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Batatais
Macaúbas
Boa Sorte
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Linha do Rio Grande-1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1899-1971)
FEPASA (1971-c.1988) |
MACAÚBAS
Município de Batatais, SP |
Linha do Rio Grande - km 375,831 |
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SP-0797 |
Altitude: 761 m |
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Inauguração: 01.06.1899 |
Uso atual: casa de campo (2013) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A Linha do
Rio Grande foi inaugurada em seu primeiro trecho em 1886, e em dois
anos (1888), já chegava a Rifaina, onde cruzava o rio Grande e mudava
o nome para Linha do Catalão, que por sua vez chegou a Uberaba já
no ano seguinte. Em 1970, as duas linhas foram seccionadas, com a
construção da barragem de Jaguara. O trecho a partir de Pedregulho
foi extinto, e logo depois, o trecho a partir de Franca também o foi.
Em 1977, os trens de passageiros deixaram de circular, e em 1980,
passou o último trem de carga. Em 1988, seus trilhos foram arrancados.
Em 1990, foram recolocados os trilhos no trecho entre Pedregulho e
Rifaina, constituindo-se a E. F. Vale do Bom Jesus, com fins turísticos.
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A ESTAÇÃO: No início
de operações da linha do Rio Grande, nos anos
1880, as composições tinham de vencer um trecho muito
íngreme entre as estações de Sapucahy-Mirim
(Boa Sorte) e Batatais. Frequentemente as locomotivas
a vapor tinham de deixar vagões em Boa Sorte, seguir
até Batatais com apenas parte da composição
e retornar depois para buscar o resto. Uma das soluções
encontradas para reduzir este inconveniente foi construir uma estação
intermediária para que a locomotiva pudesse se abastecer com
água. Esta deveria se situar no alto de um morro, junto a uma
estrada que cortasse várias propriedades e com um córrego
por perto.
Não foi fácil se achar o ponto para a nova
estação, pois os interesses dos donos de terras dificultavam
um acordo. Finalmente o sr. Domingos Corrêa de Moraes,
fazendeiro nascido em Tatuí mas proprietário
de terras em Batatais (e que chegou a ser vice-Presidente do
Estado, no mandato de Rodrigues Alves), propôs a doação
do terreno para a estação e permitiria o transporte
de água do córrego das Macaúbas elevada
por um aríete e tubulações. Ele ainda construiria
a estação e mais duas casas para portadores. Em troca
a estação deveria ficar num local a cerca de 800 metros
da sede da fazenda e sua máquina de café.
A estação
de Macaúbas foi então erigida em 1899 numa área
fechada, ou seja, rodeada de uma mesma propriedade por todos os lados,
mas o embarque de mercadorias e passageiros teriam livre acesso por
dentro da fazenda. A estação foi inaugurada em 1899. A fazenda se chamava Bertioga, mas a estação
tomou o nome do córrego. Domingos de Moraes conseguiu
um acordo com o dono da fazenda Macaúbas, ficando a
fazenda Bertioga com o seu nome, e a outra com o nome de Macaubinhas...
Era comum que pouco tempo depois as pessoas fossem à estação
somente para ver o cruzamento dos trens. Era também junto a
ela que era realizado o footing dos empregados da fazenda nos
finais de semana, e ali se vendia o cafezinho e o bolo de fubá
que a esposa do sr. Monteiro, chefe da estação,
fazia. Enfim, a estação de Macaúbas era
um ponto movimentado.
Os anos se passaram e, em 1986, a estação,
já desativada, estava ocupada pela Fazenda Volta Grande.
Em 2013, aparecia como casa de campo. No lugar do pátio ferroviário,
um gramado e uma piscina. Externamente, a arquitetura da estação
estava preservada.
1921
AO LADO: Denuncia de funcionario de Macaúbas quanto à violação de cartas (O Estado de São
Paulo, 27/3/1921). |
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ACIMA: Esquema do pátio de Macaúbas
em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações)
(Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução
Caio Bourg).
(Fontes: Lívia Inacio Silveira; Museu da Companhia
Paulista, Jundiaí, SP; Caio Bourg; Ary Toledo Moraes: Revista
Amicus, Batatais, maio de 2002; Fepasa: Relatório de instalações
fixas, 1986; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Macaúbas, c. 1910. Foto do álbum da Mogiana |
Estação de Macaúbas, c. 1910. Foto extraída
do livro Amicus, de Batatais, SP |
Macaúbas, em 1986. Foto do relatório da Fepasa,
1986 |
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Atualização:
09.09.2018
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