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Campo Alegre
Aterrado
Brotas
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Tronco oeste CP-1970
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1929-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ATERRADO
Município de Brotas, SP |
Ramal de Jaú - km 23,690
Linha-tronco oeste - km 198,060 |
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SP-0956 |
Altitude: 705,780 m |
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Inauguração: 1929 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1929 (já demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: O
chamado tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina
até o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação
das linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente
construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade
da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e
de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã,
foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná,
onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também
foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que
alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976,
já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e
Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado,
suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação
até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998
operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente
até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
atual de Aterrado foi construída em 1929 para substituir a
antiga, aberta em 1901, e agora fora do leito depois da retificação
da linha. Ficava a uns dois quilômetros ao norte da SP-225, no km
119, seguindo por uma estrada de terra, que passa dentro de um laranjal.
Em 1999 ela estava atrás desse laranjal e completamente isolada, em
completo abandono.
O telhado havia caído e somente as paredes estavam de pé, isto
em 2001. Na verdade, o abandono já vinha dos anos 1980: em
1988, as fotos no pé da página e as abaixo mostram isso.
Em 2009, a cabina de controle ainda estava de pé, mas a estação
já fora demolida, ou caiu... o fato é que não
existia mais.
(Veja também ATERRADO-VELHA)
ACIMA: (esquerda) O abandono da estação
de Aterrado já vem de 1988, quando as fotos do seu interior
foi tomada. (direita) No mesmo dia de 1988, a cobertura da
plataforma ainda existia (Fotos Nilton J. Gallo, 1988).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Ricardo Koracsony; Nilton J. Gallo; Edson Castro;
Relatório de Instalações Fixas, 1982; Cia. Paulista:
Relatórios anuais, 1892-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação do Aterrado em 1982. Foto FEPASA |
A estação em 1896. Foto Carlos Camanhã |
Estação do Aterrado, em 1988. Foto Nilton J. Gallo |
Estação do Aterrado, em 1988. Foto Nilton J. Gallo |
Em 15/04/1998, as ruínas da estação. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
Em 15/04/1998, as ruínas da estação. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A cabine de controle, em 15/04/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Em 18/01/2001, a estação ainda agüentava a
ação do tempo. Foto Edson Castro |
Em abril de 2009, só sobrava mesmo a depredada cabine de
controle. A estação não mais existia. Foto
Ricardo Koracsony |
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Atualização:
31.03.2021
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