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VXY Mogiana em MG
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Avaí
Araribá
Mirante
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Tronco NOB - 1935

IBGE-1973
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Noroeste do Brasil (1921-1975)
RFFSA (1975-1996)
ARARIBÁ
Município de Avaí, SP
Linha-tronco - km 48,954 (1949)   SP-0966
    Inauguração: 15.11.1921
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller, em 1908 Aracátuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá, na divisa com o Paraguai, anos depois. O trecho entre Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da Refesa. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte foi suprimido. Em 1996, a Refesa deu a concessão da linha para a Novoeste, que transporta cargas até hoje.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi inaugurada em 1921, para atender ao horto florestal da Noroeste em Araribá. Hoje (2005) ainda conserva

ACIMA: Funcionários na estação de Araribá, ainda em plena atividade, posando na plataforma em 1975 (O Avaiense, edição de junho de 2008). ABAIXO: A vila ferroviária e entrada do horto, nos anos 1940 (Museu Municipal de Avaí, SP).
seus desvios, mas a estação depois de abandonadíssima por muito tempo, foi demolida. Segundo se conta, a demolição de tudo veio com a compra pela Votorantim das terras, inclusive da vila ferroviária, para a plantação de eucaliptos. O horto da Noroeste já havia sido desativado havia anos.
(Fontes: José H. Bellorio; André Ramos; Daniel Gentili; Museu Municipal de Avaí, SP; O Avaiense, 2008; IBGE, 1973; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, ativa, em 10/1979. Foto José H. Bellorio

A estação, ativa, em 10/1979. Foto José H. Bellorio

A duplex de U20C passa pela estação de Araribá, em 07/1986. Foto José H. Bellorio

Placa da plataforma da estação, em 02/2001. Foto José H. Bellorio

A estação totalmente abandonada, em 02/2001. Foto José H. Bellorio

Em 12/2005, a estação demolida. A flecha mostra os restos da plataforma. Foto André Ramos
     
Atualização: 12.10.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.