A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Barra Bonita
Barreirinho
...

ramal de B. Bonita-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Barra Bonita (1929-1951)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1951-1957)
BARREIRINHO
Município de Barra Bonita, SP
E. F. Barra Bonita - km 18,100
Ramal de Barra Bonita - km 18,100
  SP-0996
Altitude: -   Inauguração: 15.08.1929
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1929 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Barra Bonita foi inaugurada em 1929, com duas estações apenas e saindo da estação de Campos Salles, nessa época no ramal de Agudos da Cia. Paulista. Em 1951, a Paulista adquiriu a EFBB e a transformou no ramal de Barra Bonita. Em 1957, o ramal foi encurtado, com a desativação do trecho final até Barreirinho, que seria inundado com a construção da represa de Barra Bonita. Finalmente, em 1966, o ramal foi suprimido definitivamente.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Barreirinho foi aberta em 1929 pela E. F. Barra Bonita, que foi comprada pela Paulista em 1951. Foi desativada em 1957, juntamente com o trecho desde a estação de Barra Bonita, para a construção da represa da Usina Hidrelétrica de Barra Bonita. A estação já foi demolida. "Na época em que

ACIMA: Mapa da linha do ramal de Barra Bonita ainda com o trecho até Barreirinho (Autor e cessão desconhecidos).
começou a construção da usina, não sabem dizer as razões, foi resolvido que a estação do Barreirinho seria desativada. Então, um certo Doutor Cristian, dono da Usina Barreirinho, ficou com a posse do prédio da antiga estação. Porém, os trilhos continuaram, e foram até estendidos próximos ou bem próximos da estrutura de concreto da barragem, porque as 4 turbinas (instaladas entre 1962-63), iriam (e foram) ser levadas até lá pela linha. Teria havido 4 viagens de 'operação especial', a baixa velocidade, e com muito cuidado. O trem saía cedo de Dois Córregos e só chegava à barragem da hidroelétrica por volta de 17-18 horas
" (Edson Castro, 01/2006). "Pode-se notar na foto abaixo, ao fundo, as

ACIMA: Anúncio oficial da Cia. Paulista publicado no mesmo dia da desativação, embora o decreto tivesse sido anunciado um mês antes, em 15 de abril de 1957. O anúncio não explica as razões do fechamento (Folha da Manhã, 15/4/1957). ABAIXO: Mapa publicado na imprensa no dia da inauguração da ferrovia (O Estado de S. Paulo, 15/8/1929).
chaminés de uma olaria, hoje desativada, cujos restos ainda podem ser vistos no local. Posso concluir que, sendo o ponto da foto não muito distante do prédio da estação, o prédio não ficou submerso conforme relatado no seu site, mas foi apenas demolido. Um grande trecho da linha, sim, ficou sob as águas do Tietê, mas muitos pontos podem ainda ser vistos acima e abaixo da barragem
" (Nilton Gallo, 01/2006). As dúvidas sobre a

ACIMA: Usina de Barreirinhos, sem data. Talvez anos 1950. A estação estaria aí no meio? CLIQUE SOBRE A FOTO (Autor desconhecido). ABAIXO: Ponte sobre um córrego que deságua no Tietê, no trecho ferroviário extinto em 1957 entre as estações de Barra Bonita e de Barreirinho (Autor desconhecido).
localização e o fechamento da estação são notórias: Pedro e outros antigos moradores da região afirmam que a estação teria sido fechada em 1957 por falta de movimento de produtos e passageiros, mesmo, pois o povo estava se mudando para Barra Bonita, e a Usina da Barra já tinha plantado cana por todo lado. A estação teria tido um girador, pois o ponto final da linha, e ficava cerca de 200 metros do final do asfalto da estrada vicinal que chega até o lugarejo. Portanto, a estação ficava mesmo a jusante e suas áreas adjacentes nunca teriam sido ameaçadas ou cobertas pelas águas.
(Fontes: Nilton Gallo; Edson Castro; O Estado de S. Paulo, 1929; Folha da Manhã, 1957; CP: Relatório anuais, 1950-8; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Pátio da estação do Barreirinho (não se vê a estação), em foto sem data. Autor desconhecido
   
     
     
Atualização: 26.03.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.