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C. E. F. Sorocabana
(1938-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ACARAÚ
Município de São Vicente, SP |
Mairinque-Santos - km 96,79 (1986) |
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SP-0173 |
Altitude: 210 m |
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Inauguração: 01.03.1938 |
Uso atual: fechada (2020) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c. 1937 |
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HISTORICO DA LINHA: Projetada
desde 1889, a Mairinque-Santos, linha que quebraria o monopólio da
SPR para ligar o interior ao litoral foi iniciada em 1929 e terminada
em 1937, com a ligação das duas frentes, uma vindo de Santos e outra
de Mairinque. É uma das obras ferroviárias mais reportadas por livros
no Brasil. Já havia, no entanto, tráfego desde 1930 nas duas partes,
e o trecho desde Santos até Samaritá havia sido adquirido em 1927
da Southern São Paulo Railway, operante desde 1913. Com o fim da Sorocabana
e a criação da Fepasa, em 1971, a linha foi prolongada até Boa Vista,
no fim dos anos 80 (retificação do antigo ramal de Campinas). Houve
tráfego de passageiros entre Mairinque e Santos até cerca de 1975,
e mais tarde entre Embu-Guaçu e Santos, até novembro de 1997. A linha
opera até hoje sob a administração da Ferroban. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Acaraú foi inaugurada em 1938.
Está desativada há anos. Ali existia também uma sub-estação,
que foi utilizada no curto período em que a linha foi eletrificada,
mais ou menos entre 1966 e 1974.
"A subestação fica a uns 400 m da estação
de Acaraú. Ela fica bem no meio da Mairinque-Santos, entre
Gaspar Ricardo e Salles da Cruz. Ela e a estação de
Acaraú têm acesso por carro. Logo no fim da Imigrantes
e início da Pedro Taques, entrar à direita antes do
pedágio, numa estrada de terra que acompanha a alça
de ligação Paratinga-Cubatão. Quando chegar num
ponto em que essa estradinha cruza a linha, se continuar seguindo
reto, termina em Paratinga, e se entrar a direita, por uns 3 Km, chega-se
em Acaraú. A estação está abandonada.
Tem pessoas morando em algumas casas que tem atrás da estação,
que eram de funcionários da EFS. A estação não
está depredada, mas está "mal cuidada". Havia
cadeados, novos, nas portas e janelas, e uma placa: Imóvel
pertencente à RFFSA" (Thomas Corrêa, 2007).
Em 2020 estava inteira ainda, sem uso conhecido.
ACIMA: Algum evento na então novíssima
estação de Acaraú, em 1939 (Foto Revista Sorocabana,
acervo Thomas Correa). |
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A estação em 1986 (Relatório de Instalações
Fixas da Fepasa, 1986) |
A estação em 1986 (Relatório de Instalações
Fixas da Fepasa, 1986) |
Entrada do pátio de Acaraú, anos 1990. Foto cedida
por Antonio A. Gorni |
O trem chega a Acaraú, em 05/1996. Foto José H.
Bellorio |
A estação em 1998. Foto Nilson Rodrigues |
A estação em 07/2002. Foto Paulo Roberto Szabadi |
A locomotiva da Brasil Ferrovias e a estação,
em 16/04/2005. Foto Thomas Corrêa |
O auto de linha da Brasil Ferrovias e a estação,
em 16/04/2005. Foto Thomas Corrêa |
A estação em 2007. Foto Ricardo Koracsony |
Acaraú em
26/9/2020. Foto Antonio Assalim
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Acaraú em
26/9/2020. Foto Antonio Assalim |
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Atualização:
30.09.2020
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