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Piratininga
Alba
Brasília
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Tronco oeste CP-1970
IBGE-1970
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1924-1971)
FEPASA (1971-1976) |
ALBA
(antiga AMÉRICA)
Município de Piratininga (1924-), SP |
Ramal de Agudos original - km 123,107
tronco oeste - km 360,772 (1957) |
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SP-0792 |
Altitude: 592,009 m |
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Inauguração: 09.02.1924 |
Uso atual: moradia (2009) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1929 |
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HISTORICO DA LINHA: O
chamado tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina
até o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação
das linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente
construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade
da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e
de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã,
foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná,
onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também
foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que
alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976,
já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e
Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado,
suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação
até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998
operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente
até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 1924, aparentemente com uma construção provisória, e
com o nome de América, nome de uma fazenda próxima (Santa
Maria da América).
O prédio atual somente foi inaugurado em 1/7/29.
Em 1/9/1933, o nome foi alterado para Alba. Nessa época, fazia
parte do prolongamento do ramal de Agudos, e foi a primeira
das estações desbravadoras do sertão da Paulista.
Ela tinha o nome começando com a letra "A": a regra definida pela
Companhia iria, a partir desta estação, nomear todas as estações que
fossem sendo plantadas usando a ordem alfabética.
Em 1941, passou a fazer parte do tronco oeste, criado nesse ano. Alguns
anos mais tarde, e a bitola larga chegou, junto com a eletrificação
da linha, esta em 1952.
Em 1976, entretanto, com a inauguração da então chamada de variante
Bauru-Garça, feita pela FEPASA, Alba foi desativada (01/05/1976)
e perdeu os trilhos.
Passou a servir de moradia, vendida que foi pela ferrovia, que retirou
tudo que dela se lembrasse do local, que é muito simples, não tendo
mais do que uma única rua de terra e poucas casinhas. Mas o prédio
estava bem cuidado, embora a cobertura da plataforma original tenha
ido de embrulho...
No dia das fotografias (20/05/1999), que tirei com autorização do
então proprietário, estava também por ali um morador da vila,
que contou que era de Lucélia, e morava ali há pouco tempo,
e que nem se lembrava mais de quantas vezes passou de trem por ali.
Histórias do passado. A estação havia sido vendida havia
poucos anos.
Em dezembro de 2009 Adriano Martins esteve lá. O prédio
foi reformado e a estação estava irreconhecível.
O ambiente ferroviário acabou de vez. Somente se podia lembrar
dele pelo armazém, ainda com o estilo Paulista, mas abandonado.
Mas, sem eletrificação, sem trilhos, sem plataforma,
sem estação reconhecível, com um jardim cuidado
em volta, plantas bonitas... o local era bonito, mas não havia
mais Alba, ela era já somente história.
ACIMA: A ex-estação em 1989
(Foto Nilton Gallo).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Nilton Gallo; Adriano Martins; José H. Bellorio; José
Pascon Rocha; Ricardo Frontera; Cia. Paulista: relatórios anuais,
1900-69; IBGE, 1970; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Alba, ao fundo, ainda operacional,
em 1976. Foto José Pascon Rocha |
Alba em 1984. Parecia que o mundo havia se esquecido dela. Foto
José H. Bellorio |
Alba, em 20/05/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Alba, em 20/05/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Alba, em novembro de 2000. Foto Ricardo Frontera |
Armazém de Alba, em 11/2000. Foto Ricardo Frontera |
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Atualização:
29.05.2017
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