|
|
...
Quilômetro 41
Avaí
Araribá
...
Tronco NOB - 1935
IBGE-1973
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Noroeste do
Brasil (1906-1975)
RFFSA (1975-1996) |
AVAÍ
(antiga JACUTINGA)
Município de Avaí, SP |
Linha-tronco - km 41,872 (1960) |
|
SP-0950 |
Altitude: 460,000 m |
|
Inauguração: 27.09.1906 |
Uso atual: abandonada (2018) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1942 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a
partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná,
em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar
a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois. O trecho entre
Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada
de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou
a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava
o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da
RFFSA. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte
foi suprimido. Em 1996, a RFFSA deu a concessão da linha para a Novoeste,
que transporta cargas até hoje. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta com o nome de Jacutinga no distrito de Paz do mesmo
nome em 1906.
"(...) no km 43 o rio Batalha, no 48 a estação
de Jacutinga e respectiva vila, adiante passam mais duas chaves que
servem serrarias e a fazenda de café do Sr. R. Swenger"
(Breve Histórico sobre a E. F. Noroeste do Brasil, Sylvio
Saint Martin, junho de
1913).
O núcleo do atual município de Avaí nasceu antes da
abertura da estação, em 1905, em terras doadas pelo Major
Gasparino de Quadros e receberia o nome atual mais tarde.
Em 1942 foi construída a estação atual; antes,
era outra, talvez ainda a original.
Em 2006 já estava abandonada e seus desvios já haviam sido retirados.
A situação era pior 12 anos depois, em 2018.
ACIMA: As manobras no pátio de Avaí atrapalhavam
a cidade nos anos 1930 (O Avaiense, abril de 2008).
|
1949
AO LADO: Notícia mostra modificações
na estação de Avaí (Folha da Manhã,
19/6/1949).
|
ACIMA: Funcionários na estação
de Avaí, ainda em plena atividade, posando na plataforma em
1975 (O Avaiense, edição de junho de 2008).
ACIMA: 34 anos depois, um triste cenário de abandono da estação
em 14/4/2009 (Foto Daniel Gentili).
(Fontes: José H. Bellorio; Daniel Gentili;
Ricardo Frontera; Folha da Manhã, 1949; Sylvio Saint Martin:
Breve histórico sobre a E. F. Noroeste do Brasil, junho de
1913; E. F. Noroeste do Brasil: relatórios anuais, 1930-54;
O Avaiense, 2008; IBGE, 1973; Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Avaí, ainda ativa, em 1979.
Foto José H. Bellorio |
Estação de Avaí em 02/2001. Foto José
H. Bellorio |
Estação de Avaí em 02/2001. Foto José
H. Bellorio |
Fachada da estação, em setembro de 2001. Foto
Ricardo Frontera |
A estação em 14/4/2009. Foto Daniel Gentili |
A estação em 13/6/2013. Foto Daniel Gentili |
A estação em foto publicada pelo O Estado de S. Paulo em 25/8/2018 |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
13.07.2023
|
|