A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Eng. Oscar Taylor
Buranhem
Traripe
...
Saída para o ramal de Catuiçara: Entroncamento
...

Linha do Sul - 1940
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Centro-Oeste da Bahia (1905-1939)
V. F. F. Leste Brasileiro (1939-1975)
RFFSA (1975-1996)
BURANHEM
Município de
Linha Sul - km 68,231 (1960)   BA-2393
Altitude: 80 m   Inauguração: 26.05.1905
Uso atual: abandonada e em ruínas (2008)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F. Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias. Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem para passar pelo gargalo do rio Paraguassu.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Buranhem, inaugurada em 1905 pela E. F. Centro-Oeste, era também a estação terminal da linha da E. F. Centro-Oeste da Bahia que partia da estação de Água Comprida (hoje Simões Filho). A suposição é que a estação foi construída exatamente para que servisse de entroncamento para a E. F. Santo Amaro, que já existia desde 1883 e era uma ferrovia isolada.

A outra suposição é que, como existe hoje um povoado chamado Buranhem Velho, a EFSA passasse por ali, e a chegada da linha da Centro-Oeste tivesse deslocado a estação de local. Por isso, embora haja fontes que dão a inauguração da estação do Buranhem como sendo 1883, junto com a EFSA, outras a dão como sendo 1905, data da abertura da EFCOB.

A partir de 1941, já com a V. F. F. Leste Brasileiro, a linha foi prolongada, construindo-se ali uma bifurcação que de um lado seguia até Santo Amaro, e de outro, até Bom Jardim (depois Catuiçara). O primeiro trecho acabou sendo prolongado até a estação de Afligidos, onde pouco além se uniria com o antigo ramal de Feira da já extinta Central da Bahia, na estação de Conceição de Feira.

Dessa forma, nos anos 1940, Salvador foi ligado a Cachoeira e a Malhada de Pedras, já bem próxima ao seu destino final, Monte Azul, que seria atingido em 1950. Buranhem passou, então, a fazer parte da linha Sul juntamente com todo o antigo ramal.

"Ok! Ok! Decodificando mensagem/solidão com janela de frente pro mar/Rebobinando! Faz tempo a precisão / De trem O Cachoeira. Baldeio em Buranhem / Tempo do menino / Terra Nova pra Bahia / uma festa! Fazer volta do tempo / Do trem / Debruçar na janela / E ver de Mapele/ De Água Comprida / O mar! / Olhe o mar! / Olhar o mar / Vê o mar / Vou ir olhar o mar / Beleza / Tv plugou depois / Não tirou onda / Não rolou na roça/ Ficou o encanto / Vê o mar / Primeiro mar / Primeira vez / Mapele, Água Comprida / O trem partiu / Não é mais Bahia/ Virou Salvador / Mas o mar ta lá. / Da três dois quatro / Ainda vejo / Não ficou no canto / E vou botar / Nas ramagens do mangue / Janela pra mão no queixo / de frente pro mar / Pro mar" (www.banguê.com.br).

A estação estava em ruínas em 2008.

AO LADO: A ligação entre a estação e a de Buranhem já estava em construção em 1939 (O Estado de S. Paulo, 8/3/1939).

ACIMA: Mapa original das estradas de ferro na Bahia em 1900 mostrando 4 ferrovias distintas e separadas entre si (em preto). Uma delas jamais foi juntada às outras (a E. F. Nazaré, ao sul no mapa). Em vermelho, como ficou (aproximadamente, pois houve retificações e também o aparecimento nessa época da E. F. Centro-Oeste da Bahia, que também entrou na junção) após os anos 1940. Buranhem estava na junção da E. F. Santo Amaro e da E. F. Centro-Oeste da Bahia, entre Santo Amaro e Mapele, sendo que esta ferrovia sairia de Agua Comprida, hoje Simões Filho (Mapa original extraído do Almanaque Brasileiro Garnier, de 1907).

(Fontes: Almanaque Brasileiro Garnier, 1906; www.banguê.com.br; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84)
     

A estação em ruínas, em outubro de 2008. Autor desconhecido
     
Atualização: 10.05.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.