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Botuxim
Pirapitingüi
Convenção
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ramal de Campinas-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2013
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Cia. União
Sorocabana e Ytuana (1897-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1987) |
PIRAPITINGÜI
Município de Itu, SP |
Ramal de Campinas - km 106,594
(1934) |
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SP-2731 |
Altitude: 664 m |
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Inauguração: 04.07.1897 |
Uso atual: propriedade particular (2017) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1873, foi entregue pela Ituana a sua linha-tronco ligando a estação
de Jundiaí da SPR a Itu, com bitola de 96 cm. A anexação da Ituana
pela Sorocabana em 1892 alterou todo a história. O trecho foi prolongado
até Mairinque, a bitola foi ampliada para 1 metro e o trecho entre
Mairinque e Francisco Quirino foi prolongado até Campinas, dando origem
ao ramal de Campinas. Em 1924, o ramal foi unido à partida da ex-Funilense,
na nova estação da Sorocabana em Campinas. O ramal transportou passageiros
até 1976. O ramal transportou passageiros até 1976. O ramal foi abandonado
e entre 1991 e 1995 nele funcionou (na parte urbana de Campinas) o
VLT, hoje extinto. Os trilhos foram arrancados na primeira década
dos anos 2000. Já os do trecho além da área urbana
de Campinas sumiram bem antes. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Pirapitingüi
foi aberta em 1897 juntamente com a linha que passava a unir Itu
a Mairinque.
Com a desativação da estação em 1988,
foi aberta uma nova na recém-inaugurada variante Boa Vista-Guaianã,
chamada de Pirapitingüi-nova, não muito longe
da estação antiga.
Fica hoje ao lado direito da estrada (sentido Itu) que liga
a Rodovia do Açúcar (SP-308) a Itu, passando ao largo
da cidade.
Ao lado da antiga estação ainda existiam em 2002
o armazém de madeira e uma casa de turma, esta com o logo
da EFS.
Em 2016, a estação estava reformada por dentro e por
fora: "um trabalho muito bem executado pelo Sr. Claudimir.
Ele conseguiu a posse legal da estação e investiu muito de seu tempo
e dinheiro na restauração, primorosa em seus detalhes. As portas
de madeira foram feitas novas, de peroba. Recuperou madeiramento
e telhado, reboco interno (com estopa), piso, janelas, ficou realmente
bom. Ao lado da estação, ele mantém um galpão para comercializar
móveis antigos e móveis novos feitos com madeira recuperada de velhas
casas e outras construções antigas da qual ele compra a madeira.
Está também recuperando a casa original ao lado da estação, chegando
inclusive a reformar uma outra casa do pátio para que a antiga posseira
(viúva de um ex-funcionário da FEPASA) pudesse se mudar"
(Douglas Razaboni, 20/6/2016).
(ver também PIRAPITINGÜI-NOVA)
ACIMA: Horarios da nova linha Ytu-Mairinque em 1897 (O Estado de S. Paulo, 5/7, onde aparecem as novas estações de Pirapitingui, Moreiras, abertas no dia anterior, e Dona Catarina)
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Construção embarcadouro para gado; construção
de poço na casa de turma; desmontagem do equipamento
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ACIMA: Um cargueiro da Fepasa saindo do pátio
da estação de Pirapingui-velha, que não pode
ser vista na foto, em 1979 (Foto Alberto Del Bianco). ABAIXO: Anúncio
de um "estabelecimento de pomicultura" (cultura de maçãs)
na estação em 1916 (O Estado de S. Paulo: Almanach para
1916).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Douglas Razaboni; Alberto del Bianco; Adriano Martins; O Estado de
S. Paulo: Almanach para 1916; E. F. Sorocabana: relatórios
anuais, 1875-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht). |
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A estação em 1980, ainda ativa, do lado da fachada.
Foto Alberto del Bianco |
Estação ainda ativa com um trem tanqueiro a seu
lado. Provavelmente anos 1980 |
A estação em 1996. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Placa dos trens, ainda pendurada, em 09/2002. Foto Adriano Martins
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Armazém de madeira ao lado da estação,
em 09/2002. Foto Adriano Martins |
Casa de turma ao lado da estação, em 09/2002.
Foto Adriano Martins |
A estação, em 09/2002. Foto Adriano Martins |
A estação restaurada (pelo menos por fora) e aparentemente
vazia em 8/12/2013. Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
23.03.2020
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