A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Estribo km 173
Pedra Branca
Estribo km 190
...

O Estado de S. Paulo, 1961

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. do Amapá (1957-2015)
PEDRA BRANCA
Município de Pedra Branca do Amapari, AP
Linha-tronco - km 178 (2015)   AP-4549
Altitude: 74,974 m   Inauguração: 1957
Uso atual: fechada (2015)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. do Amapá foi aberta em 1957 ligando a capital do então Território Federal do Amapá a Serra do Navio. É desde então uma ferrovia isolada, que não tem qualquer entroncamento com outras ferrovias brasileiras. Além disso, é uma das raríssimas ferrovias em solo brasileiro com bitola standard (1,44 m). Fechou para trens de passageiros e cargueiros em março de 2015 e desde então está abandonada.
 
A ESTAÇÃO: O estribo Pedra Branca foi inaugurado após a abertura da linha em 1957. Em 1963, ela já constava no Guia Levi ainda como um estribo. "Chegamos a Pedra Branca, no município de Pedra Branca do Amapari, situado às margens do respectivo rio. Há uma ponte logo após esta estação. Ela é a maior das cinco pontes da ferrovia, com cerca de 219 metros de extensão. Já a estação é bem cuidada e simples. Suas plataformas, como a maioria das existentes na ferrovia, são baixas como as da era do usado na era do vapor. É mais um piso sob o telhado do que uma plataforma propriamente dita. Esta estação é a única que ampliou tal piso cerca de 50 metros para cada lado do telheiro ao longo da linha. O terreno ali parece ser transformar em lama facilmente na época das chuvas, talvez aí a razão da obra. Mas, o fato é que Pedra Branca apresenta o melhor aspecto entre as paradas e estações da ferrovia. Uma grande placa informa que a prefeitura local está fazendo obras na região. Ali há um desvio sem saída à esquerda, onde uma rampa no final do mesmo indica ser local de carregamento feito à partir de caminhões" (Pedro Paulo Rezende, 1/1999).

Em março de 2015, a ferrovia parou de funcionar. Depois disso, ainda não houve nenhum sinal de reativação.



ACIMA: A ponte sobre o rio Amapari fica próxima a estação. Ela também é utilizada para travessia de veículos, inclusive caminhões de uma mineradora e por isto é forrada de madeira entre os trilhos (Foto Eduardo Margarit em outubro de 2018).
ACIMA: Leito da E. F. Amapá em Pedra Branca (Foto Eduardo Margarit em outubro de 2018).

(Fontes: Eduardo Margarit; Pedro Paulo Rezende; Portal G1; Guias Levi, 1955-80)
     

A plataforma da estação em 2008. Autor desconhecido

A estação de Pedra Branca em abtil de 2015. Foto Portal G1

Foto Eduardo Margarit em outubro de 2018

A estação abandonada. Foto Eduardo Margarit em outubro de 2018
   
     
Atualização: 01.11.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.