|
|
Cia. E. F. Dourado
(1910-1949)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1949-1969) |
IBITINGA
Município de Ibitinga, SP |
Ramal de Ribeirão Bonito - km 148,117 |
|
SP-2030 |
Altitude: 453 m |
|
Inauguração: 14.11.1910 |
Uso atual: moradia (2015) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1910 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em maio de
1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista,
saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em
Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado
(Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a Dourado, com
bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga
e no mesmo ano sofreu modificações, aumentando-se a
bitola para métrica e alterando a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju,
colocando a estação de Dourado como ponta de um curto ramal. Somente
em 1939 a Douradense prolongou a linha, chegando até Novo Horizonte.
Em 1949, a Paulista adquiriu a Douradense, adicionando a sua linha-tronco
ao ramal de Ribeirão Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte
diretamente. Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi
suprimida, e em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito
foi desativado. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de
Ibitinga foi construída em 1910 e serviu como ponta de linha
do tronco da Douradense até 1936, quando a linha foi prolongada (ver caixa abaixo, de 1895)..
Em
1949, passou a servir à Cia. Paulista, nova dona da ferrovia.
Em 1966, voltou a
ser ponta de linha, com a desativação do trecho que seguia para Novo
Horizonte, e foi finalmente desativada no início de 1969, com
a supressão do ramal.
Em 1978, o edital de concorrência no. SAP.8I.05/78 da FEPASA pôs à venda
a estação, o armazém e um depósito de Ibitinga, com 16.985,00 m2 de terreno.
"Agradeço-lhe por esse seu site. Causou-me
vivas emoções, sobretudo quando revi os degraus da escada da estação
de Ibitinga, por onde subi com meu pai em uma inesquecível viagem
de trem" (Claudemir Belintane, 5/1/2010)".
Em
fins de 2015, a ex-estação funcionava como moradia e
pouco havia mudado nos últimos quinze anos, pelo menos externamente
(ver fotografias abaixo).
|
1895
AO LADO: Pedido para começar o projeto e planos para a linha Ribeirão Bonito-Ibitinga. Provavelmente seria um estudo da Paulista. Como se sabe, o ramal foi construído 15 anos mais tarde pela Dourado - e depois de mais 40 anos passou à Paulista (O Estado de S. Paulo, 22/9/1895). |
|
1920
AO LADO: Arrancamento de trilhos pela população (O Estado de S. Paulo, 27/1/1920). |
|
1920
AO LADO: Pessoal da estação trata mal os carroceiros (O Estado de S. Paulo, 27/1/1920). |
ACIMA: Virador em Ibitinga, na época em que
o pátio ainda era ponta de linha. Fotografia possivelmente
dos anos 1930 (Acervo Alberto del Bianco).
|
1949
AO LADO: Ibitinga, assim
como todas as cidades que faziam parte da E. F. do Dourado,
ficaram satisfeitas e esperançosas quando a Companhia
Paulista adquiriu a ferrovia. O artigo, publicado em 1949,
mostra já um desalento dos cidadãos por já
ter se passado algum tempo desde a aquisição
e nada ter sido feito para melhorar a situação
do "pardieiro" com que designavam o prédio
da estação. Apesar de, nos anos 1950, a Paulista
ter investido uma soma de dinheiro bastante vultosa para recuperar
a linha São Carlos-Borborema, onde estava Ibitinga,
com a estatização da Paulista, a Douradense
foi novamente abandonada e depois, fechada (Folha da Manhã, 22/7/1949).
|
ACIMA: Ponte ferroviária no trecho Tabatinga-Ibitinga, sobre o rio São João em 2001 (Foto Leonardo Crecente).
(Fonte: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Alberto
del Bianco; Silvio Rizzo; C. E. F. Dourado: relatórios oficiais;
Cia. Paulista: relatórios anuais, 1949-69; Mapas - acervo R.
M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação de Ibitinga, em 15/09/2000. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
Estação de Ibitinga, em 15/09/2000. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
Estação de Ibitinga, em 15/09/2000. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
Estação de Ibitinga, em 15/09/2000. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A ex-estação em 30/11/2015. Foto Silvio Rizzo |
|
|
|
|
|
Atualização:
17.06.2021
|
|