A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
(1878-2001)
Astrapéia
Aguaí
Engenheiro Mendes
...
Saída para o ramal de Caldas (1886-2001):
Girivá
...

Tronco CM-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2016
...
 
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1887-1971)
FEPASA (1971-1998)
FCA (1999-)
AGUAÍ (antiga CASCAVEL)
Municípios de São João da Boa Vista, SP (1887-1945)
Aguaí, SP (1945-)
Linha-tronco original - km 124,833   SP-0868
Altitude: 653 m   Inauguração: 01.01.1887
Uso atual: FCA (2016)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964, 1972, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas, que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular pela linha.
 
A ESTAÇÃO: A estação aberta em 1887, como Cascavel, e junto com o povoado fundado nas terras da fazenda Embiriçu pelo Sr. João Joaquim Braga, no meio do nada, serviam ambos de ponto de partida para o então recém-implantado ramal de Caldas, que seguia até Poços de Caldas, já em território mineiro. A estação prevista para ter esta função era a estação de Engenheiro Mendes, e que inclusive era conhecida, até 1886, pelo nome de Caldas. Desentendimentos entre os fazendeiros localizados nas terras perto dessa estação e a Mogiana levaram a Cia. a mudar o ponto de partida para o povoado de Bom Jesus de Cascavel. Ao mesmo tempo, um dos comerciantes mais prósperos da velha estação de Caldas mudou-se dali para Cascavel, junto à ferrovia, onde construiu um hotel, fato que ajudou o progresso de Aguaí e o colapso progressivo de Engenheiro Mendes. Em 1945, por determinação do CNG, seu nome foi alterado para Aguaí - que significa Cascavel, em tupi - e hoje é uma das poucas estações que permaneceu no leito da estrada, mesmo depois da retificação dos anos 1970. O ramal de Caldas ainda funciona. Os trilhos, que cruzam a cidade em toda a sua extensão, estão cercados e tudo é mantido em bom estado de conservação, num fato realmente raro, hoje em dia.

ACIMA: No carro-administração parado na estação de Cascavel nos anos 1910, a figura do Engenheiro Teixeira Soares aparece em pessoa no canto esquerdo da varanda (Autor desconhecido). ABAIXO: A linha da Mogiana e o ramal de Caldas no final dos anos 1950 (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XI, 1960).

AO LADO: Em 1916, os problemas da estação (O Estado de S. Paulo, 22/2/1916).
ACIMA: Máquina que trafegava no ramal de Caldas, "posando" com funcionários da Mogiana no pátio de Cascavel em 1907. A máquina é uma Sharp Stewart 2-6-0 de 1890. Chamava-se "Caldas" e mais tarde (1912) foi utilizada na inauguração do primeiro trecho do ramal de Passos (1912) (O Malho, 22/6/1907). ABAIXO: Pátio da estação ferroviária de Aguaí, em 19/4/2010 (Foto Carlos R. Almeida).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Alan William; Denis Esteves; Carlos Roberto de Almeida; Alexandre L. Giesbrecht; Carmo F. Bastos; Museu da Cia. Paulista, Jundiaí; O Estado de S. Paulo, 1916; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XI, 1960; Mogiana: Relatórios anuais, 1875-1969; www.saopaulofilmcommission.com.br; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Cascavel, por volta de 1910, antes da ampliação da estação. Álbum da Mogiana, museu da Cia. Paulista, Jundiaí

A estação em 1956, já Aguaí: à esquerda, a placa indicando baldeação para o ramal de Caldas. Foto Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1958


A estação em 1983. Foto Carmo F. Bastos

 


A estação em 1997. Foto Alexandre Giesbrecht

A estação em 1997. Foto Alexandre Giesbrecht

A estação em 1997. Foto Alexandre Giesbrecht

A estação, em 24/04/1999, reformada. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 19/4/2010. Foto Carlos R. Almeida

A estação de Aguaí em 5/2014. Foto Alan William

A estação em 30/3/2016. Foto Ralph M. Giesbrecht
   
     
Atualização: 01.04.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.