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VXY Mogiana em MG
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Jurucê
Visconde de Parnaíba
Brodowski
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Linha do Rio Grande-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1886-1971)
FEPASA (1971-1988)
VISCONDE DE PARNAÍBA
(antiga RIO PARDO)
Município de Jardinópolis, SP
Linha do Rio Grande - km 336,069   SP-1419
Altitude: 712 m   Inauguração: 03.10.1886
Uso atual: abandonada (2019)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1886
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Linha do Rio Grande foi inaugurada em seu primeiro trecho em 1886, e em dois anos (1888), já chegava a Rifaina, onde cruzava o rio Grande e mudava o nome para Linha do Catalão, que por sua vez chegou a Uberaba já no ano seguinte. Em 1970, as duas linhas foram seccionadas, com a construção da barragem de Jaguara. O trecho a partir de Pedregulho foi extinto, e logo depois, o trecho a partir de Franca também o foi. Em 1977, os trens de passageiros deixaram de circular, e em 1980, passou o último trem de carga. Em 1988, seus trilhos foram arrancados. Em 1990, foram recolocados os trilhos no trecho entre Pedregulho e Rifaina, constituindo-se a E. F. Vale do Bom Jesus, com fins turísticos.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi inaugurada em 1886 como Rio Pardo, tendo sido construída pelo Engenheiro Brodowski, em terrenos da fazenda do Visconde de Parnahyba (que pouco antes de falecer, em 1888, teve o título elevado para Conde: Conde de Parnahyba).

No dia da abertura da estação, estavam presentes o Visconde (desenho abaixo), então também Governador da Província, ao lado do Imperador Pedro II e do engenheiro.

Em 1888, o nome foi alterado para o atual: "Para evitar a continuação de constantes enganos nos despachos de cargas e encommendas para a linha do S. José do Rio Pardo, que iam ter à Estação do Rio Pardo, desta Companhia, deliberou-se mudar o primitivo nome para o de Visconde de Parnahyba, em homenagem, também, aos assignalados serviços prestados á esta empreza pelo seu ex-presidente" (Rel. Mogiana de 15/4/1888).

Nos tempos áureos de movimento, mais de quarenta famílias de colonos viviam por ali, dando grande movimento à estação. Hoje, não chegam a cinco.

Em 01/02/1968, ela foi fechada e então transformada em parada.

Nos final dos anos 1970, já com pouquíssimo movimento na linha, o prédio passou a ser utilizado como depósito pela fazenda, cujo escritório de administração fica em frente ao prédio da estação, num nível um pouco mais baixo.

Fui levado até a estação em novembro
de 1998 pelo hoje saudoso ex-ferroviário Hélio Fávaro, de Jurucê. Abrimos portões, andamos por estradas de terra no meio da fazenda e chegamos até ela, que está ali, em frente à casa do administrador, e até que bem conservado. Há alguns anos havia sido construído um pequeno anexo, do lado esquerdo da plataforma, para ser habitado por uma família, que acabou, no fim, não se mudando para lá. Segundo declarações da família do administrador, assim que a posse lhes fosse dada em definitivo pela FEPASA, ele seria demolido, "pois não serve para nada". Isso em fins de 1998. A FEPASA desaparecera, mas a estação continuava de pé... graças a Deus.

Em 2019 estava já tomada pelos morcegos e ruindo por dentro. Passaram-se 21 anos desde minha visita. Se não a reformaram neste peródo, é por que não vão reformá-la.

1888
AO LADO:
O frete e os problemas de acesso à estação em 1888 - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VÊ-LO INTEIRO (A Provincia de S. Paulo, 25/8/1888).

1890
AO LADO:
O Visconde de Parnaíba (desenho publicado em 1890).

1895
AO LADO:
Desastre entre Visconde de Parnahyba e Ribeirão Preto (A Provincia de S. Paulo, 7/1/1895.

1896
AO LADO:
Reclamações contra o transporte de bens para a estação (O Estado de S. Paulo, 26/5/1896).

1898
AO LADO:
Existia movimento de pessoas e de dinheiro em Visconde de Parnaíba em 1898, ao contrário do quase total abandono de hoje (O Estado de S. Paulo, 27/4/1898).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Octávio Verri Filho; Hélio Fávaro; Stella __; Mauricio __; Folha da Manhã, 6/5/1938; Cia. Mogiana: Relatórios anuais, 1872-1969; Cia. Mogiana: Listagem de estações oficial, 1938; Cia. Mogiana: Album, c. 1910; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação por volta de 1908. Foto do Álbum da Mogiana

A estação (18/11/1998) e a mata pouco mudaram em noventa anos... Foto Ralph M. Giesbrecht

Plataforma de embarque em 18/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 18/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 18/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 06/2004, acabada. Foto de Stella e Mauricio, Ribeirão Preto, SP

A estação vista de trás em 1/2011. Foto Octávio Verri Filho

A estação em 1/2011. Foto Octávio Verri Filho

A estação em junho de 2018. Foto Folhapress/Joel Silva

A estação - Foto Rodrigo Flores em 19/06/2021

   
     
Atualização: 20.06.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.