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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Lobato
Almeida Brandão
Itacaranha
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Bahia ao São Francisco (1860-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
CBTU (1996-2021)
ALMEIDA BRANDÃO (PLATAFORMA)
Município de Salvador, BA
Linha tronco - km 5,802 (1960)   BA-2359
Altitude:   Inauguração: 28.06.1860
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1981
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Viação Ferrea do Leste Brasileiro (VFFLB) era a linha original da E. F. Bahia ao São Francisco, aberta entre 1860 e 1863 e ligando a estação da Calçada, em Salvador, à de São Francisco, em Alagoinhas, ainda bem longe do rio do mesmo nome. Esta linha foi incorporada pelo Governo baiano em 1903, repassada a outros concessionários até que em 1911 foi entregue à concessão da Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Bresilien, de capital francês. Em 1935, a VFFLB foi criada pelo Governo para ficar com o acervo dos franceses, já sem interesse de mantê-la. Em 1975 foi definitivamente incorporada pela RFFSA como uma de suas divisões, depois de ter sido uma das constituintes desta, em 1957. O último trem de passageiros de longo percurso passou pela linha nos anos 1980, e hoje (2005) trafegam, no trecho Calçada-Paripe, apenas trens elétricos metropolitanos, ainda sob a batuta da CBTU. Hoje todas as linhas baianas que sobram em atividade estão sob a concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
 
A ESTAÇÃO: A estação de Plataforma foi inaugurada em 1860 na linha original da E. F. Bahia ao São Francisco.

Mais tarde passou a se chamar Almeida Brandão. É hoje uma estação de trens suburbanos tocados pela CBTU. Fica espremida entre o mar e o morro da Plataforma. É também chamada ainda de Plataforma. A linha de subúrbios entre as estações de Lobato e do Paripe corre sempre junto ao mar e é um trajeto muito bonito. Em 1981, a estação atual foi construída substituindo a anterior.

A estação continuou sendo utilizada para os trens suburbanos tocados pela CBTU até o dia 16/2/2021, quando todo o trecho entre a Calçada até Paripe foi fechado para que obras do futuro VLT fossem feitas. Um ano depois, as obras não estavam prontas e nenhum trem atendia ao trecho.


ACIMA: Trem da CBTU parado na estação de Almeida Brandão. ABAIXO: Vista da parte superior da estação (Fotos Vagner Costa, dezembro de 2008).


ACIMA: Localização da estação de Plataforma (Almeida Brandão) - a linha é o traço preto no mapa. CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER O PERCURSO INTEIRO (Mapa de Salvador - Universidade Católica de Salvador, 2000).

(Fontes: Relatório da SR-7, 1984; Alexandre Santurian; Vagner Costa; Universidade Católica de Salvador; Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr.: Estradas de Ferro do Brazil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84;)
     

A estação de Almeida Brandão em 2002. Foto Alexandre Santurian

A estação de Almeida Brandão em 12/2008. Foto Vagner Costa
 
     
     
Atualização: 21.07.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.