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Q R S T U
VXY Mogiana em MG
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(1878-2001)
Astrapéia
Aguaí
Engenheiro Mendes
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Saída para o ramal de Caldas (1886-2001):
Girivá
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Tronco CM-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2016
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1887-1971)
FEPASA (1971-1998)
FCA (1999-)
AGUAÍ (antiga CASCAVEL)
Municípios de São João da Boa Vista, SP (1887-1945)
Aguaí, SP (1945-)
Linha-tronco original - km 124,833   SP-0868
Altitude: 653 m   Inauguração: 01.01.1887
Uso atual: FCA (2016)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964, 1972, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas, que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular pela linha.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi aberta em 1887, como Cascavel, e junto com o povoado fundado nas terras da fazenda Embiriçu pelo Sr. João Joaquim Braga, no meio do nada, serviam ambos de ponto de partida para o então recém-implantado ramal de Caldas, que seguia até Poços de Caldas, já em território mineiro.

A estação prevista para ter esta função era a estação de Engenheiro Mendes, e que inclusive era conhecida, até 1886, pelo nome de Caldas. Desentendimentos entre os fazendeiros localizados nas terras perto dessa estação e a Mogiana levaram a Cia. a mudar o ponto de partida para o povoado de Bom Jesus de Cascavel. Ao mesmo tempo, um dos comerciantes mais prósperos da velha estação de Caldas mudou-se dali para Cascavel, junto à ferrovia, onde construiu um hotel, fato que ajudou o progresso de Aguaí e o colapso progressivo de Engenheiro Mendes.

Em 1945, por determinação do CNG, seu nome foi alterado para Aguaí - que significa Cascavel, em tupi - e em 2017 era uma das poucas estações que permanecia no leito da estrada, mesmo depois das diversas retificações feitas pela Mogiana e pela FEPASA dos anos 1920 aos 1970.

Também em 2017, o ramal de Caldas ainda funcionava. Os trilhos, que cruzavam a cidade em toda a sua extensão, estavam cercados e tudo era mantido em bom estado de conservação, num fato realmente raro, hoje em dia.

A estação de Aguaí foi tombada pelo CONDEPHAAT em maio de 2022, por resolução de tombamento.

1886
AO LADO:
Esta notícia provavelmente se referia à nova estação de Cascavel (A Provincia de S. Paulo, 2/5/1891).
1888
AO LADO:
Aberta a agencia de correios na estação de Cascavel (A Provincia de S. Paulo, 14/8/1888).
1891
AO LADO:
Acidente com morte na estação de Cascavel (O Estado de S. Paulo, 2/5/1891).
1896
AO LADO:
Acidente próximo à estação de Cascavel (O Estado de S. Paulo, 30/02/1896).

1897
AO LADO:
Morte na estação (O Estado de S. Paulo, 14/2/1896).

1902
AO LADO:
Mais de uma morte em Cascavel (O Estado de S. Paulo, 8/4/1902).
ACIMA: Máquina que trafegava no ramal de Caldas, "posando" com funcionários da Mogiana no pátio de Cascavel em 1907. A máquina é uma Sharp Stewart 2-6-0 de 1890. Chamava-se "Caldas" e mais tarde (1912) foi utilizada na inauguração do primeiro trecho do ramal de Passos (1912) (O Malho, 22/6/1907).

ACIMA: No carro-administração parado na estação de Cascavel nos anos 1910, a figura do Engenheiro Teixeira Soares aparece em pessoa no canto esquerdo da varanda (Autor desconhecido).

1916
AO LADO:
Problemas na estação (O Estado de S. Paulo, 22/2/1916).

1926
AO LADO:
Incendio em vagão (O Estado de S. Paulo, 30/9/1926).

ABAIXO: A linha da Mogiana e o ramal de Caldas no final dos anos 1950 (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XI, 1960).
ACIMA: Pátio de Aguaí com a linha-tronco e ramal de Caldas. A estação não aparece, está ao lado direito (sem data - autor desconhecido).

ABAIXO: Pátio da estação ferroviária de Aguaí, em 19/4/2010 (Foto Carlos R. Almeida).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Alan William; Denis Esteves; Carlos Roberto de Almeida; Alexandre L. Giesbrecht; Carmo F. Bastos; Museu da Cia. Paulista, Jundiaí; O Estado de S. Paulo, 1916 e 1926; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XI, 1960; Mogiana: Relatórios anuais, 1875-1969; www.saopaulofilmcommission.com.br; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Cascavel, por volta de 1910, antes da ampliação da estação. Álbum da Mogiana, museu da Cia. Paulista, Jundiaí

A estação em 1956, já Aguaí: à esquerda, a placa indicando baldeação para o ramal de Caldas. Foto Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1958


A estação em 1983. Foto Carmo F. Bastos

 


A estação em 1997. Foto Alexandre Giesbrecht

A estação em 1997. Foto Alexandre Giesbrecht

A estação em 1997. Foto Alexandre Giesbrecht

A estação, em 24/04/1999, reformada. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 19/4/2010. Foto Carlos R. Almeida

A estação de Aguaí em 5/2014. Foto Alan William

A estação em 30/3/2016. Foto Ralph M. Giesbrecht
   
     
Atualização: 17.05.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.