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No ramal de Agudos original (1905/24-1941):
Batalha
Piratininga
Alba
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No tronco oeste
(1941-1976):
Bauru Paulista
Piratininga
Alba
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Chegada do ramal de Agudos (1941-1966):
Batalha
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Tronco oeste CP-1970
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Comparando o tronco oeste (1941) com o ramal de Agudos (1941-66) -
Autor: Ricardo Bagnato s/ Google Maps
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IBGE - 1970
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1905-1971)
FEPASA (1971-1976) |
PIRATININGA
Municípios de Agudos (1905-1913);
Piratininga (1913-), SP |
Ramal de Agudos - km 120,552 |
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SP-0791 |
tronco oeste - km 353,352 (1957) |
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Inauguração: 25.01.1905 |
Uso atual: uso da Prefeitura (2022) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1905 |
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HISTORICO DA LINHA: O
chamado tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina
até o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação
das linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente
construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade
da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e
de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã,
foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná,
onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também
foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que
alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976,
já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e
Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado,
suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação
até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998
operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente
até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: Inaugurada
em 1905, como estação terminal do então ramal de Agudos, a estação
de Piratininga era o ponto do qual, por muitos anos, a partir
de 1924, continuaria a linha da Paulista que desbravaria o oeste do Estado.
A estação ficava muito próxima a um pequeno povoado de nome Santa
Cruz dos Inocentes. A idéia da companhia era
que a estação fosse o núcleo de uma nova cidade, o que realmente acabou
acontecendo. As terras - 15 alqueires - foram doadas à Cia.
Paulista pelo Coronel Vergílio Rodrigues Alves.
Em 1937, foi unida a Bauru (ver caixa abaixo), ainda com linha métrica, modificação
que fez com que, a partir de 1941, a estação passasse
a fazer parte do tronco oeste, passando também a ser o ponto final
do novo, e bem mais curto, ramal de Agudos.
Nos anos 1940, os trilhos que passavam por Piratininga foram
ampliados para bitola larga e eletrificados.
O ramal de Agudos foi desativado em 1966, e, em 1976, foi suprimida
a linha que unia Bauru a Garça pelo sul da serra das
Esmeraldas, passando pela estação, que foi, então, desativada.
Hoje, sem trilhos, retirados após a inauguração da variante
Bauru-Garça, a estação fica ao norte da zona urbana da
cidade, próxima à saída para Bauru.
Esteve servindo como depósito da Prefeitura, além de uma fábrica
de barbantes; do lado do leito, existe uma rua asfaltada, que estava
sendo usada para alguma festa, no dia da foto; do lado da entrada,
estava bastante descaracterizada, com construções medíocres, de alvenaria,
anexas a ela. Em 2002 foi reformada e integrada à praça
que existe atrás dela.
1917
AO LADO: Planos para ligar Piratininga à região do Rio Feio, que viria ser parte do futuro tronco oeste da Paulista. Ao mesmo tempo, chegava a iluminação pública
(O Estado de S. Paulo, 1/1/1917). |
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1921
AO LADO: Já estava
em obras o trecho de prolongamento do ramal de Agudos
(O Estado de S. Paulo, 20/1/1921). |
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1923
AO LADO: Ainda estava
em obras o trecho de prolongamento do ramal até Cabralia
(O Estado de S. Paulo, 27/4/1923).
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1935
AO LADO: A união da estação com a de Bauru finalmente é autorizada
(O Estado de S. Paulo, 26/10/1935). |
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ACIMA: Plataforma da estação de Piratininga, anos 1960 (cessão Bruno Varalta Nucci. O rapaz que aparece nessa foto é Antônio Celso Varalta, falecido em 25/01/1975).
ACIMA: Subestação de Piratininga,
em foto de 1967. A linha principal de bitola larga está
à direita, aparecendo com os postes da eletrificação
e pelo menos uma segunda linha do pátio da estação.
A estação está fora da fotografia, para a direita,
sentido Cabrália; a locomotiva "box" da Paulista
está no sentido Bauru; notar um desvio saindo para a esquerda,
também de bitola larga, mas não eletrificado, e uma
linha dentro do pátio da subestação elétrica.
Essa era a saída do ramal de Agudos, já desativado em
fins de 1966; não se vê na foto sinais de linha métrica,
e a explicação era de que essa saída foi mantida
em bitola larga para dar passagem às locomotivas que precisassem
ir para a subestação. O resto do ramal já havia
sido provavelmente retirado (Acervo Ricardo Frontera).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Fabio Vasconcellos; Ricardo Bagnato; José Pascon Rocha; Ricardo
Frontera; Adriano Martins; Paulo Coimbra; Filemon Perez: Cia. Paulista,
50 anos, 1918; O Estado de S. Paulo, 1923; Cia. Paulista: relatórios
anuais, 1900-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Piratininga em 1918. Foto Filemon
Perez |
Locomotiva box em Piratininga, 1975. Foto José Pascon
Rocha |
Troca de loco elétrica por diesel, em 04/1976, em Piratininga.
Esta era uma operação incomum, pois normalmente
as elétricas seguiam até Cabrália, três
estações à frente. Foto José Pascon
Rocha |
Estação de Piratininga, em 1976. Foto José
Pascon Rocha |
O último trem em Piratininga, em maio de 1976. Acervo
Ricardo Frontera |
A estação, em 20/05/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht
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A antiga estação, em 2000. Foto Ricardo Frontera
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A estação reformada, em 07/2002. Foto Paulo Coimbra
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A estação reformada, em 07/2002. Foto Paulo Coimbra
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A estação em 27/12/2009. Foto Adriano Martins |
A estação em 1/2012. Foto Fabio Vasconcellos |
A ex-estação poiuco mudou em 10 anos, nesta foto de 6/2/2022. Foto Bruno Varalta Nucci |
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Atualização:
28.06.2023
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