A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Conceição da Feira
Teixeira de Freitas
Padre Gusmão
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

 
E. F. Central da Bahia (1876-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
TEIXEIRA DE FREITAS
Município de Conceição da Feira, BA
Linha tronco - km 126,974 (1960)   BA-3055
Altitude: 220 m   Inauguração: 02.12.1876
Uso atual: demolida?   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F. Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias. Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem para passar pelo gargalo do rio Paraguassu.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Teixeira de Freitas foi inaugurada em 1876. Deveria ter algum nome diferente por bom tempo, pois M. A. Teixeira de Freitas foi um baiano que exerceu diversos cargos políticos no Estado, tendo em 1941 assumido como Secretário-Geral do IBGE. Porém, a família era influente no Estado havia séculos, o que pode ter gerado o nome já em 1876: as terras podiam ser da família. Após ter sido o ponto final da eletrificação

da linha Sul, eletrificação esta inaugurada nos anos 1950 pela VFFLB, - parou ali porque em seguida existe um túnel baixo demais para passarem as catenárias, o que levaria a ter de aumentá-lo ou construir um totalmente novo na linha - na
década de 1960 um diagnóstico da própria RFFSA constatou que o último trecho onde a eletrificação havia sido inaugurada, Santo Amaro-Teixeira de Freitas, tinha densidade de tráfego baixa demais para justificar o uso da tração elétrica, o que motivou a desativação imediata destes 48 km de linha. Por sua vez, os trens de passageiros deixaram de fazer o trecho que passava pela estação em 1978, fazendo a partir daí somente Monte Azul-Iaçu, ao sul, e Salvador-Candeias, ao norte, na antiga linha Sul. Hoje apenas trens cargueiros passam pela cidade. É curioso que, em Conceição da Feira, onde a estação ficava, ninguém se lembra dela; pensam que, quando v. pergunta dela, está se referindo ao município homônimo que fica no litoral sul da Bahia. Não consegui encontrar nenhuma indicação, nada, que me levasse ao ponto antigo da estação, provavelmente hoje demolida.
(Fontes: Folha de S. Paulo, 19/8/1961; Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr.: Estradas de Ferro do Brazil, 1886; A. A. Gorni: A Eletrificação nas Ferrovias Brasileiras, 2004; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
     
     
     
Atualização: 11.01.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.