A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Salvador Pinto
Cruz das Almas-nova
Sapeaçu
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
V. F. F. Leste Brasileiro (anos 1950-1965)
CRUZ DAS ALMAS-RAMAL
Município de Cruz das Almas, BA
Ramal de Conceição de Almeida - km   BA-4204
    Inauguração: 19.12.1958
Uso atual: abandonada (2008)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Conceição do Almeida foi uma linha aberta no final dos anos 1950 e que serviria para unir as linhas Sul (Salvador-Monte Azul) e da E. F. Nazaré, esta isolada mais ao sul do Recôncavo. Por algum motivo ainda não determinado, a linha nunca foi concluída, ou seja, jamais alcançou a cidade de Santo Antonio de Jesus, na Nazaré, mas mesmo assim sabe-se que pelo menos entre os anos de 1960 e de 1963 um trem de passageiros chegou a circular entre Cruz das Almas e Conceição de Almeida, trecho pronto de linha então. Logo depois, o trem acabou e a linha foi erradicada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cruz das Almas, a do ramal, foi aberta pela VFFLB em dezembro de 1958. O trecho Cruz das Almas-Santo
Quanto ao trecho Cruz das Almas-Santo Antonio de Jesus, a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XX, 1958, p. 206, afirma que "está em fase adiantada a construção de um ramal ferroviário que ligará, na cidade de Santo Antonio de Jesus, a VFFLB à E. F. de Nazaré". Na p. 344, afirma que "os trilhos da VFFLB passam pelo município (de Sapeaçu) e a ligação desta ferrovia com a E. F. Nazaré, em Santo Antonio de Jesus, está em vias de conclusão. Os trilhos da E. F. de Nazaré já ultrapassaram este município e passam próximo à cidade de Sapeaçu". De 1960 a 1963, realmente, o Guia Levi, usado como referencia de horários de trens de passageiros, acusa a existência de trens de passageiros ligando Cruz das Almas à estação de Conceição de Almeida, um trecho com 11 quilômetros de extensão, mas, em 1965, ele já não mais existe. Este trecho seria o início da ligação com a E. F. Nazaré e jamais teria sido completado - ou teria, foi desativado antes que os trens fizessem a ligação de Cruz das Almas com Santo Antonio de Jesus, talvez porque em 1965 a E. F. Nazaré já estava em fase de desativação (parou de funcionar em 1970).
Antonio de Jesus, esta última estação da E. F. Nazaré, uniria as duas ferrovias, projeto também dado como certo no início dos anos 1960 (ver quadro ao lado). Esta estação ganhou o nome da cidade, enquanto, por outro lado, a estação que ficava mais longe da cidade, na linha principal, teve o nome alterado para Engenheiro Eurico Macedo. A estação em 2008 jazia abandonada no centro da cidade, e com placas de venda pelo espólio da RFFSA em agosto desse mesmo ano, não tinha trilhos havia muito tempo - provavelmente desde o final dos anos 1960.






ABAIXO: A lateral da estação desativada por volta de 1970 mostra que está à venda já há bastante tempo: os telefones ainda têm sete algarismos e a RFFSA já nem existe mais em 2008, quando foi tirada a fotografia (Foto Lorena Moura Santos).

(VEJA TAMBÉM CRUZ DAS ALMAS - ENG. EURICO MACEDO)
(Fontes: Lorena Moura Santos; Roosevelt Reis; Folha da Manhã, 21/12/1958; __: A Leste Brasileiro e o Desenvolvimento Econômico da Bahia, 1960; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A antiga estação de Cruz das Almas, lado da plataforma, já sem trilhos. Foto Lorena Moura Santos em 2008

A antiga estação de Cruz das Almas, lado da plataforma, já sem trilhos. Foto Lorena Moura Santos em 2008

Fachada da antiga estação de Cruz das Almas. Foto Lorena Moura Santos em 2008
     
     
     
Atualização: 03.08.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.