A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Rocha Cavalcanti
União dos Palmares
Branquinha
...

Linha Sul (1940)
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Central de Alagoas (1884-1903)
Great Western (1903-1951)
Rede Ferroviária do Nordeste (1951-1975)
RFFSA (1975-1997)
Cia. Ferroviária do Nordeste (1997-)
UNIÃO DOS PALMARES
(antiga IMPERATRIZ)
Município de União dos Palmares, AL
Linha Sul - km 262 (1960)   AL-3076
Altitude: 99 m   Inauguração: 02.12.1884
Uso atual: Em pé. Uso incerto (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas pontas da linha.
 
A ESTAÇÃO: A estação de União dos Palmares foi inaugurada em 1884 pela E. F. Sul de Pernambuco.

Foi ali que, em 1894, dez anos depois da chegada da linha alagoana, ocorreu a junção das linhas da E. F. Sul de Pernambuco (arrendada à Great Western em 1901) e da E. F. Central de Alagoas, também incorporada pela GWB dois anos depois, em 1903.

"As construções ferroviarias no interior do NE são muito parecidas em termos de simplicidade e bastante rústicas, porém muito sólidas. Os telhados do nordeste, apesar da aparente desordem na arrumação das telhas, não têm goteiras, considerando que aqui ainda é zona da mata, dos grandes canaviais" (Elias Vieira, 05/2005).

A cidade foi parcialmente destruída pelas chuvas de junho de 2010 e parte da linha arrancada pela força das águas. O prédio da estação sobreviveria. Em 2022, estava até que
bem preservada, embora a pintura já estivesse apresentando sinais de desgaste e aparentemente funcionando como mercado de artesanato; porém, no dia da visita estava fechada e com o pátio ocupado por um circo itinerante.

A cidade de União dos Palmares cresceu muito e possui um centro comercial fervilhante, é sem dúvidas a cidade mais importante dessa região. Da ferrovia, sobraram apenas poucas lembramças.


ACIMA: Estação de União dos Palmares, talvez anos 1950 (Autor desconhecido).

ACIMA: A
estação de União dos Palmares ficava na cidade do mesmo nome (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. n, 1960).

ACIMA e ABAIXO: Pátio da estação de União dos Palmares em 2010. Ao fundo, o prédio em primeiro plano é do armazém (Foto Karllus Pettegh).
ACIMA: Pátio da estação de União dos Palmares em 2010 (Foto Karllus Pettegh).

ACIMA: Trecho da antiga linha ainda com trilhos e um viaduto em 2022. Do lado direito, o pátio com um circo (Rodrigo Henrique, 14/02/2022)
.

(Fontes: Antonio Carlos Amâncio; Karllus Pettegh; Coaraci Camargo; Elias Vieira; Estevão Pinto: História de uma estrada de ferro do Nordeste, 1949; Guia Geral das Ferrovias do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

     

A estação, talvez anos 1950. Autor desconhecido

A estação em 1995. Foto Antonio Carlos Amâncio

A estação de União dos Palmares mudou de cor e em 2005...

...estava conservada e sendo usada pela CFN...

...a então concessionária...

...onde o armazem havia virado centro cultural. Fotos Elias Vieira, em 05/2005

A estação com o logotipo da Transnordestina, ex-CFN, em 2010. Foto Karllus Pettegh

A estação em precárias condições em 2018. Autor desconhecido

A estação em 14/02/2022. Foto Rodrigo Henrique
     
Atualização: 12.05.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.