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VXY Mogiana em MG
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Eng. Napoleão Amaral
Taboão
Bragança Paulista
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Bragantina-tronco-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
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E. F. Bragantina (1884-1967)
TABOÃO (antiga BRAGANÇA)
Município de Bragança Paulista, SP
Linha-tronco - km 51,475 (1938)   SP-2904
Altitude: 815,300 m   Inauguração: 15.08.1884
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Bragantina foi inaugurada em 15 de agosto de 1884, com a linha saindo da estação de Campo Limpo, na SPR, e chegando até a estação de Bragança. Em 1903, foi comprada pela SPR, com quem ficou até a encampação desta pela União, em 1946. Com isto, a Bragantina ficou com o Estado. Antes disso, em 1913, havia sido inaugurado o prolongamento da sua linha-tronco até Bandeirantes (Vargem), na divisa com Minas, e, em 1914, o ramal de Piracaia. Em maio de 1967, o trecho entre Bragança e Vargem foi suprimido, e um mês depois, em 21 de junho, o que restava do tronco da Bragantina foi desativado depois de muitos anos de prejuízos. Os trilhos foram retirados não muitos anos depois.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Taboão foi inaugurada com a linha, em 1884, e com o nome de Bragança: era ela a estação principal da cidade. Devia então ter instalações provisórias, pois a planta da estação somente foi aprovada dois anos depois (ver caixa abaixo, de 1886).

(Nota: há pelo menos uma fonte que dá a data de inauguração da ferrovia e da maioria das estações como tendo sido em 1872, ou seja, muitos anos antes da data real (15/8/1884). A data mais antiga não é correta. 1872 foi, na verdade, o ano em que a ferrovia obteve sua concessão para construção).

Em 1913, com o prolongamento da linha até Bandeirantes
(Vargem), construiu-se uma estação mais à frente na linha e a ela deu-se o nome de Bragança, e a velha estação passou a se chamar Taboão.

Em 1967, foi desativada juntamente com a linha.

Havia nessa estação um depósito de locomotivas, entre outros prédios, dos quais somente sobrou um, hoje às margens de uma avenida (dos Imigrantes), que passa pelo antigo leito da linha. A estação foi demolida.


1886
AO LADO:
Ainda sem a linha ter chegasdo à cidadde, e especialmente por causa disso, abre-se uma linha de troleys entre Bragança e Atibaia, onde o trem já chegava.
(A Provincia de S. Paulo, 24/6/1884).

ACIMA: Inauguração da E. F. Bragantina em 1884, com as estações de Bragança (em 1914 virou Taboão), Tanque, Atibaia (em 1914 Caetetuba) e Campo Largo - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER EM MELHOR DEFINIÇÃO (O Estado de S. Paulo, 14/8/1884).

1891
AO LADO:
Aumento do armazém de cargas na estação de
Bragança (Taboão) (O Estado de S. Paulo, 20/3/1891).

1898
AO LADO:
A Secretaria de Agricultura pedia um
trem diario SP a Bragança (Taboão) (O Estado de S. Paulo, 13/3/1898).


ACIMA: A estação em 1910 (acervo CDAPH).

1913
AO LADO:
Inauguração do prolongamento da linha de Bragança (agora renomeada como Taboão) e Vargem. No horario, a que está como Bragança é uma novo nome de uma nova estação na cidade (O Estado de S. Paulo, 01/01/1913)..
ACIMA: Estação de Taboão, nos anos 1960 (Foto Mario Gomes).

Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Mario Gomes; Francisco César de Araújo (in memoriam); CDAPH; Revista SPR, 1939; E. F. Bragantina: Relação oficial de estações, 1938; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Taboão em 1963. Foto Francisco César de Araújo

A estação de Taboão em 1963. Foto Francisco César de Araújo

Vista aérea do pátio de Taboão em 1965. Foto Francisco César de Araújo

A estação em 1967. Foto Francisco Cesar de Araújo

O prédio que restou do pátio ferroviário de Taboão, em 1999. Foto Ralph M. Giesbrecht
 
     
Atualização: 02.09.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.