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Barra Bonita
Barreirinho
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ramal de B. Bonita-1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Barra Bonita
(1929-1951)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1951-1957) |
BARREIRINHO
Município de Barra Bonita, SP |
E. F. Barra Bonita - km 18,100
Ramal de Barra Bonita - km 18,100 |
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SP-0996 |
Altitude: - |
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Inauguração: 15.08.1929 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1929 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Barra Bonita foi inaugurada em 1929, com duas estações apenas
e saindo da estação de Campos Salles, nessa época no ramal de Agudos
da Cia. Paulista. Em 1951, a Paulista adquiriu a EFBB e a transformou
no ramal de Barra Bonita. Em 1957, o ramal foi encurtado, com a desativação
do trecho final até Barreirinho, que seria inundado com a construção
da represa de Barra Bonita. Finalmente, em 1966, o ramal foi suprimido
definitivamente. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Barreirinho foi aberta em 1929 pela E. F. Barra Bonita,
que foi comprada pela Paulista em 1951. Foi desativada em 1957, juntamente
com o trecho desde a estação de Barra Bonita, para a construção
da represa da Usina Hidrelétrica de Barra Bonita. A estação
já foi demolida. "Na época em que
ACIMA: Mapa da linha do ramal de Barra Bonita ainda
com o trecho até Barreirinho (Autor e cessão desconhecidos).
começou a construção da usina, não sabem dizer as razões, foi
resolvido que a estação do Barreirinho seria desativada. Então,
um certo Doutor Cristian, dono da Usina Barreirinho, ficou com a posse
do prédio da antiga estação. Porém, os trilhos continuaram, e foram
até estendidos próximos ou bem próximos da estrutura de concreto da
barragem, porque as 4 turbinas (instaladas entre 1962-63), iriam (e
foram) ser levadas até lá pela linha. Teria havido 4 viagens de 'operação
especial', a baixa velocidade, e com muito cuidado. O trem saía cedo
de Dois Córregos e só chegava à barragem da hidroelétrica por
volta de 17-18 horas" (Edson Castro, 01/2006). "Pode-se
notar na foto abaixo, ao fundo, as
ACIMA: Anúncio oficial da Cia. Paulista publicado
no mesmo dia da desativação, embora o decreto tivesse
sido anunciado um mês antes, em 15 de abril de 1957. O anúncio
não explica as razões do fechamento (Folha da Manhã,
15/4/1957). ABAIXO: Mapa publicado na imprensa no dia da inauguração
da ferrovia (O Estado de S. Paulo, 15/8/1929).
chaminés
de uma olaria, hoje desativada, cujos restos ainda podem ser vistos
no local. Posso concluir que, sendo o ponto da foto não muito distante
do prédio da estação, o prédio não ficou submerso conforme relatado
no seu site, mas foi apenas demolido. Um grande trecho da linha, sim,
ficou sob as águas do Tietê, mas muitos pontos podem ainda ser vistos
acima e abaixo da barragem" (Nilton Gallo, 01/2006).
As dúvidas sobre a
ACIMA: Usina de Barreirinhos, sem data. Talvez anos
1950. A estação estaria aí no meio? CLIQUE SOBRE
A FOTO (Autor desconhecido). ABAIXO: Ponte sobre um córrego
que deságua no Tietê, no trecho ferroviário extinto
em 1957 entre as estações de Barra Bonita e de Barreirinho
(Autor desconhecido).
localização
e o fechamento da estação são notórias:
Pedro e outros antigos moradores da região afirmam que
a estação teria sido fechada em 1957 por falta de movimento
de produtos e passageiros, mesmo, pois o povo estava se mudando para
Barra Bonita, e a Usina da Barra já tinha plantado cana por
todo lado. A estação teria tido um girador, pois o ponto final da
linha, e ficava cerca de 200 metros do final do asfalto da estrada
vicinal que chega até o lugarejo. Portanto, a estação ficava mesmo
a jusante e suas áreas adjacentes nunca teriam sido ameaçadas ou cobertas
pelas águas.
(Fontes: Nilton Gallo; Edson Castro; O Estado de S.
Paulo, 1929; Folha da Manhã, 1957; CP: Relatório anuais,
1950-8; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Pátio da estação do Barreirinho (não
se vê a estação), em foto sem data. Autor
desconhecido |
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Atualização:
26.03.2015
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