As estações
listadas abaixo o são em três épocas diferentes,
por causa das inúmeras modificações pelas quais
passou a linha da Estrada de Ferro Vitória a Minas desde que
foi aberta, em 1904. A maior delas foi durante os anos 1940 quando
a Cia. Vale do Rio Doce a adquiriu e retificou vários trechos,
especialmente o inicial na região de Vitória. A linha
terminava em Desembargador Drummond, a partir de 1937, quando se encontrava
com o ramal de Nova Era, da Central; porém, no final do século
20, o ramal de Nova Era foi totalmente modificado e passou à
administração da EFVM, que hoje chega à região
de Belo Horizonte. O índice de estações abaixo
não incorpora o trecho Des. Drummond-Belo Horizonte, por enquanto.
HISTÓRICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904
num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como
objetivo principal transportar as culturas da região ao longo
do Rio Doce, especialmente a produção de café.
Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade
mineira de Diamantina; em 1910, empresários ingleses a compraram
para eletrificá-la e transportar minério da região
de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se
encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará
atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário
americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras
reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada,
foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD)
em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos
anos 1940, alterando o traçado acidentado na região
de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado
à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova
Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde
Vitória até a região de Belo Horizonte, depois
de passar por Itabira, região do minério de ferro. É
a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
As estações na listagem abaixo obedecem à ordem das estações nos Guias Levi, antigo guia de horários de trens brasileiros (1898-1984). Muitas delas foram abrindo e fechando durante os quase cem anos, o que significa que apenas algumas delas duraram por todo este período.
CLIQUE AQUI PARA VER A TABELA DE DATAS PARA VER QUANTAS VEZES AS ESTAÇÕES DA EFVM ESTIVERAM EM FUNCIONAMENTO DURANTE OS QUASE CEM ANOS DE EXISTÊNCIA DA FERROVIA.
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