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VXY Mogiana em MG
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Cuzcuzeiro
Analândia
Oliveiras
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ramal de Analândia-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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Cia. Rio-Clarense (1884-1888)
Rio Claro Railway (1888-1892)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1892-1966)
ANALÂNDIA (antiga ANÁPOLIS)
Município de Analândia, SP
Ramal de Analândia - km 40,613   SP-0919
Altitude: 684,438 m   Inauguração: 15.10.1884
Uso atual: moradia (2016)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O trecho entre Rio Claro e São Carlos que passava pelo Cuzcuzeiro foi aberto pela Cia. Rio-Clarense em 1884, e fazia parte de sua linha principal, de bitola métrica. Comprada pelos ingleses que formaram a Rio Claro Railway em 1888, esta foi vendida para a Cia. Paulista em 1892, que ficou com a linha, que então chegava até Araraquara e foi renomeada como Secção Rio Claro. Em 1916, a Paulista prolongou a linha para a frente de Rio Claro com bitola larga, até São Carlos, mas aproveitando somente o leito a partir de quinhentos metros à frente da estação original de Visconde de Rio Claro. Com isto, o trecho entre a estação de Bifurcação (mais tarde Visconde de Rio Claro-nova) e o início, em Rio Claro, ficou reduzido a uma variante de bitola métrica, chamada a partir de 1922 de ramal de Anápolis, nome que em 1944 veio a se tornar ramal de Analândia. Antes disso, em fins de 1940, o trecho entre Anápolis e Visconde-nova foi suprimido e o ramal passou a parar em Anápolis. Em 01/09/1966, o tráfego no ramal foi extinto e os trilhos, logo a seguir, retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi inaugurada pela Cia. Rio-Clarense em 1884, num ponto isolado, com o nome de Cuzcuzeiro (Estradas de Ferro do Brasil, Cyro Pessoa Jr., 1886), logo tomando o nome da cidade, Annapolis. Rapidamente a cidade cresceu e, em 1897, tornou-se município, separando-se de Rio Claro.

Estação da "Secção Rio Claro" da Paulista em 1892, em 1916 passou a fazer parte do trecho preterido da linha que viria a se tornar o ramal de Anápolis em 1922.

A partir de 1941, tornou-se ponta de linha do ramal, com a supressão do trecho entre essa
estação e a de Visconde do Rio Claro, no tronco.

Em 1944, o nome foi alterado para Analândia, por determinação do CNG.

Depois da desativação em 01/09/1966, o prédio da estação foi vendido para uma
família que decidiu conservá-lo, mesmo usando-o como moradia (segundo o Edital da FEPASA de 21/9/1978, a estação e seu pátio foram postos à venda em três lotes nessa data).

A estação sempre esteve a cerca de um quilômetro dos limites da zona urbana, e, para ser alcançada, toma-se uma estrada de terra aberta sobre o leito da antiga
ferrovia. Ao lado da ex-estação, hoje residência particular, ainda existem as casas da antiga vila ferroviária. Em 2016, no jardim, ainda estava a antiga casa do chefe da estação, e a seu lado, trilhos com um vagão que foi utilizado no ramal. A estação ainda mostrava o dístico "Annapolis".

ACIMA: Composição da Paulista com a locomotiva a vapor 611 na estação de Analândia, em 9/1/1965. A linha foi erradicada menos de dois anos depois. Essa loco passou por quase todas as linhas da CP. Trabalhou no ramal de Agua Vermelha, de Analândia, passou por Oswaldo Cruz na época do tronco oeste em linha métrica e foi se aposentar em Bebedouro (Autor desconhecido). ABAIXO: Anuncio da supressão do ramal de Analandia para o dia 1/9/1966 (Folha de S. Paulo, 12/8/1966).




















ACIMA: Em 1953, o ramal já não funcionava conforme se esperava. Era o princípio do fim (Folha da Manhã, 10/3/1953). À ESQUERDA: Diante da ameaça de fechar o ramal em fevereiro de 1962, a população se revolta. O ramal acabou fechado no final de 1966 (O Estado de S. Paulo, 15/2/1962).




À ESQUERDA:
Em 1962, diante da revolta da população em fevereiro, o ramal seguiu aberto, mas a ameaça ainda pairaria até o fechamento em 1966 (Folha da Manhã, 8/4/1962).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Adriano Martins; Rodrigo Cabredo; Wilson de Santis Jr.; Filemon Peres; Nei Galvão da Silva; Folha da Manhã, 1953; Folha de São Paulo, 1962; O Estado de S. Paulo, 1962 e 1978; Cyro Pessoa Jr.: Estudos descritivos das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Cia. Paulista: relatórios oficiais, 1892-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Em 1918, a estação de Annapolis, ativa ainda no tronco métrico da ex-Rioclarense, já Paulista. Foto Filemon Peres

A locomotiva na estação, sem data. Foto cedida por Wilson de Santis Jr.

Em 17/01/1998, a estação já como moradia. Foto Ralph M. Giesbrecht

Em 17/01/1998, a estação e o carro de passageiros parado à frente, como nos velhos tempos. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação de Analândia em 03/2001. Foto Wilson de Santis Jr.

Estação de Analândia em 03/2001. Foto Wilson de Santis Jr.

A estação em 27/12/2009. Foto Adriano Martins

A estação em 27/12/2009. Foto Adriano Martins
 
     
Atualização: 11.12.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.