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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Desterro
Conceição da Feira
Teixeira de Freitas
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Saída para o ramal de Feira de Santana (1944-1975): Tupinambá
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2006
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E. F. Central da Bahia (1876-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
CONCEIÇÃO DA FEIRA
Município de Conceição da Feira, BA (veja a cidade)
Linha tronco - km 122,233 (1960)   BA-2400
    Inauguração: 02.12.1876
Uso atual: estação da FCA   com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1940
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F. Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias. Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem para passar pelo gargalo do rio Paraguassu.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Conceição da Feira foi aberta em 1876, então no ramal de Feira de Santana (Cachoeira-Feira de Santana) da E. F. Central da Bahia. Somente a partir de 1948, passou a fazer parte da linha Sul, com a união das estações de Santo Amaro, Afligidos e ela. Os trens de passageiros, que faziam o percurso

ACIMA: Mapa original das estradas de ferro na Bahia, publicado em 1907, mostrando 4 ferrovias distintas e separadas entre si (em preto). Uma delas jamais foi juntada às outras (a E. F. Nazaré, ao sul no mapa). Em vermelho, como ficou (aproximadamente, pois houve retificações e também o aparecimento nessa época da E. F. Centro-Oeste da Bahia, que também entrou na junção) após os anos 1940. Conceição da Feira estava na E. F. Central da Bahia (Mapa original extraído do Almanaque Brasileiro Garnier, de 1907).
Cachoeira-Conceição-Feira, ida e volta, foram substituídos pelo trem direto entre Salvador e Malhada de Pedras, e em 1951, Salvador-Monte Azul. O trecho Conceição-Feira de Santana passou a ser um ramal, que por sua vez foi extinto, pelo menos oficialmente, em 16/05/1975. Pela estação de Conceição de Feira passaram trens com tração elétrica entre os anos 1950 e 1960, quando no trecho entre Santo Amaro e Teixeira de Freitas a eletrificação foi retirada por ter sido considerada inviável. Por sua vez, os trens de passageiros deixaram de fazer o trecho que passava por Conceição de Feira em 1978, fazendo a partir daí somente Monte Azul-Iaçu, ao sul, e Salvador-Candeias, ao norte, na antiga linha Sul. Hoje apenas trens cargueiros passam pela cidade.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 05/2006; O Estado de S. Pauio, 01/08/2005; Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr.: Estradas de Ferro do Brazil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84).
     

A estação em 21/05/2006. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 21/05/2006. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 21/05/2006. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 21/05/2006. Foto Ralph M. Giesbrecht
   
     
Atualização: 22.06.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.