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Mangueiros
Altinópolis
Pio Alves
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SPM-tronco-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2006
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E. F. São
Paulo-Minas (1909-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ALTINÓPOLIS
(antiga MATO GROSSO DE BATATAIS)
Município de Altinópolis, SP |
Linha-tronco original - km 76 (1938) |
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SP-0910 |
Altitude: 882 m |
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Inauguração: 1909 |
Uso atual: centro da Terceira Idade (2006) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1942 |
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HISTORICO DA LINHA: As
origens da E.F. São Paulo-Minas remontam a 1891, quando um médico
da cidade de São Simão resolveu construir uma linha (Cia. Melhoramentos
São Simão) que seguisse do centro até a fazenda Santa Maria. A empresa
fechou em 1895, mas foi sucedida pela V. F. São Simão, em 1897. Esta
se tornou em 1902 a E.F. São Paulo-Minas, quando passou a sair da
estação de Bento Quirino e não mais do centro, sendo abandonada a
linha que ligava este a Santa Maria, muito mais longa. A linha atingiu
seu ponto máximo em 1911, quando alcançou São Sebastião do Paraíso,
em Minas. A empresa mudou de donos mais vezes, até que em 1930, em
dificuldades financeiras e dois anos após implantar um ramal de Serrinha
(Ipaúna) a Ribeirão Preto, foi encampada pelo Estado. Em 1968, passou
a ser administrada pela Mogiana, que fechou o trecho entre São Simão
e Ipaúna. Em 1971, a SPM foi uma das cinco empresas fundidas para
formar a Fepasa. Trens de passageiros correram até 1976. Atualmente
a linha, de Ribeirão Preto até São Sebastião do Paraízo, está abandonada
em quase toda a sua extensão. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Mato Grosso de Batatais foi inaugurada em 1909, para atender
o então distrito de Nossa Senhora da Piedade do Mato Grosso,
pertencente ao município de Batatais, e o nome atual, Altinópolis,
foi dado em 1918, em homenagem ao Presidente do Estado na época, Altino
Arantes, quando se instalava o município.
Em 1942, o antigo prédio, que englobava o armazém e
a estação, foi deixado somente como armazém e
a seu lado foi construída a estação atual, em
art-decô, que englobava a estação de passageiros
em si, a sala do telegrafista e da administração.
Em 1986, a estação ainda trocava staff.
A estação de Altinópolis era a estação
no ponto mais alto da São Paulo-Minas. A estação ficava perto do centro
da cidade em 2005 e, na verdade, além dela e dos trilhos, já
era praticamente zona rural.
Em 2006, desativada, mas bem cuidada, era um centro da Terceira Idade.
Os trilhos ainda estavam no pátio e o mato os cobria quase
totalmente. A cerca de 50 metros da estação, uma passagem
de nível ainda mostrava o sinal de perigo, cruzamento. Um absurdo,
pois o trem não passava lá havia pelo menos 10 anos,
se não mais. Pelo menos, ainda estavam lá, e, se não
tiver havido roubo de trilhos, comuns hoje em dia, eles chegavam
sem interrupção a São Sebastião do
Paraízo e depois, pela Mogiana, a Itaú de Minas.
ACIMA: Estação antiga de Altinópolis
com o trem da São Paulo-Minas. Provavelmente anos 1920 (Autor
desconhecido).
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1940
AO LADO: Altinopolis no início de 1940: a estação nova estava em construção ao lado da estação original; a rede rodoviária e o número dos ônibus ("jardineiras") também cresciam rapidamente na região.36 anos mais tarde e os trens de passageiros desapareceriam no ramal e na estação
(O Estado de S. Paulo, 16/2/1940). |
ACIMA: Em 1971, ainda se iam às festas
tradicionais de Altinópolis por trem (O Estado de S. Paulo,
15/6/1971).
ACIMA: Em 2018, as duas estações: a mais antiga está à esquerda na foto (Autor desconhecido. Foto de agosto de 2018).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht,
pesquisa local; Daniel Gentili; Rodrigo Flores; Oldemar Brondi; Dantas
Nunes; O Estado de S. Paulo, 1971; Folha da
Manhã, 22/4/1953; E. F. São Paulo-Minas: relação
oficial de estações, 1938; Guias Levi, 1932-80) |
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A estação em 1965. Acervo Rodrigo Flores |
Estação de Altinópolis, em 29/11/2000.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Estação de Altinópolis, em 29/11/2000.
Está bem conservada, esperando um trem passar já
há mais de cinco anos. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Altinópolis, em 2004. Foto
cedida por Dantas Nunes. |
Fachada da estação de Altinópolis em 229/12/2006.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Plataforma e pátio (com mato) da estação
de Altinópolis em 229/12/2006. Foto Ralph M. Giesbrecht
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A estação antiga de Altinópolis, ao lado
da nova (à direita, na foto). Foto Ralph M. Giesbrecht,
em 29/12/2006 |
Estação "nova" em 2/2016. Foto Rodrigo
Flores |
Estação "velha" em 2/2016. Foto Rodrigo
Flores |
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Atualização:
26.08.2018
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