A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Caatingas
Baixão
Jequié
...

E. F. Nazaré - 1940
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. de Nazaré (1927-1971)
BAIXÃO
Município de Jequié, BA
E. F. Nazaré - km 267,241 (1960)   BA-4513
Altitude: 321 m   Inauguração: 15.11.1927
Uso atual: Posto de Saúde (2020)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O Tram Road de Nazareth foi aberto em 1875, ligando a estação de Nazareth com a de Onha. Daí, foi avançando em pequenos trechos, chegando somente em 1906 a Jequiriçá, a 148 km de Nazaré e no ano em que teve o nome alterado para E. F. de Nazaré. Em seguida, novos avanços até o km 225, na estação de Jaguaquara, para finalmente, chegar a Jequié, km 289 e estação terminal apenas no ano de 1927 de uma estocada só. Em 1892 foi construído o único ramal da linha para Amargosa, com 29 quilômetros e em 1941 a linha foi prolongada de Nazaré até São Roque, porto de mar. Funcionou até sua desativação sob protestos no ano de 1967.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Baixão foi inaugurada em 1927 pela E. F. de Nazaré.

"
O Distrito de Baixão, que fica na margem direita da BR-116, sentido Salvador, é um lugar realmente esquecido pelas autoridades políticas de Jequié. A vaga lembrança só acontece quando se aproxima as eleições, chega promessa de todos os cantos, o lugar falta tudo, infraestrutura, água potável, coleta de lixo regular, calçamento, esgotamento sanitário. Quando chega o período de chuva, aliás, nem precisa dele, qualquer chuvinha fina, a lama toma conta da principal avenida do lugarejo, in-loco presenciei um mau cheiro desagradável, que sai da lama misturada com fezes animal (galinha, cachorro, porcos dentre outros), e de esgoto que corre a céu aberto. Resumindo é uma verdadeira vida de gado" (Zenilton Meira, 2010).


"Resido na cidade de Jequié, final de linha da Estrada de Ferro Nazaré (EFN) e percorri um trecho do traçado da antiga ferrovia de bicicleta (aproximadamente 20 km) de Jequié até as proximidades da localidade denominada Baixão. No trecho ainda persistem pontes bem preservadas da antiga EFN. Localizei também uma antiga construção em ruínas não apontada no mapa, creio ser relacionada à ferrovia pois consta a inscrição EFN e o ano de 1927, além de uma interessante figura com uma roda de trem com asas, envio foto pra você da ponte e da construção. Ao chegar de bicicleta ao local, perguntei a diversas pessoas (principalmente as que aparentavam mais idade) onde se localizava a antiga estação de Baixão. Houve unanimidade em indicar que a estação funcionava no local em que hoje é o posto de saúde. Desloquei-me até lá e verifiquei que realmente a base da plataforma da estação lá se encontra (Fabio Prado,
19/8/2020
)".

ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Jequié e pela estação de Baixão, ao norte da sede (mapa parcial) (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).

ACIMA: Baixão é o povoado acima. Mas a estação fica fora desse centro (Foto Zenilton Meira, 2010).

ACIMA: Casario da ferrovia em ruínas, na estrada que liga Jequié a Baixão (Foto Fabio Prado em 6/7/2020.

(Fontes: Fábio Prado; Zenilton Meira; Urano Andrade; http://zeniltonmeira.blogspot.com; Arquivo Público do Estado da Bahia - Setor Republicano - Secretaria da Agricultura; www.souzaandrade.com.br; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Baixão hoje é posto de saúde. Foto Fabio Prado em 6/7/2020

A estação de Baixão hoje é posto de saúde. Foto Fabio Prado em 6/7/2020
 
     
Atualização: 29.08.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.