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E. F. Central da
Bahia (1876-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CONCEIÇÃO
DA FEIRA
Município de Conceição
da Feira, BA (veja a cidade) |
Linha tronco - km 122,233 (1960) |
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BA-2400 |
Altitude: - |
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Inauguração: 02.12.1876 |
Uso atual: estação da FCA |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1940 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha Sul,
Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas
ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F.
Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de
Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente
unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do
Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas
e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à
localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central
do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços
desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo
em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no
sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias.
Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem
para passar pelo gargalo do rio Paraguassu. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Conceição da Feira foi aberta em 1876, então
no ramal de Feira de Santana (Cachoeira-Feira de
Santana) da E. F. Central da Bahia.
Somente a partir de 1948
passou a fazer parte da linha Sul, com a união das estações
de Santo Amaro, Afligidos e ela. Os trens de passageiros,
que faziam o percurso Cachoeira-Conceição-Feira, ida e
volta, foram substituídos pelo trem direto entre Salvador e Malhada de Pedras, e em 1951, Salvador-Monte Azul.
O trecho Conceição-Feira de Santana passou a
ser um ramal, que por sua vez foi extinto oficialmente
em 16/05/1975. Pela estação de Conceição
de Feira passaram trens com tração elétrica
entre os anos 1950 e 1960, quando no trecho entre Santo Amaro e Teixeira de Freitas a eletrificação foi retirada
por ter sido considerada inviável.
Por sua vez, os trens
de passageiros deixaram de fazer o trecho que passava por Conceição
de Feira em 1978, fazendo a partir daí somente Monte
Azul-Iaçu, ao sul, e Salvador-Candeias, ao norte,
na antiga linha Sul. No início dos anos 2000 apenas trens cargueiros passavam pela
cidade.

ACIMA: Mapa original das estradas de ferro na Bahia,
publicado em 1907, mostrando 4 ferrovias distintas e separadas entre
si (em preto). Uma delas jamais foi juntada às outras (a E.
F. Nazaré, ao sul no mapa). Em vermelho, como ficou (aproximadamente,
pois houve retificações e também o aparecimento
nessa época da E. F. Centro-Oeste da Bahia, que também
entrou na junção) após os anos 1940. Conceição
da Feira estava na E. F. Central da Bahia (Mapa original extraído
do Almanaque Brasileiro Garnier, de 1907).
1920
AO LADO: Aprovada a construção da linha Conceição de Feira-Buranhem (O Estado de São
Paulo, 5/6/1920). |
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 05/2006;
O Estado de S. Pauio, 01/08/2005; Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr.:
Estradas de Ferro do Brazil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84). |
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A estação em 21/05/2006. Foto Ralph M. Giesbrecht |

A estação em 21/05/2006. Foto Ralph M. Giesbrecht
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A estação em 21/05/2006. Foto Ralph M. Giesbrecht
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A estação em 21/05/2006. Foto Ralph M. Giesbrecht
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Atualização:
18.08.2023
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