Estado de Minas Gerais

EFVM - Estrada de Ferro Vitória a Minas

As estações listadas abaixo o são em três épocas diferentes, por causa das inúmeras modificações pelas quais passou a linha da Estrada de Ferro Vitória a Minas desde que foi aberta, em 1904. A maior delas foi durante os anos 1940 quando a Cia. Vale do Rio Doce a adquiriu e retificou vários trechos, especialmente o inicial na região de Vitória. A linha terminava em Desembargador Drummond, a partir de 1937, quando se encontrava com o ramal de Nova Era, da Central; porém, no final do século 20, o ramal de Nova Era foi totalmente modificado e passou à administração da EFVM, que hoje chega à região de Belo Horizonte. O índice de estações abaixo não incorpora o trecho Des. Drummond-Belo Horizonte, por enquanto.

HISTÓRICO DA LINHA:
A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresários ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.

As estações na listagem abaixo obedecem à ordem das estações nos Guias Levi, antigo guia de horários de trens brasileiros (1898-1984). Muitas delas foram abrindo e fechando durante os quase cem anos, o que significa que apenas algumas delas duraram por todo este período.

CLIQUE AQUI PARA VER A TABELA DE DATAS PARA VER QUANTAS VEZES AS ESTAÇÕES DA EFVM ESTIVERAM EM FUNCIONAMENTO DURANTE OS QUASE CEM ANOS DE EXISTÊNCIA DA FERROVIA.

Estações históricas do trem da EFVM - tronco Inauguração Trajeto original entre São Carlos e Capitania (1904-c.1940) Nomes antigos Estações do trem atual em 2022
Pedro Nolasco (ex-São Carlos) 1904 Pedro Nolasco (ex-São Carlos)   Pedro Nolasco
Porto Velho 1904      
1943 Itacibá    
1910 (f. 1917) Fazenda Modelo    
    Santana    
    Fazenda Modelo    
    Bubu    
    Rocas Velhas    
Cariacica 1904
(f. c.1948)
<<    
    Aparecida    
Flechal 1945 <<    
Vasco Coutinho (ex-Engenho) 1945 <<    
Capitania
(ex-Alfredo Maia)
1906 <<    
Relogio 1946    
Caloji
(ex- Itapocu)
1907    
Timbuí 1946    
Fundão 1905    
Pedro Palacios 1945    
Aricanga 1947    
Caboclo Bernardo 1947    
Piraquê-Açu
(ex- Pendanga)
1947      
Ibiraçu
(ex-Lauro Muller)
1905
João Neiva 1905    
Cavalinho 1921    
Treviso 1948    
Tabual 1947    
Maria Ortiz 1947    
Acioli 1906    
Baunilha 1906    
Barbados 1932    
Colatina 1906
Colatina - 2ª estação 1949    
Colatina - 3ª estação 1971   Colatina - 3ª estação
Santa Joana 1922  
Porto Belo 1922    
Itapina
(ex-Itá; ex-Laje)
1919      
Mascarenhas
(ex-Mailasky)
1907      
Baixo Guandu
(ex-Guandu)
1910     Baixo Guandu
Aimorés
(ex-Natividade do Manhuaçu)
1907     Aimorés
Otacilio de Almeida 1949    
Itueta 1927    
Antonio Santos c. 1960    
Resplendor 1908   Resplendor
Cristovão Ximenes 1949    
Crenaque 1926   Crenaque
Antonio Vitorino 1949    
Conselheiro Pena (ex-Lajão) 1908     Conselheiro Pena
Adelicio Nascimento 1950    
Barra do Cuietê (ex-Cuietê) 1926      
São Tomé do Rio Doce 1939 São Tomé do Rio Doce
Severino Oliveira 1951    
Tumiritinga
(ex-Cachoeirinha)
1909     Tumiritinga
Pirapama
(ex-Traíras)
1927    
Geraldo Patrocinio 1953    
Derribadinha 1909    
Engenheiro Louis Ensch (ex-Capim) 1942      
Governador Valadares (ex-Figueira) 1910     Governador Valadares
Paulo Zeni 1952    
Engenheiro Keroubino
(ex-Ilha Brava)
1946      
Baguari 1910    
Ribeirão Corrente (ex-Rio Corrente) 1945      
Pedra Corrida 1911   Pedra Corrida
Manuel Pereira 1950    
Periquito 1941    
Rimes 1942    
Naque 1917?    
Tamanduá 1942    
Frederico Sellow (ex-Cachoeira Escura) 1912     Frederico Sellow
Boachat 1942    
Ipaba
(ex-Inhapim)
1922      
João Correia 1950    
Intendente Câmara (ex-Ipatinga) 1922     Intendente Camara
Nossa Senhora 1945  
Coronel Fabriciano (ex-Calado) 1924     Mario Carvalho
Acesita 1947    
Baratinha 1924    
Ana Matos 1925    
Sá Carvalho 1925    
Antonio Dias c. 1927    
João Batista 1924    
Engenheiro Gillman 1930    
Antonio Delfino 1949    
Desembargador Drummond V > 1932 Desembargador Drummond
Ramal de Nova Era (EFCB) V   Barão de Cocais (estação da antiga EFCB que hoje atende aos trens da EFVM)
Ramal de Itabira V   Nova Era   Belo Horizonte (estação da antiga EFCB que hoje atende aos trens da EFVM)
Oliveira Castro      
Laboriau      
Itabira (fim do ramal)       Itabira (fim do ramal)
João Paulo        
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