A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Tapera
Feira de Santana-velha
...

Ramal de Feira - 1940
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2006
...
 
E. F. Central da Bahia (1876-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1958)
FEIRA DE SANTANA
Município de Feira de Santana, BA
Ramal de Feira - km 153,755 (1960)   BA-3526
    Inauguração: 02.12.1876
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1886 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O trecho entre Cachoeira e Feira de Santana foi o primeiro trecho aberto pela E. F. Central da Bahia, no ano de 1876. Em 1942, com a remodelação geral das linhas da região, o trecho entre Conceição de Feira e Feira de Santana passou a ser um ramal, que foi extinto oficialmente em 16/05/1975, mas que não operava, pelo menos com passageiros, desde 1964. O resto do trecho original entre Cachoeira e Conceição passou a fazer parte da Linha Sul desde 1942. Os trilhos do ramal foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Feira de Santana foi inaugurada em 1876 como ponta do ramal que partia de Cachoeira, pela E. F. Central da Bahia. Essa primeira estação ficava atrás da Igreja Matriz da cidade, onde era basicamente o limite da zona urbana na época. Em 1958, a estação foi desativada e uma nova estação foi construída em ponto mais afastado, isolado na época. A velha

ACIMA: Entrada da estação velha de Feira de Santana. Anos 1950? (Acervo Prefeitura Municipal de Salvador).

estação passou a servir de depósito da Prefeitura e depois foi abandonada. Era uma construção com três prédios de duas águas fazendo os fundos da igreja de Santana, no centro da cidade. Nos seus fundos, outros prédios saindo de suas extremidades completavam o pátio ferroviário, que ficava entre eles. Não consegui fotos do pátio. No

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1876 a 1958. Alguns horários registrados: (1948) 9:20 e 19:20 (dias alternados) e 7:55 (todos os dias) chegava a Feira; 4:25 e 11:45 (dias alternados) partia para Conceição e 16:00 para Cachoeira (todos os dias). Trens mistos.
final dos anos 1960, a estação velha foi demolida e no seu lugar se construiu a Praça Médici, lugar hoje também chamado de "Feiraguai", onde fica boa parte dos camelôs da cidade. (Veja também FEIRA DE SANTANA-NOVA)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 05/2006; Adilson Simas, Feira de Santana, 05/2006; Roosevelt Reis; Revista Ferroviária: Estradas de Ferro do Brasil, 1945; Emerson Nogueira Pinho: A Construção - Histórias de Mestre Januário, Irará, BA; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, à esquerda da igreja. Data e autor desconhecidos

A estação, à esquerda da igreja. Data e autor desconhecidos

A estação. Data e autor desconhecidos

A estação, atrás e à esquerda da igreja. Data e autor desconhecidos

A estação velha, ainda em atividade. Anos 1930. Autor desconhecido

A estação já desativada. Notar que não há mais telhados em dois dos prédios. Autor e data desconhecidos.

Os fundos da igreja, em 11/2007, não mostram mais estação nenhuma, demolida há muitos anos. Foto Roosevelt Reis
     
Atualização: 26.01.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.