|
|
...
Campos Salles
Barra Bonita
Barreirinho
...
ramal de B. Bonita-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
...
|
|
|
|
|
E. F. Barra Bonita
(1929-1951)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1951-1966) |
BARRA
BONITA
Município de Barra Bonita, SP |
E. F. Barra Bonita - km 12,504 |
|
SP-0975 |
Altitude: 425 m |
|
Inauguração: 15.08.1929 |
Uso atual: museu |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1929 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Barra Bonita foi inaugurada em 1929, com duas estações apenas
e saindo da estação de Campos Salles, nessa época no ramal de Agudos
da Cia. Paulista. Em 1951, a Paulista adquiriu a EFBB e a transformou
no ramal de Barra Bonita. Em 1957, o ramal foi encurtado, com a desativação
do trecho final até Barreirinho, que seria inundado com a construção
da represa de Barra Bonita. Finalmente, em 1966, o ramal foi suprimido
definitivamente. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Barra Bonita foi aberta em 1929 pela E. F. Barra Bonita,
que foi comprada pela Paulista em 1951.
Foi desativada em 1966, quando
já era a ponta de linha do ramal de Barra Bonita, visto que
desde 1957 o trecho entre esta estação e a de Barreirinho havia
sido desativado para a construção da represa.
Próximo à
estação e podendo ser alcançado na época
por uma
rua de terra, ficava o armazém da Sorocabana que fazia os embarques
da linha fluvial Porto Artemis (ponta do ramal de Artemis,
em Piracicaba) a Porto Martins (terminal do ramal de
Porto Martins, em Botucatu), percorrendo os rios Piracicaba e Tietê. Por muitos anos se cultivou a idéia, nunca concretizada,
de se fazer um trem turístico para o local, depois da desativação
do ramal.
Em 1999 o prédio da estação já era um
museu.
Veja também Estação Fluvial de Barra Bonita
1917
AO LADO: Antes da estação ser aberta, o acesso para a estação mais próxima (Taiuva, da Cia. Paulista) e mesmo outras, era caótico
(O Estado de S. Paulo, 1/1/1917). |
|
ACIMA: Mapa publicado na imprensa
no dia da inauguração da ferrovia (O Estado de S. Paulo,
15/8/1929).
ACIMA: Os horários dos trens (eram todos mistos)
da E. F. Barra Bonita foram alterados em 1941, devido à inauguração
das linhas de bitola métrica da Paulista em 15 de novembro
desse ano (Folha da Manhã, 12/11/1941).
ACIMA: A estação à esquerda;
o rio, atrás dela; o armazém, hoje demolido, ao lado
da estação; no canto direito superior, o armazém
da Sorocabana para transporte fluvial. Anos 1950 (Foto enviada por
Edson Castro).
ACIMA: Ramal de Barra Bonita nos anos 1950. O mapa
não mostra o trecho até o Barreirinho. Notar no centro
do mapa, lado esquerdo, um ramal, provavelmente para alguma fazenda
da região, particular ou da própria EFBB.(Instituto
Geográfico e Geológico).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Hermes
Y. Hinuy; Ricardo Bagnato; Edson Castro; Museu Municipal de Barra
Bonita; O Estado de S. Paulo, 1929; Cia. Paulista: relatórios
anuais, 1950-69; Instituto Geográfico e Geológico;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação no dia de sua inauguração
em 1929. Autor desconhecido |
A estação ativa, sem data. Acervo Museu Municipal
|
A estação - sem data. Autor desconhecido |
A estação, ativa, nos anos 1950. Acervo Museu
Municipal |
A antiga estação, em 20/05/1999. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
A estação, em 26/09/2001. Foto Hermes Y. Hinuy |
A estação, em 26/09/2001. Foto Hermes Y. Hinuy |
A estação em março de 2008. Foto Ricardo
Bagnato |
|
|
|
|
|
Atualização:
29.06.2023
|
|