A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Nogueira
Avaí
Araribá
...

Tronco NOB - 1935

IBGE-1973
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Noroeste do Brasil (1906-1975)
RFFSA (1975-1996)
AVAÍ (antiga JACUTINGA)
Município de Avaí, SP
Linha-tronco - km 41,872 (1960)   SP-0950
Altitude: 465 m   Inauguração: 27.09.1906
Uso atual: abandonada (2014)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1942
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller, em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois. O trecho entre Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da Refesa. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte foi suprimido. Em 1996, a Refesa deu a concessão da linha para a Novoeste, que transporta cargas até hoje.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi aberta com o nome de Jacutinga no distrito de Paz do mesmo nome em 1906. "(...) no km 43 o rio Batalha, no 48 a estação de Jacutinga e respectiva vila, adiante passam mais duas chaves que servem serrarias e a fazenda de café do Sr. R. Swenger" (Breve Histórico sobre a E. F. Noroeste do Brasil, Sylvio Saint Martin, junho de 1913). O núcleo do atual município de Avaí nasceu antes da da estação, em 1905, em terras

ACIMA: Funcionários na estação de Avaí, ainda em plena atividade, posando na plataforma em 1975 (O Avaiense, edição de junho de 2008). ABAIXO: 34 anos depois, um triste cenário de abandono da estação em 14/4/2009 (Foto Daniel Gentili).

doadas pelo Major Gasparino de Quadros. recebeu o nome atual mais tarde. Em 1942 foi construída a estação atual; antes, era outra, talvez ainda a original. Em 2006 estava abandonada e seus desvios já haviam sido retirados.





AO LADO: Notícia de 1949 mostra modificações na estação de Avaí (Folha da Manhã, 19/6/1949).

ACIMA: As manobras no pátio de Avaí atrapalhavam a cidade nos anos 1930 (O Avaiense, abril de 2008).
(Fontes: José H. Bellorio; Daniel Gentili; Ricardo Frontera; Folha da Manhã, 1949; Sylvio Saint Martin: Breve histórico sobre a E. F. Noroeste do Brasil, junho de 1913; E. F. Noroeste do Brasil: relatórios anuais, 1930-54; O Avaiense, 2008; IBGE, 1973; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Avaí, ainda ativa, em 1979. Foto José H. Bellorio

Estação de Avaí em 02/2001. Foto José H. Bellorio

Estação de Avaí em 02/2001. Foto José H. Bellorio

Fachada da estação, em setembro de 2001. Foto Ricardo Frontera

A estação em 14/4/2009. Foto Daniel Gentili

A estação em 13/6/2013. Foto Daniel Gentili
     
Atualização: 21.06.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.