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Caribê
Batatais
Macaúbas
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Linha do Rio Grande-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2006
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1886-1971)
FEPASA (1971-c.1988) |
BATATAIS
Município de Batatais, SP |
Linha do Rio Grande - km 359,945
(1938) |
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SP-0455 |
Altitude: 880 m |
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Inauguração: 03.10.1886 (?) |
)Uso atual: fechado e abandonado
(2022) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1930-40 |
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HISTORICO DA LINHA: A
Linha do Rio Grande foi inaugurada em seu primeiro trecho em 1886,
e em dois anos (1888), já chegava a Rifaina, onde cruzava o rio Grande
e mudava o nome para Linha do Catalão, que por sua vez chegou a Uberaba
já no ano seguinte. Em 1970, as duas linhas foram seccionadas, com
a construção da barragem de Jaguara. O trecho a partir de Pedregulho
foi extinto, e logo depois, o trecho a partir de Franca também o foi.
Em 1977, os trens de passageiros deixaram de circular, e em 1980,
passou o último trem de carga. Em 1988, seus trilhos foram arrancados.
Em 1990, foram recolocados os trilhos no trecho entre Pedregulho e
Rifaina, constituindo-se a E. F. Vale do Bom Jesus, com fins turísticos.
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A ESTAÇÃO: Com a
estação inaugurada em 1886, Batataes da Canna Verde
já era uma cidade estabelecida e município constituído; a chegada da
então linha-tronco da Mogiana vinha apenas facilitar a comunicação
da cidade com a Capital e o porto, e acelerar seu progresso.
Um jornal da época deu a inauguração como tendo sido em 26/3/ 1887 e depois adiada para o dia 5/4/1887 (VER CAIXAS ABAIXO DE 1887). As datas são diferente da que a Mogiana apresenta (3/10/1886 ou seja,
quase seis meses antes).
Em fins de 1939, foi inaugurado um novo prédio, mais moderno, para a estação.
A estação velha já comçou a ser demolida logo em seguida (em janeiro de 1940) - o que mostra que elas não ocupavam o mesmo espaço, embora fossem bem próximas (ver O Estado de S. Paulo, 14-16/1/1940).
"Em 1980, eu dirigi o último comboio de cargas de Batatais para
Ribeirão; depois disto, somente passaram pela linha trens de "apanha"
de material" (Adão José Batista, ex-maquinista, Ribeirão Preto, janeiro
de 2000).
Com a desativação da linha, a estação foi abandonada, e, em 1986,
já tinha sido vendida à Prefeitura, e servia como posto de INSS e
do Ministério do Trabalho, estando em bom estado. Na época, tinha
a kilometragem 337. Dois anos depois, os trilhos foram retirados.
Em 1998, um incêndio destruiu boa parte do depósito. Em 1998 a estação
era sede da PM na cidade.
Em 2004 estava restaurada - e muito bem. A a PM saiu do prédio,
e a partir de 06/2004 passou a funcionar ali a "Estação
Cultura" do município. Porém, no final de 2006,
aquilo parecia não ter função alguma - estava
tudo vazio, não havia placa alguma, a pintura estava
sofrida... Em 2012, era biblioteca e sede da banda marcial. Em setembro de 2022, estava fechada e abandonada, segundo Pedro Rezende.
1886
- ACIMA: Inauguração da estação de
Batatais em 1886. Antes, S. M. o Imperador D. Pedro II havia descido
em Ribeirão Preto para as visitas citadas. Notar que a inauguração
"oficial" deu-se no dia 23 de outubro, diferente da data
normalmente citada em outras fontes (3 de outubro) (Correio Paulistano,
26/10/1886).
1887
AO LADO: Acidente em Batataes (A Provincia de S. Paulo, 9/2/1887).. |
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1891
AO LADO: Carga enviada da estação e jamais recebida
(A Provincia de S. Paulo, 10/04/1891). |
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1898
AO LADO: Em 1898, um incendio na estação em 20 de julho
(A Provincia de S. Paulo, 4/8/1898).
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1913
AO LADO: Acidente na estação (O Estado de
S. Paulo, 1/1/1913).
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1925
AO LADO: Problemas na plataforma
(O Estado de S. Paulo, 1925).
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1925
AO LADO: Aumento da plataforma da estação
(O Estado de S. Paulo, 29/10/1925).
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1931
AO LADO: Fretes altos na estação (O Estado
de S. Paulo, 28/1/1931).
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1938 - ACIMA: Funcionários
da Mogiana posam na plataforma da estação de Batatais
em 1938 (Revista SPR, janeiro de 1939).
1940
AO LADO: Inauguração da estação da Mogiana, que se deu ainda no final de 1939, mas no início de 1940 ainda tinha obras por fazer (O Estado
de S. Paulo, 14/1/1940). |
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1968
- ACIMA: Esquema do pátio de Batatais em novembro de 1968
(Clique sobre a figura para ter maiores informações)
(Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução
Caio Bourg).
ACIMA: O prédio está abandonado e sem função em 2022 (Foto Pedro Rezende em 09/09/2022).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht: pesquisa local; Pedro Rezende, 2022; acervo Ralph
M. Giesbrecht; Alejandro Polvorines; Fernando Picarelli; Caio Bourg;
Wanderley Duck; Cesar Gullo; Adão José Batista; Museu da Cia. Paulista
de Jundiaí; O Estado de S. Paulo, 1898, 1913 e 1925; Correio
Paulistano, 1886; Cia. Mogiana: Relatórios anuais, 1875-1969
; Cia. Mogiana: Listagem de estações oficial, 1938;
Cia. Mogiana: Album, 1910; SPR: Revista SPR, 1939; Mapa - acervo Ralph
M. Giesbrecht) |
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Batatais, c. 1910. Foto do Álbum da Mogiana, Museu da
Cia. Paulista, Jundiaí |
Batatais, sem data. Foto dos arquivos do Museu da Cia. Paulista,
Jundiaí |
Plataforma da estação de Batatais, anos 1910.
Foto do Álbum da Mogiana, Museu da Cia. Paulista, Jundiaí |
Outra foto de Batatais, provavelmente anos 1910. Autor desconhecido |
A estação, foto publicada em 16/6/1911 na Illustração Paulista. |
A velha estação, sem data. Foto cedida por Cesar
Gullo |
Em 29/12/1999, a estação de Batatais, como sede
da PM e com marcas do incêndio. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, reformada em 01/2004. Foto Fernando
Picarelli |
A estação em 06/2004. Autor desconhecido |
Fachada da estação em 30/12/2006. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
Pátio da estação coberto de mato em 30/12/2006.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 29/8/2017. Foto Alejandro Polvorines |
A esdtação em 09/09/2022. Foto Pedro Rezende |
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Atualização:
16.09.2022
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