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E. F. Villa Costina
(anos 1890?-anos 1920) |
BOA VISTA
Município de São Sebastião da Grama, SP? |
E. F. de Villa Costina - km 17 |
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SP-4709 |
Altitude: - |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Da estação
de Vila Costina saiu, por algum tempo, supostamente
entre os anos 1890 e os anos 1920, uma estrada de ferro, a E. F. de
Vila Costina, de bitola de 60 cm e que ligava a estação
à cidade de São Sebastião da Grama, em terras
do sr. José da Costa Machado, mineiro e ex-Governador da Província
de Minas Gerais. Supõe-se que esta ferrovia ainda não
existia na época da compra do ramal pela Mogiana, pois não
é citada em ponto algum. Mas deixa claro que o nome "Vila
Costina" vem da fazenda desse senhor, e esse nome deriva
do seu nome (Costa), que foi quem abriu a fazenda, nos anos 1870.
Há vagas menções de que essa misteriosa ferrovia
de apenas 21 quilômetros teria sido suprimida pouco antes de
1929. No entanto, funcionava em 1917, inclusive com seus horários
estampados no famoso Guia Levi. Sud Mennucci,
em anotações a lápis em seu próprio livro
publicado em agosto de 1929, O Vertiginoso Crescimento de São
Paulo, cita que a ferrovia havia sido fechada antes da edição
de seu livro, em 1929. |
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A ESTAÇÃO: O nome Boa Vista viria de onde?
Já a quilometragem desta estação era (km) 17, de acordo com uma tábua de horários de 1915 (cf. Almanaque Laemert, para 1915 - ver caixa abaixo, de 1915).
Nesta estação, havia uma troca de veículos, onde os passageiros aguardavam um
Sem as quilometragens oficiais
de cada parada, podemos apenas saber que eram paradas bastante próximas
entre si. Esta estava a 6 minutos (cerca de 0,5 quilômetro)
da estação anterior e a 15 minutos (cerca de
1,5 quilômetro) da estação seguinte, distâncias
calculadas a partir do horário e da quilometragem total da
linha.
Na mesma tabela de horários citada acima, nesta estação havia de troleys que faziam o transporte entre a estação de Boa Vista e a estação de Costa Machado (São Sebastião da Grama). Em 1917 este troley não era mais necessário, pois a linha já estava completa.
Parto do princípio de que todas estas estações eram, na realidade,
pequenas paradas ou estribos e que tenham desaparecido
depois de tantos anos de fechamento da ferrovia, fato este que se
deu nos anos 1920.
A ferrovia teria funcionado apenas por cinco anos e seis meses. De
acordo com o Guia Levi de 1917 (mês desconhecido), neste ano
a ferrovia ainda estava operando.
ACIMA: Tábua de horários publicada no Almanaque Laemert para 1915 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA OBTÊ-LA EM TAMANHO MAIOR.
ACIMA: Horários
da ferrovia em 1917, com a estação de Vale Formoso sendo
assinalada (Guia Levi).
ACIMA: A ferrovia corria entre
Vila Costina (no alto, à esquerda) e a cidade de São
Sebastião da Grama (no centro, à direita) - CLIQUE SOBRE
A FIGURA PARA VER MELHOR O MAPA).
(Fontes: Márcio José Lauria; Sud Mennucci: O Vertiginoso Crescimento
de São Paulo, 1929; Guia Levi, 1917) |
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Atualização:
10.11.2022
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