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(1878-2001)
Astrapéia
Aguaí
Engenheiro Mendes
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Saída para o ramal de Caldas (1886-2001):
Girivá
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Tronco CM-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2016
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1887-1971)
FEPASA (1971-1998)
FCA (1999-) |
AGUAÍ
(antiga CASCAVEL)
Municípios de São João
da Boa Vista, SP (1887-1945)
Aguaí, SP (1945-) |
Linha-tronco original - km 124,833 |
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SP-0868 |
Altitude: 653 m |
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Inauguração: 01.01.1887 |
Uso atual: FCA (2016) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875,
tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação
de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações
foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente
do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951,
1960, 1964, 1972, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas,
que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos
trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da
Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular
pela linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 1887, como Cascavel, e junto com o povoado fundado
nas terras da fazenda Embiriçu pelo Sr. João Joaquim Braga,
no meio do nada, serviam ambos de ponto de partida para o então recém-implantado
ramal de Caldas, que seguia até Poços de Caldas, já
em território mineiro.
A estação prevista para ter esta função era a estação de Engenheiro
Mendes, e que inclusive era conhecida, até 1886, pelo nome
de Caldas. Desentendimentos entre os fazendeiros localizados
nas terras perto dessa estação e a Mogiana levaram a Cia. a mudar
o ponto de partida para o povoado de Bom Jesus de Cascavel.
Ao mesmo tempo, um dos comerciantes mais prósperos da velha estação
de Caldas mudou-se dali para Cascavel, junto à ferrovia,
onde construiu um hotel, fato que ajudou o progresso de Aguaí
e o colapso progressivo de Engenheiro Mendes.
Em 1945, por determinação do CNG, seu nome foi alterado para Aguaí
- que significa Cascavel, em tupi - e em 2017 era uma das poucas
estações que permanecia no leito da estrada, mesmo depois das diversas
retificações feitas pela Mogiana e pela FEPASA dos anos 1920
aos 1970.
Também em 2017, o ramal de Caldas ainda funcionava.
Os trilhos, que cruzavam a cidade em toda a sua extensão, estavam
cercados e tudo era mantido em bom estado de conservação, num fato
realmente raro, hoje em dia.
A estação de Aguaí foi tombada pelo CONDEPHAAT em maio de 2022, por resolução de tombamento.
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1886
AO LADO: Esta notícia provavelmente se referia à nova estação de Cascavel (A Provincia de S. Paulo,
2/5/1891). |
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1888
AO LADO: Aberta a agencia de correios na estação de Cascavel (A Provincia de S. Paulo,
14/8/1888). |
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1891
AO LADO: Acidente com morte na estação de Cascavel (O Estado de S. Paulo,
2/5/1891). |
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1896
AO LADO: Acidente próximo à estação de Cascavel (O Estado de S. Paulo,
30/02/1896). |
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1897
AO LADO: Morte na estação (O Estado
de S. Paulo, 14/2/1896). |
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1902
AO LADO: Mais de uma morte em Cascavel (O Estado
de S. Paulo, 8/4/1902). |
ACIMA:
Máquina que trafegava no ramal de Caldas, "posando"
com funcionários da Mogiana no pátio de Cascavel em
1907. A máquina é uma Sharp Stewart 2-6-0 de
1890. Chamava-se "Caldas" e mais tarde (1912) foi utilizada
na inauguração do primeiro trecho do ramal de Passos
(1912) (O Malho, 22/6/1907).
ACIMA: No carro-administração
parado na estação de Cascavel nos anos 1910,
a figura do Engenheiro Teixeira Soares aparece em pessoa no canto
esquerdo da varanda (Autor desconhecido).
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1916
AO LADO: Problemas na estação (O Estado
de S. Paulo, 22/2/1916).
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1926
AO LADO: Incendio em vagão (O Estado de S. Paulo,
30/9/1926).
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ABAIXO: A linha da Mogiana e o ramal de Caldas no final dos
anos 1950 (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol.
XI, 1960).
ACIMA: Pátio de Aguaí com a linha-tronco e ramal de Caldas. A estação não aparece, está ao lado direito (sem data - autor desconhecido).
ABAIXO: Pátio da estação
ferroviária de Aguaí, em 19/4/2010 (Foto Carlos
R. Almeida).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Alan William; Denis Esteves; Carlos Roberto de Almeida; Alexandre
L. Giesbrecht; Carmo F. Bastos; Museu da Cia. Paulista, Jundiaí;
O Estado de S. Paulo, 1916 e 1926; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. XI, 1960; Mogiana: Relatórios anuais, 1875-1969;
www.saopaulofilmcommission.com.br; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Cascavel, por volta de 1910, antes
da ampliação da estação. Álbum
da Mogiana, museu da Cia. Paulista, Jundiaí |
A estação em 1956, já Aguaí: à
esquerda, a placa indicando baldeação para o ramal
de Caldas. Foto Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
IBGE, 1958 |
A estação em 1983. Foto Carmo F. Bastos
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A estação em 1997. Foto Alexandre Giesbrecht |
A estação em 1997. Foto Alexandre Giesbrecht |
A estação em 1997. Foto Alexandre Giesbrecht |
A estação, em 24/04/1999, reformada. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação em 19/4/2010. Foto Carlos R. Almeida |
A estação de Aguaí em 5/2014. Foto Alan
William |
A estação em 30/3/2016. Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
17.05.2022
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