A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Dona Catarina
Botuxim
Pirapitingüi
...

ramal de Campinas-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
 
E. F. Sorocabana (1946-1971)
FEPASA (1971-1987)
BOTUXIM
Município de Itu, SP
Ramal de Campinas - km 98,572 (1960)   SP-1040
Altitude: -   Inauguração: 30.07.1946
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1873, foi entregue pela Ituana a sua linha-tronco ligando a estação de Jundiaí da SPR a Itu, com bitola de 96 cm. A anexação da Ituana pela Sorocabana em 1892 alterou todo a história. O trecho foi prolongado até Mairinque, a bitola foi ampliada para 1 metro e o trecho entre Mairinque e Francisco Quirino foi prolongado até Campinas, dando origem ao ramal de Campinas. Em 1924, o ramal foi unido à partida da ex-Funilense, na nova estação da Sorocabana em Campinas. O ramal transportou passageiros até 1976. O ramal transportou passageiros até 1976. O ramal foi abandonado e entre 1991 e 1995 nele funcionou (na parte urbana de Campinas) o VLT, hoje extinto. Os trilhos foram arrancados na primeira década dos anos 2000. Já os do trecho além da área urbana de Campinas sumiram bem antes.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Botuxim teve vida curta, inaugurada em 1946 com o nome de "km 98". Era um posto telegráfico, que somente começou a movimentar passageiros em 1952, quando tomou o nome devido à fazenda Botuxim, em que ficava encravada. A fazenda originalmente ocupava toda a área entre o antigo leito da linha e as proximidades de Itu, às margens da hoje estrada do Botuxim, que não é pavimentada e acompanha aproximadamente o antigo leito da linha. O prédio foi demolido há alguns anos, segundo informações de um morador da casa de madeira que foi tudo o que restou da antiga vila ferroviária. Em Botuxim, ou onde era a estação, é o ponto em que os leitos da ferrovia antiga e a atual se cruzam - veja foto abaixo.
     

À esquerda, local do antigo pátio de Botuxim. A estrada à direita é o leito da antiga linha. Apenas uma casa de turma pode ser vista no centro da foto, que é de 1998... ...enquanto à esquerda, aparece a linha Boa Vista-Guaianã. É realmente ali o ponto em que os leitos das linhas nova e velha se cruzam. Foto Antonio Carreão
À esquerda, em foto de 06/2006, o local da antiga estação, já demolida. Foto Antonio Carreão  
     
Atualização: 28.07.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.