A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
(1883-1964)
Buenópolis
Bonfim Paulista
Santa Tereza
...

Tronco CM - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2005
...
 
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1892-1964)
BONFIM PAULISTA
(antiga VIADUCTO, VILLA BONFIM e GATURAMO)

Município de Ribeirão Preto, SP
Linha-tronco original - km 300,466   SP-1046
Altitude: 564 m   Inauguração: 28.07.1892
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964, 1971, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas, que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular pela linha.
 
A ESTAÇÃO: O relatório da Mogiana de 1891 dizia que "em terreno cedido gratuitamente, está sendo construída uma estação que além de beneficiar a zona, vai também aliviar a afluência das duas estações próximas, Cravinhos e Ribeirão Preto". Essa estação foi inaugurada em 1892, com o nome de Viaducto, porque na linha original havia um grande viaduto, ali perto, na Serra do Cantagalo. Já no ano segunte, o nome foi mudado para Villa Bonfim, núcleo do bairro do mesmo nome. O nome apareceu devido a um tal Audério Bonfim, dono da fazenda Bonfim. Este teria morrido assassinado por volta de 1920, dizendo o povo que ele não teve um bom fim, apesar do nome. Outras fontes citam a doação de terras para a construção da estação por parte de Francisco Rodrigues dos Santos Bonfim, fazendeiro e proprietário das fazendas Limoeiro, Bonfim, Sapecado, Tardeiro e outras. Em 1945, por determinação do Conselho Nacional de Geografia, teve o nome outra vez

alterado, desta vez para Gaturamo, nome que pouco perdurou, mudando por volta de 1950 para Bonfim Paulista. A estação foi fechada em 01/05/1964, com a desativação do trecho, e transformada, por algum tempo, em agência rodo-ferroviária pela Mogiana (*relatório da Cia. Mogiana, 1964). Walter Alves Neves, historiador local, afirma que o último trem de passageiros



AO LADO: Desastre em Bonfim Paulista (O Estado de S. Paulo, 29/1/2015).














AO LADO: O que teriam achado os usuários destas estações ao saberem que o trem desapareceria dali e iria para tão longe?) Folha de S. Paulo, 21/4/1964)
passado em Bonfim, no sentido de Campinas, em 15/08/1963, mas essa informação é diferente da do relatório oficial da Mogiana. A estação teria sido demolida nos anos 1970 (informações de moradores do local). O velho viaduto que deu o nome original à estação, depois chamado de viaduto de Cantagalo, foi desmontado logo depois, em 1965; era uma obra de 13 vigas metálicas apoiadas em cavaletes metálicos. O material foi recolhido em Guanabara (Campinas). Somente sobrou, bastante desfigurado, um armazém. O local da antiga estação é hoje uma praça.
(Fontes: Folha de S. Paulo, 1964; Relatórios da Cia. Mogiana; O Estado de S. Paulo, 29/1/2015; Walter Alves Neves: Cravinhos - Histórico, Geographico Commercial Agricola, 1922, de F. Gomes; Jornal Bonfim Notícias: "Bonfim Paulista - Edição Histórica", 1999).
     

A estação de Villa Bonfim, c. 1910. Álbum da Mogiana

A estação no fim dos anos 1940, com o nome de Gaturamo no dístico. Foto do livro Bonfim Paulista - Edição Histórica", de Walter Alves Neves/Jornal Bonfim Notícias

A estação, provavelmente anos 1960. Foto enviada por Dimas L. Ornellas

Em 23/01/2000, anos depois da demolição da estação, sobrou apenas o velho armazém desfigurado. Foto Ralph M. Giesbrecht
   
     
Atualização: 09.12.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.