A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Itacurubi
Pindobaçu
Fumaça
...

Linha Iaçu-Bonfim, 1953
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1917-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)

RFFSA (1975-1994)
PINDOBAÇU
Município de Pindobaçu, BA
Linha Centro-Sul - km 485,023 (1960)   BA-3948
Altitude: 431 m   Inauguração: 01.03.1917
Uso atual: em pé (2009)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Senhor do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego ferroviário aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha Centro, a linha foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro trecho chegou a Pindobaçu até 1937, quando chegou a Barra (Mundo Novo), de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha saiu para alcançar Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa) em 1951. Trens de passageiros circulavam pelos dois ramais isolados um do outro desde o início. Bastante próximas, Flores e Barra foram unidas e em 1953 a linha já funcionava em toda a sua extensão. Por ela andava o "Trem da Grota", extinto em 1977. O próprio ramal foi suprimido depois disso (oficialmente, em 1994) em condições não muito bem explicadas, pois era uma variante que encurtava a linha Norte-Sul no País, além de evitar o gargalo do rio Paraguassu, em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe dessa linha a não algumas das antigas estações.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pindobaçu foi inaugurada em 1917, segundo o Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil de 1960. Segundo um texto na Wikipedia, a data seria 1914: no entanto, não parece possível, pois o ramal foi realmente inaugurado em 1917. O que poderia ter ocorrido é que o início das obras de construção da linha e da estação tenha sido no ano de 1914. O texto diz: "A povoação permaneceu com o nome de Lamarão até o ano de 1914, ano em que foi inaugurada a estação ferroviária de Pindobaçu e a mudança do nome do lugar tem uma explicação muito curiosa. Quando o prédio da estação ficou pronto o nome da localidade deveria ser colocado em seu frontispício, mas os engenheiros da Leste Brasileira acharam que o nome de Lamarão era muito feio para batizar aquele prédio novo e bonito. Decidiram então consultar os moradores acerca de uma possível mudança quanto ao nome da localidade. A consulta foi realizada na residência de Emílio Hilarião. Os moradores consentiram com a mudança, mas não sabiam qual seria o novo nome. Ocorreu que dentre os engenheiros da Leste Brasileira havia um que era estudioso do idioma tupi-guarani, o qual explanou aos presentes que devido a abundância de palmeiras de babaçu naquela região ele propunha que o lugar deveria passar a se chamar Pindobassu, o que no idioma tupi que dizer "palmeira alta". A aceitação foi geral".

A estação e a cidade foram por algum tempo ponto final de uma linha de trens de passageiros que partia de Senhor do Bonfim. Em 1953, essa linha ainda existia, mesmo existindo outra que passava pela cidade, vinda também de Senhor do Bonfim e seguindo para Barra (atual Mundo Novo).

A estação ainda estava de pé em 2009, bem conservada, embora as fotos abaixo mostrassem um provável "puxadinho" (ou dois), muito provavelmente construído(s) após a sua desativação. Fica na praça Emílio Hilarião.

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros - sempre mistos - pararam nesta estação de 1917 a 1977. Ao lado, um destes trens está próximo à cidade de Jacobina, nos anos 1960. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1964 (Guias Levi).

ACIMA: Celebração na estação de Pindobaçu em 1937 (http://falandotudo.com/index.php/ pindobacu-chegada-do-trem-em-1937).

(Fontes: Roosevelt Reis; Victor Hugo Santos; Wikipedia, página de Pindobaçu; http://falandotudo.com/index.php/pindobacu-chegada-do-trem-em-1937; VFFLB: Relatório, 1942; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1941, depois de remodelada. Relatorio VFFLB de 1942

A estação em 01/2009. Foto Victor Hugo Santos

A estação em 01/2009. Foto Victor Hugo Santos
     
Atualização: 27.05.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.