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Jurucê
Visconde de Parnaíba
Brodowski
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Linha do Rio Grande-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1886-1971)
FEPASA (1971-1988) |
VISCONDE
DE PARNAÍBA
(antiga RIO PARDO)
Município de Jardinópolis, SP |
Linha do Rio Grande - km 336,069 |
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SP-1419 |
Altitude: 712 m |
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Inauguração: 03.10.1886 |
Uso atual: abandonada (2019) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1886 |
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HISTORICO DA LINHA: A Linha do
Rio Grande foi inaugurada em seu primeiro trecho em 1886, e em dois
anos (1888), já chegava a Rifaina, onde cruzava o rio Grande e mudava
o nome para Linha do Catalão, que por sua vez chegou a Uberaba já
no ano seguinte. Em 1970, as duas linhas foram seccionadas, com a
construção da barragem de Jaguara. O trecho a partir de Pedregulho
foi extinto, e logo depois, o trecho a partir de Franca também o foi.
Em 1977, os trens de passageiros deixaram de circular, e em 1980,
passou o último trem de carga. Em 1988, seus trilhos foram arrancados.
Em 1990, foram recolocados os trilhos no trecho entre Pedregulho e
Rifaina, constituindo-se a E. F. Vale do Bom Jesus, com fins turísticos.
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A ESTAÇÃO: A estação
foi inaugurada em 1886 como Rio Pardo, tendo sido construída
pelo Engenheiro Brodowski, em terrenos da fazenda do Visconde
de Parnahyba (que pouco antes de falecer, em 1888, teve o título
elevado para Conde: Conde de Parnahyba).
No dia da abertura
da estação, estavam presentes o Visconde (desenho
abaixo), então também Governador da Província,
ao lado do Imperador Pedro II e do engenheiro.
Em 1888, o nome
foi alterado para o atual: "Para evitar a continuação
de constantes enganos nos despachos de cargas e encommendas para a
linha do S. José do Rio Pardo, que iam ter à Estação
do Rio Pardo, desta Companhia, deliberou-se
mudar o primitivo nome para o de Visconde de Parnahyba, em
homenagem, também, aos assignalados serviços
prestados á esta empreza pelo seu ex-presidente"
(Rel. Mogiana de 15/4/1888).
Nos tempos áureos
de movimento, mais de quarenta famílias de colonos viviam
por ali, dando grande movimento à estação. Hoje, não chegam
a cinco.
Em 01/02/1968, ela foi
fechada e então transformada em parada.
Nos final dos
anos 1970, já com pouquíssimo movimento na linha,
o prédio passou a ser utilizado como depósito pela fazenda,
cujo escritório de administração fica em frente ao prédio
da estação, num nível um pouco mais baixo.
Fui levado até a estação em
novembro de 1998 pelo hoje saudoso ex-ferroviário Hélio Fávaro, de Jurucê. Abrimos portões, andamos por estradas de terra no meio da fazenda e
chegamos até ela, que está ali, em frente à casa
do administrador, e até que bem conservado. Há alguns anos havia sido construído
um pequeno anexo, do lado esquerdo da plataforma, para ser habitado
por uma família, que acabou, no fim, não se mudando para lá.
Segundo declarações da família do administrador, assim que a posse
lhes fosse dada em definitivo pela FEPASA, ele seria demolido, "pois
não serve para nada". Isso em fins de 1998. A FEPASA desaparecera,
mas a estação continuava de pé... graças
a Deus.
Em 2019 estava já tomada pelos morcegos e ruindo por dentro. Passaram-se 21 anos desde minha visita. Se não a reformaram neste peródo, é por que não vão reformá-la.
1888
AO LADO: O frete e os problemas de acesso à estação em 1888 - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VÊ-LO INTEIRO (A Provincia
de S. Paulo, 25/8/1888). |
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1890
AO LADO: O Visconde de Parnaíba (desenho publicado em 1890). |
1895
AO LADO: Desastre entre Visconde de Parnahyba e Ribeirão Preto (A Provincia
de S. Paulo, 7/1/1895. |
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1896
AO LADO:Reclamações contra o transporte de bens para a estação (O Estado
de S. Paulo, 26/5/1896). |
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1898
AO LADO: Existia movimento de pessoas e de dinheiro em Visconde de Parnaíba em 1898, ao contrário do quase total abandono de hoje (O Estado
de S. Paulo, 27/4/1898). |
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Octávio
Verri Filho; Hélio Fávaro; Stella __; Mauricio __; Folha
da Manhã, 6/5/1938; Cia. Mogiana: Relatórios anuais,
1872-1969; Cia. Mogiana: Listagem de estações oficial,
1938; Cia. Mogiana: Album, c. 1910; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação por volta de 1908. Foto do Álbum
da Mogiana |
A estação (18/11/1998) e a mata pouco mudaram
em noventa anos... Foto Ralph M. Giesbrecht |
Plataforma de embarque em 18/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 18/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 18/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 06/2004, acabada. Foto de Stella
e Mauricio, Ribeirão Preto, SP |
A estação vista de trás em 1/2011. Foto
Octávio Verri Filho |
A estação em 1/2011. Foto Octávio Verri Filho |
A estação em junho de 2018. Foto Folhapress/Joel Silva |
A estação - Foto
Rodrigo Flores em 19/06/2021
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Atualização:
20.06.2021
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