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E. F. Sul de Pernambuco
(1894-1901)
Great Western of Brazil Ry. Co. (1901-1951)
Rede Ferroviária do Nordeste (1951-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SÃO
JOSÉ DA LAJE
Município de São José
da Laje, AL |
Linha Sul - km 237 (1960) |
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AL-3078 |
Altitude: 130 m |
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Inauguração: 13.05.1894 |
Uso atual: biblioteca pública (2022)
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção
de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta
entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil),
a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de
Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à
The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares),
a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira,
Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway
Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras
e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola
da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo
da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede
Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias
da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências
regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão
para a CFN - Cia. Fer roviária do Nordeste. Os trens de passageiros
seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de
subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas
pontas da linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de São José da Lage foi inaugurada em 1894 pela
E. F. Sul de Pernambuco. Também era chamada de Lage do Canhoto, ou mesmo somente de Lage.
Nesse mesmo ano, a E. F. Central de Alagoas chegou com seus trilhos
a essa estação, unindo as duas malhas, que, nove anos
depois, já estavam encampadas pela rede da Great Western.
Em 1925 (ver caixa abaixo), os trens voltaram a circular de Lage para Maceió e aparentemente ficaram parados por um bom tempo.
"Esta estação fica na Zona da Mata de Alagoas.
Área de produção açucareira muito forte
onde até os acostamentos das estradas são invadidos
pela cana. É um rolo compressor onde o pequeno proprietário
só tem duas opções: arrendar a terra para o grande
ou jogar a toalha. Os serviços eram conjugados no mesmo prédio.
Foi a primeira vez que vi uma estação assim com agência,
sala de espera, armazém e uma outra porta sem identificação.
Não há qualquer isolamento da ferrovia com as outras
áreas. Até em Maceió o trem divide espaço
com os carros, o que muita gente estranha" (Elias Vieira,
05/2005).
"Em São José da Lage, a única atividade
é uma "patrulha" de auto-de-linha da CFN"
(Nicholas Burmann, 2003).
O prédio estava servindo como biblioteca pública em
2016.
"Estive na Usina Serra Grande em 2019, em São José da Laje.
A estrada de ferro tinha um comprimento aproximado de 30 km e foi aberta no final dos anos 1920 (segundo pessoas da localidade).
Possuía 3 locomotivas a vapor de grande porte, 4 vaporosas manobreiras e duas máquinas a diesel.
A locomotiva nº4 rodava em um pequeno trecho turístico preservado pela usina com 6 galeras (vagões de transporte de cana) nas primeiras sextas- feiras do mês, e a locomotiva nº2 estava em preservação estática do lado de um museu (João Rodrigues, 2019)".
Em 2022 a biblioteca se mantinha na estação. O leito da via férrea, já sem os trilhos, havia sido transformada em estrada rodoviária.
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1925
AO LADO: O trem volta a circular de Maceió para
Lage (O Estado de S. Paulo, 7/9/1925).
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1927
AO LADO: Seria construido um triângulo de reversão para a estação, aqui chamada de Lage do Canhoto (O Estado de S. Paulo, 14/8/1927). |
1931
AO LADO: Esta era uma estação
com descontos nos preços das passagens. Por qual motivo
isto acontecia? (O Estado de S. Paulo, 4/7/1931)
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ABAIXO: A estação de São
José da Lage ficava na cidade do mesmo nome (IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. n, 1960).
ACIMA: Estação e pátio
de São José da Lage em julho de 2011 (Foto Claudio
Vitoriano).
ACIMA: A estação de São José da Laje. Foto Rodrigo Henrique em 14/02/2022.
(Fontes: Claudio Vitoriano; Elias Vieira; Nicholas Burmann;
Heber Lopes; O Estado de S. Paulo, 1925; Estevão Pinto: História
de uma estrada de ferro do Nordeste, 1949; www.princesadasfronteiras.com.br;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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A estação em dia de festa em 1950. www.princesadasfronteiras
.com.br |
Estação de São José da Laje, ainda
com o dístico da RFFSA e sua superintendência regional.
Foto Elias Vieira, em 05/2005. |
A estação e a tranqüilidade local. Foto Elias
Vieira, em 05/2005. |
À saída da estação, os trilhos entram
pelas ruas da cidade, dividindo espaço com os automóveis.
Foto Elias Vieira, em 05/2005. |
Detalhe da porta da estação. Foto Elias Vieira,
em 05/2005. |
Outra vista da estação. Foto Elias Vieira, em
05/2005. |
A estação de São José da Laje. Foto
Elias Vieira, em 05/2005. |
A estação já ameaçando ruína.
Foto Claudio Vitoriano em 07/2011. |
A estação em 26/12/2019. Foto João Rodrigues Lanza |
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Atualização:
15.02.2023
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