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Visconde de Parnaíba
Brodowsky
Caribê
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Linha do Rio Grande-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1892-1971)
FEPASA (1971-c.1988) |
BRODOWSKY
(antiga ENG. BRODOWSKY)
Município de Brodowski, SP |
Linha do Rio Grande - km 345,206 |
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SP-1029 |
Altitude: 848 m |
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Inauguração: 06.12.1892 |
Uso atual: museu (2015) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
Linha do Rio Grande foi inaugurada em seu primeiro trecho em 1886,
e em dois anos (1888), já chegava a Rifaina, onde cruzava o rio Grande
e mudava o nome para Linha do Catalão, que por sua vez chegou a Uberaba
já no ano seguinte. Em 1970, as duas linhas foram seccionadas, com
a construção da barragem de Jaguara. O trecho a partir de Pedregulho
foi extinto, e logo depois, o trecho a partir de Franca também o foi.
Em 1976, os trens de passageiros deixaram de circular, e em 1980,
passou o último trem de carga. Em 1988, seus trilhos foram arrancados.
Em 1990, foram recolocados os trilhos no trecho entre Pedregulho e
Rifaina, constituindo-se a E. F. Vale do Bom Jesus, com fins turísticos.
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A ESTAÇÃO: Construída
em terras doadas pelo Coronel Lúcio Enéas de Mello Fagundes
e sua esposa Eulália Amélia Vieira Fagundes e
aberta em 1892, a estação de Engenheiro Brodowski
foi construída pelo engenheiro polonês Aleksander Brodowski, de onde recebeu
seu nome (a escritura definitiva da doação do terreno,
pelo valor nominal de 200 mil réis, é posterior, tendo
sido assinada em 15/01/1893).
O engenheiro, conheceu a filha do Visconde de Parnaíba,
Zenaide, numa universidade na Suíça. O Visconde era presidente da Mogiana e do Estado de São Paulo, na época. Brodowski, no entanto, morreu no ano
da inauguração da estação (1892).
Há divergência na data de abertura da estação: embora conste na Mogiana a data de 6 de dezembro de 1892, ela ainda não teria sido aberta em abril de 1893 (vide caixa abaixo, de 1893).
A estação cresceu e, em 1913, virou município. Já nos primeiros
anos do século XX a pequena vila tinha "engenho de café",
cervejaria, hotéis... "Engenho Central de Café - O
grande e importante estabelecimento industrial de beneficiar café
de propriedade dos Irmãos Fagundes & Comp., situado em frente à plataforma
da Estação da Mogyana nesta villa, acha-se funccionando, depois de
ter passado por uma rigorosa reforma e limpeza.
O Sr. Martins Cabral Moreira, intelligente gerente, tem empregado
todos os esforços para que o café alli beneficiado obtenha as melhores
cotações da praça" (Do jornal "Vila
Brodowski", Engenheiro Brodowski, 24 de junho de 1904 - nro. 28).
"Hotel Petrarchi - Largo da Estação - Confortáveis cômodos
para famílias e passageiros. Mesa de primeira ordem. Vinhos de todas
as qualidades. Licores, cerveja branca e preta" (Do jornal
"A Lavoura", 22/12/1902 - Engenheiro Brodowski).
"Antiga e acreditada fabrica de cerveja SANTOS DUMONT de João
Jacomimi - Brodowski, rua Floriano Peixoto" (Do jornal
"A Lavoura", 22/12/1902 - Engenheiro Brodowski).
Em 01/10/1939, os nomes da estação e da cidade foram simplificados
para Brodowsky (ato 1.144, de 20/7/1939), às
vezes grafado erradamente como Brodósqui.
O último trem de passageiros passou em Brodowski em
fevereiro de 1977 e o último cargueiro em 1980.
Em 1986, a linha desativada tinha a quilometragem 330,470 e a estação
estava sendo reformada pela Prefeitura, que havia comprado o prédio,
enquanto os trilhos ainda passavam em completo abandono. Os trilhos
foram retirados em 1988, e hoje, a cerca de dois quarteirões da estação,
ainda existe um pequeno trecho de trilhos do velho ramal, sobre o
asfalto de uma travessa. Enquanto isso, a estaçãozinha,
reformada, tornou-se um museu.
"Eu estudei em Brodowski durante 1964-65 e sempre que pude subi
e desci de maria-fumaça, literalmente; conheci bem o Entroncamento,
Jurucê e Visconde, é indescritível como aqueles 25 km eram cheios
de coisas interessantes. Com 16-17 anos era difícil dar o devido valor
a detalhes durante o percurso, e, ainda pior, ninguém poderia antecipar
êste sentimento de falta decorrente do fim das ferrovias, dos pequenos
ramais e estações perdidas em fazendas e vilas. A parada no Entroncamento
era fabulosa e estranha ao mesmo tempo, feita em cima do próprio Rio
Pardo. Corrija-me se estiver enganado ou confundindo imagens que já
são antigas" (Eduardo Brandt de Oliveira, Ribeirão Preto, agosto
de 1999).
Informações adicionais de César Gullo.
A estação foi tombada pelo CONDEPHAAT em 20 de março
de 2018.
1938
AO LADO: Tratava-se da estação de Brodoski
(O Estado de S. Paulo, 25/04/1893). |
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1938
AO LADO: A estação
ganhou uma plataforma coberta para ligar-se com o armazem
(O Estado de S. Paulo, 29/10/1938).
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1938
AO LADO:
Mudança de nome da estação. I ou Y?
(O Estado
de S. Paulo, 6/9/1939).
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ACIMA: Esquema do pátio de Brodowski
em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores
informações) (Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí,
SP - Reprodução Caio Bourg).
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2008
AO LADO: A estação de Brodowski conseguiu
salvar a belíssima cobertura de madeira trabalhada
que inúmeras outras estações da Mogiana
não conseguiram (Foto Vagner Costa, dezembro de 2008).
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A estação de Engenheiro Brodowski, provavelmente
no início do século XX. Foto cedida por A. C.
Belviso |
A estação, sem data. Notar que a parte superior
do telhado nas laterais ainda não tem o adorno que existe
hoje. Acervo Cesar Gullo |
A estação de Brodowski, ainda ativa, em foto sem
data. Acervo Júlio C. Paiva |
A estação em 1949. Acervo Cesar Gullo |
A estação em 1989, já sem trilhos na época.
Ao fundo, o armazem do pátio. Foto Julio Moraes |
A estação em 29/12/1999, como um museu municipal.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 29/12/1999, como um museu municipal.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 12/2008. Foto Vagner Costa |
A estação em 12/2008. Foto Vagner Costa |
A estação em 12/2008. Foto Vagner Costa |
O armazem em 12/2008. Foto Vagner Costa |
Aestação em 26/8/2015. Foto José Flavio
Simeoni |
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Atualização:
28.09.2020
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