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Taboão
Bragança Paulista
Curitibanos
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Bragantina-tronco-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Bragantina
(1913-1967) |
BRAGANÇA
Município de Bragança Paulista,
SP |
Linha-tronco - km 54,416 |
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SP-1038 |
Altitude: 804,340 m |
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Inauguração: 01.01.1913 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1913 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Bragantina foi inaugurada em 15 de agosto de 1884,
com a linha saindo da estação de Campo Limpo, na SPR, e chegando até
a estação de Bragança. Em 1903, foi comprada pela SPR, com quem ficou
até a encampação desta pela União, em 1946. Com isto, a Bragantina
ficou com o Estado. Antes disso, em 1913, havia sido inaugurado o
prolongamento da sua linha-tronco até Bandeirantes (Vargem), na divisa
com Minas, e, em 1914, o ramal de Piracaia. Em maio de 1967, o trecho
entre Bragança e Vargem foi suprimido, e um mês depois, em 21 de junho,
o que restava do tronco da Bragantina foi desativado depois de muitos
anos de prejuízos. Os trilhos foram retirados não muitos anos depois. |
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A ESTAÇÃO: A estação
original de Bragança foi aberta em 1884 e permaneceu 29 anos com o mesmo nome.
Em 1913, com o prolongamento da linha até Bandeirantes
(Vargem),
construiu-se uma estação mais à frente na linha (no bairro do Lavapés)
e a ela foi dado o nome de Bragança, e a velha estação passou
a se chamar Taboão.
Apesar da estação mais nova ser em teoria a principal
da cidade, na prática a estação mais importante
continuava sendo a de Taboão.
Quando foi implantada a automotriz nas linhas da Bragantina, nos anos
1940, transporte mais rápido, mais confortável e mais
caro que os trens mistos, esta automotriz chegava somente até
o Taboão e não à estação de Bragança.
Esta, por sua vez, era atendida somente pelos trens mistos, mais baratos
e mais lentos. (ver caixa abaixo)
Em 1967, foi desativada juntamente com a linha. Foi demolida em seguida.
Hoje no mesmo local existe uma rotatória, enquanto pelos trilhos
corre uma avenida.
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1900
AO LADO: "Povo seleto"! na estação de Bragança para receber o secretário do governo (O Estado de S. Paulo, 01/01/1900).. |
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1906
AO LADO: Mudança nos trens para Bragança (O Estado de S. Paulo, 01/01/1906).. |
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1913
AO LADO: Inauguração do prolongamento da linha de Bragança (agora renomeada como Taboão) e Vargem. No horario, a que está como Bragança é uma novo nome de uma nova estação na cidade (O Estado de S. Paulo, 01/01/1913).. |
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1913
AO LADO: A estação logo após sua
abertura (O Estado de S. Paulo, 16/1/1913).
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1942
AO LADO: A cidade quaria mais trens. Com o racionamento de gasolina da época, os trens que já existiam eram poucos, mas a ferrovia já dava prejuízo (O Estado de S. Paulo, 4/9/1942). |
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1942
AO LADO: Novos horários de trens de e para Bragança (O Estado de S. Paulo, 3/10/1942). |
ACIMA:
Considerações sobre o estado da estação
de Bragança em 1946 e dos trens da Bragantina (Folha da Manhã,
8/9/1946).
ACIMA: No canto esquerdo, a estação
de Bragança Paulista, em foto publicada em dezembro de 1951.
A imensa fábrica ao centro é a Textil Santa Basilissa.
Este prédio ainda existe, a estação não. CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR (Folha
da Manhã, 15/12/1951).
(Fontes: Juliano Zambrota; Francisco Cesar de Araujo; Folha
da Manhã, 1946 e 1951) |
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Vista do pátio da estação de Bragança,
sem data. Acervo Juliano Zambrota |
Estação de Bragança, anos 1930. Acervo
Juliano Zambrota |
Vista aérea da estação de Bragança,
1965. Foto Francisco César de Araújo |
Foto supostamente da estação de Bragança.
Acervo Cesar Gullo. Sem data |
Estação de Bragança, foto sem data e de
autor desconhecido |
Estação de Bragança já sem trilhos e esperando a demolição. Autor desconhecido. Anos 1960-70 |
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Atualização:
30.05.2023
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