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E. F. Bragantina
(1884-1967) |
TABOÃO
(antiga BRAGANÇA)
Município de Bragança Paulista,
SP |
Linha-tronco - km 51,475 (1938) |
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SP-2904 |
Altitude: 815,300 m |
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Inauguração: 15.08.1884 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Bragantina foi inaugurada em 15 de agosto de 1884, com a
linha saindo da estação de Campo Limpo, na SPR, e chegando até a estação
de Bragança. Em 1903, foi comprada pela SPR, com quem ficou até a
encampação desta pela União, em 1946. Com isto, a Bragantina ficou
com o Estado. Antes disso, em 1913, havia sido inaugurado o prolongamento
da sua linha-tronco até Bandeirantes (Vargem), na divisa com Minas,
e, em 1914, o ramal de Piracaia. Em maio de 1967, o trecho entre Bragança
e Vargem foi suprimido, e um mês depois, em 21 de junho, o que restava
do tronco da Bragantina foi desativado depois de muitos anos de prejuízos.
Os trilhos foram retirados não muitos anos depois. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Taboão foi inaugurada com a linha, em 1884, e com o nome de
Bragança: era ela a estação principal da cidade.
Devia então ter instalações provisórias, pois a planta da estação somente foi aprovada dois anos depois (ver caixa abaixo, de 1886).
(Nota: há pelo menos uma fonte que dá a data de inauguração da ferrovia e da maioria das estações como tendo sido em 1872, ou seja, muitos anos antes da data real (15/8/1884). A data mais antiga não é correta. 1872 foi, na verdade, o ano em que a ferrovia obteve sua concessão para construção).
Em 1913, com o prolongamento da linha até Bandeirantes
(Vargem),
construiu-se uma estação mais à frente na linha e a ela deu-se o nome
de Bragança, e a velha estação passou a se chamar Taboão.
Em 1967, foi desativada juntamente com a linha.
Havia nessa estação um depósito de locomotivas, entre outros prédios,
dos quais somente sobrou um, hoje às margens de uma avenida (dos Imigrantes),
que passa pelo antigo leito da linha. A estação foi demolida.
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1886
AO LADO: Ainda sem a linha ter chegasdo à cidadde, e especialmente por causa disso, abre-se uma linha de troleys entre Bragança e Atibaia, onde o trem já chegava. (A Provincia de S. Paulo, 24/6/1884).
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ACIMA: Inauguração da E. F. Bragantina em 1884, com as estações de Bragança (em 1914 virou Taboão), Tanque, Atibaia (em 1914 Caetetuba) e Campo Largo - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER EM MELHOR DEFINIÇÃO (O Estado de S. Paulo, 14/8/1884).
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1891
AO LADO: Aumento do armazém de cargas na estação de Bragança (Taboão) (O Estado de S. Paulo, 20/3/1891).
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1898
AO LADO: A Secretaria de Agricultura pedia um trem diario SP a Bragança (Taboão) (O Estado de S. Paulo, 13/3/1898).
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ACIMA: A estação em 1910 (acervo CDAPH).
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1913
AO LADO: Inauguração do prolongamento da linha de Bragança (agora renomeada como Taboão) e Vargem. No horario, a que está como Bragança é uma novo nome de uma nova estação na cidade (O Estado de S. Paulo, 01/01/1913).. |
ACIMA:
Estação de Taboão, nos anos 1960 (Foto Mario Gomes).
Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Mario Gomes; Francisco
César de Araújo (in memoriam); CDAPH; Revista SPR, 1939;
E. F. Bragantina: Relação oficial de estações,
1938; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Taboão em 1963. Foto Francisco
César de Araújo |
A estação de Taboão em 1963. Foto Francisco
César de Araújo |
Vista aérea do pátio de Taboão em 1965.
Foto Francisco César de Araújo |
A estação em 1967. Foto Francisco Cesar de Araújo |
O prédio que restou do pátio ferroviário
de Taboão, em 1999. Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
02.09.2022
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