A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Campos Salles
Barra Bonita
Barreirinho
...

ramal de B. Bonita-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
...
 
E. F. Barra Bonita (1929-1951)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1951-1966)
BARRA BONITA
Município de Barra Bonita, SP
E. F. Barra Bonita - km 12,504   SP-0975
Altitude: 425 m   Inauguração: 15.08.1929
Uso atual: museu   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1929
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Barra Bonita foi inaugurada em 1929, com duas estações apenas e saindo da estação de Campos Salles, nessa época no ramal de Agudos da Cia. Paulista. Em 1951, a Paulista adquiriu a EFBB e a transformou no ramal de Barra Bonita. Em 1957, o ramal foi encurtado, com a desativação do trecho final até Barreirinho, que seria inundado com a construção da represa de Barra Bonita. Finalmente, em 1966, o ramal foi suprimido definitivamente.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Barra Bonita foi aberta em 1929 pela E. F. Barra Bonita, que foi comprada pela Paulista em 1951.

Foi desativada em 1966, quando já era a ponta de linha do ramal de Barra Bonita, visto que desde 1957 o trecho entre esta estação e a de Barreirinho havia sido desativado para a construção da represa.

Próximo à estação e podendo ser alcançado na época por uma rua de terra, ficava o armazém da Sorocabana que fazia os embarques da linha fluvial Porto Artemis (ponta do ramal de Artemis, em Piracicaba) a Porto Martins (terminal do ramal de Porto Martins, em Botucatu), percorrendo os rios Piracicaba e Tietê. Por muitos anos se cultivou a idéia, nunca concretizada, de se fazer um trem turístico para o local, depois da desativação do ramal.

Em 1999 o prédio da estação já era um museu.

Veja também Estação Fluvial de Barra Bonita

1917
AO LADO:
Antes da estação ser aberta, o acesso para a estação mais próxima (Taiuva, da Cia. Paulista) e mesmo outras, era caótico (O Estado de S. Paulo, 1/1/1917).


ACIMA: Mapa publicado na imprensa no dia da inauguração da ferrovia (O Estado de S. Paulo, 15/8/1929).

ACIMA: Os horários dos trens (eram todos mistos) da E. F. Barra Bonita foram alterados em 1941, devido à inauguração das linhas de bitola métrica da Paulista em 15 de novembro desse ano (Folha da Manhã, 12/11/1941).


ACIMA: A estação à esquerda; o rio, atrás dela; o armazém, hoje demolido, ao lado da estação; no canto direito superior, o armazém da Sorocabana para transporte fluvial. Anos 1950 (Foto enviada por Edson Castro).

ACIMA: Ramal de Barra Bonita nos anos 1950. O mapa não mostra o trecho até o Barreirinho. Notar no centro do mapa, lado esquerdo, um ramal, provavelmente para alguma fazenda da região, particular ou da própria EFBB.(Instituto Geográfico e Geológico).


(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Hermes Y. Hinuy; Ricardo Bagnato; Edson Castro; Museu Municipal de Barra Bonita; O Estado de S. Paulo, 1929; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1950-69; Instituto Geográfico e Geológico; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação no dia de sua inauguração em 1929. Autor desconhecido

A estação ativa, sem data. Acervo Museu Municipal

A estação - sem data. Autor desconhecido

A estação, ativa, nos anos 1950. Acervo Museu Municipal

A antiga estação, em 20/05/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação, em 26/09/2001. Foto Hermes Y. Hinuy

A estação, em 26/09/2001. Foto Hermes Y. Hinuy

A estação em março de 2008. Foto Ricardo Bagnato
 
     
Atualização: 29.06.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.