A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Umburanas
Brumado
Catiboaba
...

Linha do Sul - 1940
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
V. F. F. Leste Brasileiro (1947-1975)
RFFSA (1975-1996)
BRUMADO
Município de Brumado, BA
Linha do Sul - km 630,224 (1960)   BA-2395
Altitude: 419 m   Inauguração: 1947
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: c.1947
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F. Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias. Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem para passar pelo gargalo do rio Paraguassu.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Brumado foi inaugurada em 1947.

"Baseia esta área todo o seu sistema de transporte em estradas carroçáveis, que a ligam à cidade de Brumado, ponto extremo, hoje, da Estrada de Ferro Central da Bahia (...) Não possuindo, na lista de seus produtos exportáveis, senão peles, algodão, mamona e gado em pé, produtos valorizados ao extremo, a sub-zona dos contrafortes do Espinhaço pode utilizar o transporte citado, já que esses produtos suportam, perfeitamente, o elevado custo desse meio de transporte, evitando assim a deficientíssima navegação do rio São Francisco (...)" (Revista Brasileira de Geografia, out-dez 1946, p. 57). A estação de Brumado foi inaugurada já então em 1946. Em 1947, "Do lado da Bahia, as coisas ainda foram mais lerdas: a linha apenas logrou atingir Brumado, sede de um antigo município baiano, cujo nome era Bom Jesus dos Meiras (...) segue-se que entre Monte Azul, em Minas, e Brumado, na Bahia, faltam agora 244 quilômetros" (Sud Mennucci, no artigo "Recapitulando", de 27/11/1947).

Em 2001, era ali que se embarcava nos trens a magnesita produzida na região.

O prédio ainda existia em 2009, com uso desconhecido. Possivelmente servia à FCA.

ACIMA: Estação de Brumado, anos 1950 (IBGE).

ACIMA: Pátio da estação de Brumado, em fevereiro de 2009 (Foto Andresa Souza Caires).

TRENS - De acordo com os guias de horários e outras fontes, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1950 a 1980. Ao lado, um destes trens está junto à estação de Brumado, nos anos 1950. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1958 (Guias Levi).
(Fontes: Roosevelt Reis; Andresa Souza Caires; Enilson Meira; Sud Mennucci: Recapitulando, 1947; Jornal de São Paulo, 27/11/1947; IBGE: Revista Brasileira de Geografia, 1946; IBGE; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Brumado, anos 1960. Pintura de Enilson Meira

Fachada da estação de Brumado em 02/2009. Foto Andresa Souza Caires

Fachada da estação de Brumado em 02/2009. Foto Andresa Souza Caires
     
     
Atualização: 27.09.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.