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VXY Mogiana em MG
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Boa Vista
Costa Machado
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Villa Costina (1917?-anos 1920)
COSTA MACHADO
Município de São Sebastião da Grama, SP
E. F. de Villa Costina - km 21   SP-4710
Altitude: -   Inauguração: n/d
Uso atual: em pé mas sem uso (2019)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Da estação de Vila Costina saiu, por algum tempo, supostamente entre os anos 1890 e os anos 1920, uma estrada de ferro, a E. F. de Vila Costina, de bitola de 60 cm e que ligava a estação à cidade de São Sebastião da Grama, em terras do sr. José da Costa Machado, mineiro e ex-Governador da Província de Minas Gerais. Supõe-se que esta ferrovia ainda não existia na época da compra do ramal pela Mogiana, pois não é citada em ponto algum. Mas deixa claro que o nome "Vila Costina" vem da fazenda desse senhor, e esse nome deriva do seu nome (Costa), que foi quem abriu a fazenda, nos anos 1870. Há vagas menções de que essa misteriosa ferrovia de apenas 21 quilômetros teria sido suprimida pouco antes de 1929. No entanto, funcionava em 1917, inclusive com seus horários estampados no famoso Guia Levi. Sud Mennucci, em anotações a lápis em seu próprio livro publicado em agosto de 1929, O Vertiginoso Crescimento de São Paulo, cita que a ferrovia havia sido fechada antes da edição de seu livro, em 1929.
 
A ESTAÇÃO: O nome Costa Machado era do dono da ferrovia. Sem as quilometragens oficiais de cada parada, podemos apenas saber que eram paradas bastante próximas entre si. Esta estava a 15 minutos (cerca de 1,5 quilômetro) da estação anterior, distância calculada a partir do horário e da quilometragem total da linha. Suponho que todas estas estações eram, na realidade, pequenas paradas ou estribos e que, em princípio, tenham desaparecido depois de tantos anos de fechamento da ferrovia, fato este que parece ter-se dado nos anos 1920.

A ferrovia teria funcionado apenas por cinco anos e seis meses. Por informações orais (cf. Denis Esteves), a ferrovia teria começado a operar em 1916. De acordo com o Guia Levi de 1917 (mês desconhecido), neste ano a ferrovia estava operando. Funcionava também no iníci de 1915, mas sem ir até a estação terminal (Ver caixa abaixo, de 1915)

A estação ficava e, até hoje, fica, na zona rural do município, estando vazia em 2019.

"A estação Costa Machado está em péssimo estado, praticamente sem uso. Sob a gare tem um secador de café, mas no interior do prédio não tem mais nada, nem o piso. Felizmente o prédio é sólido, mas os anos sem manutenção adequada e as reformas inadequadas judiaram muito dele. A estação se resume a uma salinha e um armazém, e de um dos lados a gare, com estrutura feita de trilhos tipo Decauville. Atualmente a gare foi prolongada por conta do uso para secagem de café. Nas proximidades consegui identificar cortes e aterros da linha, mas perdi o rastro perto do trevo da cidade, onde foi feito um novo loteamento (e muita movimentação de terra)" (Denis Esteves, janeiro de 2019).


ACIMA: Tábua de horários publicada no Almanaque Laemert para 1915 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA OBTÊ-LA EM TAMANHO MAIOR.

ACIMA: Horários da ferrovia em 1917, com a estação de Costa Machado sendo assinalada (Guia Levi).
ACIMA: A ferrovia corria entre Vila Costina (no alto, à esquerda) e a cidade de São Sebastião da Grama (no centro, à direita) - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER MELHOR O MAPA).

(Fontes: Denis Esteves; Vera Helena Bressan Zveibil; Márcio José Lauria; Sud Mennucci: O Vertiginoso Crescimento de São Paulo, 1929; Guia Levi, 1917)

     

Nas três fotos, a antiga estação, em 2010. Fotos Vera Helena Bressan Zveibil
     
     
     
Atualização: 10.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.