.03.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.