A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Washington Luiz
Ana Costa
Bernardino de Campos
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2016
...
 
VLT de Santos (2017-)
ANA COSTA (VLT)
Município de Santos, SP
Mairinque-Santos - km -   SP-4720
Altitude: 1 m   Inauguração: 31.01.2017
Uso atual: Estação do Sistema de VLT - Santos-São Vicente   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 2017
 
 
HISTORICO DA LINHA: Entre as estações Porto e Barreiros, cujo início de operações ocorreu em 2017, a linha do VLT segue o mesmo trajeto que foi utilizado pela linha do antigo ramal de Juquiá, este aberto em 1915 (parte havia sido entregue em 1913). O VLT percorria em abril de 2017 11,5 quilômetros do antigo ramal. A nova linha é eletrificada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ana Costa (do VLT) foi inaugurada em 2017. Esta estação está localizada a poucos metros da estação original de Ana Costa, utilizada pela Sorocabana e pela FEPASA durante 87 anos.

O jornal A Tribuna, de Santos, relatava, em 31/1/2017: "O governador Geraldo Alckmin entregou, na manhã desta terça-feira (31), as últimas estações do Veículo Leve Sobre Trilhos para a conclusão de toda a primeira etapa do transporte metropolitano: Ana Costa, Washington Luís, Conselheiro Nébias e Porto, do lado de Santos, e Barreiros, do lado de São Vicente. As inaugurações integram os trechos já abertos e ligam Barreiros, em São Vicente, a Santos. Com isso, os usuários poderão percorrer, já a partir desta quarta-feira (1º), os 11,5 quilômetros entre as duas cidades.

''Hoje, estão sendo entregues mais oito carros do VLT, totalizando 15 veículos em operação com ar-condicionado. O Estado investiu em sistema, ferrovia, trens, estação, obras viárias entre São Vicente e Santos, um total R$ 1,4 bilhão para um transporte para 400 passageiros por trem, que substitui 7 ônibus. É elétrico e não poluente'', afirmou Alckmin, durante solenidade na Avenida Francisco Glicério.

A inauguração contou com a presença do vice-governador, Márcio França, e dos prefeitos de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, e de São Vicente, Pedro Gouvêa.

Durante a solenidade, Alckmin afirmou que o horário de funcionamento do VLT será estendido. Atualmente, ele circula das 7h às 19 horas, e, a partir de abril, será das 5h30 às 23h30.

Em seguida, o governador fez uma viagem de VLT entre as estações Ana Costa e Washington Luís, marcando a entrega das 15 estações entre Barreiros, em São Vicente, e Porto, em Santos.

Já estavam em operação as estações Mascarenhas de Moraes, São Vicente, Emmerich, Nossa Senhora das Graças, José Monteiro, Itararé e João Ribeiro, em São Vicente, Nossa Senhora de Lourdes, Pinheiro Machado, Bernardino de Campos e Porto, em Santos. Todas as 15 estações têm ciclovia, paraciclos e um bicicletário, este instalado na Estação Barreiros.

A partir desta quarta-feira (1º), a população poderá fazer o embarque e desembarque nas 14 das 15 estações. Isso porque, na Estação Conselheiro, está sendo finalizada a implantação de sistema de segurança, que entrará em operação em fevereiro
".

Veja também: Ana Costa-ramal de Juquiá).

ACIMA: O VLT deixando a estação de Ana Costa (atrás dele, na foto) e sua distância em relação à estação antiga da Sorocabana, vista à direita na foto (Foto Werter de Jesus, abril de 2017).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Werter de Jesus; A Tribuna, 2017)
     

A estação em abril de 2017. Foto Werter de Jesus

A estação em abril de 2017. Foto Werter de Jesus

   
     
Atualização: 22.04.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.