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VXY Mogiana em MG
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Batatais
Macaúbas
Boa Sorte
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Linha do Rio Grande-1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1899-1971)
FEPASA (1971-c.1988)
MACAÚBAS
Município de Batatais, SP
Linha do Rio Grande- km 375,831   SP-0797
Altitude: 761 m   Inauguração: 01.06.1899
Uso atual: casa de campo   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Linha do Rio Grande foi inaugurada em seu primeiro trecho em 1886, e em dois anos (1888), já chegava a Rifaina, onde cruzava o rio Grande e mudava o nome para Linha do Catalão, que por sua vez chegou a Uberaba já no ano seguinte. Em 1970, as duas linhas foram seccionadas, com a construção da barragem de Jaguara. O trecho a partir de Pedregulho foi extinto, e logo depois, o trecho a partir de Franca também o foi. Em 1977, os trens de passageiros deixaram de circular, e em 1980, passou o último trem de carga. Em 1988, seus trilhos foram arrancados. Em 1990, foram recolocados os trilhos no trecho entre Pedregulho e Rifaina, constituindo-se a E. F. Vale do Bom Jesus, com fins turísticos.
 
A ESTAÇÃO: No início de operações da linha do Rio Grande, nos anos 1880, as composições tinham de vencer um trecho muito íngreme entre as estações de Sapucahy-Mirim (Boa Sorte) e Batatais. Frequentemente as locomotivas a vapor tinham de deixar vagões em Boa Sorte, seguir até Batatais com apenas parte da composição e retornar depois para buscar o resto. Uma das soluções encontradas para reduzir este inconveniente foi construir uma estação intermediária para que a locomotiva pudesse se abastecer com água. Esta deveria se situar no alto de um morro, junto a uma estrada que cortasse várias propriedades e com um córrego por perto. Não foi fácil se achar o ponto para a nova estação, pois os interesses dos donos de terras dificultavam um acordo. Finalmente o sr. Domingos Corrêa de Moraes, fazendeiro nascido em Tatuí mas proprietário de terras em Batatais (e que chegou a ser vice-Presidente do Estado, no mandato de Rodrigues Alves), propôs a doação do terreno para a estação e permitiria o transporte de água do córrego das Macaúbas elevada por um aríete e tubulações. Ele ainda construiria a estação e mais duas casas para portadores. Em troca a estação deveria ficar num local a cerca de 800 metros da sede da fazenda e sua máquina de café. A estação de Macaúbas foi então erigida em 1899 numa área fechada, ou seja, rodeada de uma mesma propriedade por todos os lados, mas o embarque de mercadorias e passageiros teriam livre acesso por dentro da fazenda. A estação de Macaúbas foi aberta em 1899. A fazenda se chamava Bertioga, mas a estação tomou o

ACIMA: Esquema do pátio de Macaúbas em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações) (Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução Caio Bourg).
nome do córrego. Domingos de Moraes consegui um acordo com o dono da fazenda Macaúbas, ficando a fazenda Bertioga com o seu nome, e a outra com o nome de Macaubinhas... Era comum que pouco tempo depois as pessoas fossem à estação somente para ver o cruzamento dos trens. Era também junto a ela que era realizado o footing dos empregados da fazenda nos finais de semana, e ali se vendia o cafezinho e o bolo de fubá que a esposa do sr. Monteiro, chefe da estação, fazia. Enfim, a estação de Macaúbas era um ponto movimentado. Os anos se passaram e, em 1986, a estação, já desativada, estava ocupada pela Fazenda Volta Grande. Em 2013, aparece como casa de campo. No lugar do pátio ferroviário, um gramado e uma piscina. Externamente, a arquitetura da estação foi preservada.
(Fontes: Lívia Inacio Silveira; Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP; Caio Bourg; Ary Toledo Moraes: Revista Amicus, Batatais, maio de 2002; Fepasa: Relatório de instalações fixas, 1986; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Macaúbas, c. 1910. Foto do álbum da Mogiana

Estação de Macaúbas, c. 1910. Foto extraída do livro Amicus, de Batatais, SP

Macaúbas, em 1986. Foto do relatório da Fepasa, 1986
     
     
Atualização: 15.09.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.