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Indice de estações
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Tapera
Feira de Santana-nova
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Saída para o ramal Feira-Ouriçanguinhas (jamais
terminado): Irará
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Ramal de Feira - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2006
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V. F. F. Leste Brasileiro
(1958-1964) |
FEIRA
DE SANTANA-NOVA
Município de Feira de Santana, BA |
Ramal de Feira - km 153,755 (1960) |
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BA-4467 |
Altitude: 242 m |
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Inauguração: 19.12.1958 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1958 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O trecho
entre Cachoeira e Feira de Santana foi o primeiro trecho aberto pela
E. F. Central da Bahia, no ano de 1876. Em 1942, com a remodelação
geral das linhas da região, o trecho entre Conceição
de Feira e Feira de Santana passou a ser um ramal, que foi extinto
oficialmente em 16/05/1975, mas que não operava, pelo menos
com passageiros, desde 1964. O resto do trecho original entre Cachoeira
e Conceição passou a fazer parte da Linha Sul desde
1942. Os trilhos do ramal foram retirados. |
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A ESTAÇÃO: Em dezembro de
1958, a estação velha e original de Feira de Santana,
aberta em 1876, foi desativada e uma nova estação foi
construída em ponto mais afastado, isolado na época.
A velha estação
passou a servir de depósito da Prefeitura e depois
foi abandonada. A nova estação deveria servir
de saída para a jamais construída extensão
da linha para Alagoinhas (ou, mais precisamente, na
estação de Ouriçanguinhas, situada
próxima a Alagoinhas e na linha desta para Juazeiro),
depois de funcionar por poucos anos e ser desativada juntamente
com o velho ramal em 1964, inicialmente serviu de sede para
o Funrural, depois de feira e finalmente foi abandonada.
Já a nova estação deveria servir
de saída para a jamais construída extensão
da linha para Alagoinhas (ou, mais precisamente, na
estação de Ouriçanguinhas, situada
próxima a Alagoinhas e na linha desta para Juazeiro),
depois de funcionar por poucos anos e ser desativada juntamente
com o velho ramal em 1964, inicialmente serviu de sede para
o Funrural, depois de feira e finalmente foi abandonada.
Acabou sendo
demolida. Em 2013 era um terreno cercado e vazio.
"Morei
lá um tempo e trabalhava a alguns metros da estação e era
possível avistá-la da frente do comércio sem precisar
ir lá de tão perto que era. A área da estação "nova" foi vendida
para pagar dívidas com os ferroviários de lá.
Lamentável a demolição, tendo em vista que era a única
obra de Oscar Niemeyer no Norte-Nordeste, além de ser um patrimônio
da memória ferroviária, pois somente quem aprecia
o tema é que sabe o valor de uma estação e até mesmo
de um trilho instalado" (Jorge Magalhães,
14/7/2013).
E, em 2023, Leonardo David Ribeiro Sousa, escreveu: "Estou com uma dúvida a respeito da estação de Feira de Santana, a "nova". Minha dúvida é a respeito da área que ocupava. Sei que foi ocupada pelo "Feiraguay", mas informações apontam que a estação foi demolida para a construção da praça Presidente Medici. E, realmente, se considerarmos a área da praça, a área ocupada pela antiga estação é bem maior que a do "Feiraguay".
A ser conferido.
(Veja também FEIRA DE SANTANA-VELHA)
ACIMA: A linha preta tracejada ligando Feira de Santana a Ouriçanguinhas, passando pela localidade de Purificação, jamais foi construída - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR (mapa provavelmente dos anos 1950 - cessão Adolfino Neto).
"Desviaram
a linha que seguia pela região do Tomba para a Estação
Nova. Lá trabalhou até o final de 1958. Deixou
a obra vendo o trem encostando-se à estação.
Nesse dia, Mestre Januário lembra-se de um momento
especial. Foi quando esperavam a chegada do trem na nova estação
pela primeira vez, entre eles Mestre Sergio que aguardava
com ansiedade. Algumas horas se passaram, quando surgiu no
horizonte pelo tão esperado trem. O som da buzina anunciou
a chegada. Logo todos se aproximaram da estação.
Quando a porta do maquinista foi aberta, saiu um velho senhor
que ao ver Mestre Sergio, desceu e cumprimentou-o com um emocionado
abraço" (Emerson Nogueira Pinho: A Construção
- Histórias de Mestre Januário, Irará,
BA).
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TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1958 a 1964. Alguns horários
registrados: (1964) chegada 8:25, vindo de São Felix
e 15:10, vindo de Conceição de Feira (só
2as); saía 12:15 para Conceição (só
2as) e 16:00 para São Felix (Guia Levi).
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Incrível, mas é verdade. A única construção
que teve projeto de Oscar Niemeyer em todo o norte e nordeste
do Brasil foi a estação "nova" de
Feira de Santana. E por incrível que pareça foi demolida e
dela não se tem informações de quem possua sequer uma fotografia
dela. Em 2013, no seu lugar estava já sendo erguido um
prédio comercial, ao lado do galpão da feirinha da estação.
A frente da antiga estação, dava para a pracinha e os fundos
para a avenida João Durval. O prédio dessa estação
foi levado a leilão para pagamento de dividas trabalhistas,
sendo arrematada por particulares e demolida há cerca de oito
ou dez anos (mais ou menos 2000). Uma editora do sul do país
estava resgatando todas as obras de Niemeyer e já esteve em
Feira em busca de registros fotográficos e até agora não conseguiu.
Dela o que me recordo é que ela tinha mesmo os traços de Niemeyer,
sobretudo a entrada com formas arredondadas, características
que ele utilizou na Pampulha e Belo Horizonte - por Roosevelt
Reis, 24/6/2013.
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Leonardo David Ribeiro Souza, 2023; Renato Ware; Jorge Magalhães;
Adilson Simas; Roosevelt Reis, 2013; Folha da Manhã, 21/12/1958;
Revista Ferroviária: Estradas de Ferro do Brasil, 1945; Emerson
Nogueira Pinho: A Construção - Histórias de Mestre
Januário, Irará, BA; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação nos anos 2000. Foto Jorge Magalhães |

Entrada da estação. Anos 1960? Cessão Renato
Ware |
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Atualização:
13.06.2023
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