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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Feira de Santana-nova
Irará
Ouriçanguinhas
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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V. F. F. Leste Brasileiro
IRARÁ
Município de Irará, BA
Ramal de Feira - km -   BA-4466
    Inauguração: não aberta
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: não terminada
 
 
HISTORICO DA LINHA: O trecho entre Cachoeira e Feira de Santana foi o aberto pela E. F. Central da Bahia, no ano de 1886. a foi o primeiro trecho aberto pela E. F. Central da Bahia, no ano de 1876. Em 1942, com a remodelação geral das linhas da região, o trecho entre Conceição de Feira e Feira de Santana passou a ser um ramal, que foi extinto oficialmente em 16/05/1975, mas que não operava, pelo menos com passageiros, desde 1963 ou 1964 (a data não pôde ser confirmada). O resto do trecho original entre Cachoeira e Conceição passou a fazer parte da Linha Sul desde 1942. Os trilhos do ramal foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: "Na região do Recôncavo, a cidade de Cachoeira se tornou um ponto importante para a Bahia devido à ligação com mais de uma cidade, entre elas a principal, Salvador. A linha que corta Alagoinhas a Agua Fria seguindo para Juazeiro era a mais utilizada por nossa cidade (Irará). Através dela ia-se para as cidades de Salvador, Serrinha e Alagoinhas. Em Irará, o primeiro projeto (ferroviário) foi iniciado no final do século XIX (...) O desvio vinha do Tabuleiro de Iraí e passava pela região da atual avenida Elísio Santana. Sua estação seria onde hoje é o Posto de Saúde, próximo à EMBASA. Chegaram a marcar o local colocando alicerce (...) Esse projeto teve andamento até 1905. Tinha como objetivo chegar a Feira de Santana, mas não foi adiante, não se sabe o por quê. Em 1946, a região de Irará estava em desenvolvimento (...) quando surge um projeto novo (...) Logo apareceram topógrafos para marcar a 'variante' (...) dessa vez o projeto foi alterado. Seu desvio era em um trecho abaixo de Ouriçanguinhas, vinha cortando fazendas passando por onde hoje é o conhecido túnel, seguindo no sentido de Feira de Santana (...) no final de 1949, chegam a Irará as máquinas (...) Até hoje está lá para quem quiser ver uma pequena alteração na planície objetivando criar um apoio para a linha do trem. O esqueleto de

ACIMA: Aterro feito para o leito da ferrovia nos anos 1950 e que sobrevive até hoje. (Foto Débora Martins Dantas e Oliveira em 2010). ABAIXO: Dá para ver o leito da ferrovia, jamais com trilhos assentados, do satélite, até hoje, entre Irará e Feira de Santana (reparem a linha em S. A cidade À direita é Irará (Google Maps, 2010).

onde seria a estação (ferroviária de Irará) continua no mesmo local. É localizada na saída da cidade, próxima à rua do Cajueiro. Esse local foi escolhido após uma reivindicação da população que modificou o projeto inicial, visto que a primeira variante foi tirada deixando a estação muito distante do centro da cidade (...) Então construíram o conhecido túnel como alternativa para desviar a linha e dar passagem para a estrada de Água Fria (...) Este corte se estendeu pela região chamada hoje de Açougue Velho e Quebra Fogo, seguindo pelos povoados da Caroba e Saco do Capim. Neste trecho, foi preciso transferir o velho cemitério da Caroba, pois a marcação da linha passava exatamente por cima do mesmo (...) Em agosto de 1953 começou. Foi uma verdadeira luta, trabalho duro (...) Entraram no ano de 1954 sem parar o trabalho (...) No primeiro trecho (em) que meu avô trabalhou foram feitos treze túneis e bueiros. Eram obras que necessitavam de muita atenção (...) Prova disto é o velho túnel localizado na saída de Irará-Água Fria. Lá está ele firme e forte há mais de 50 anos da construção. Mais tarde, entre os anos de 1956 e 1958, ele foi trabalhar em outra no trecho mais à frente até Feira de Santana. Lá foram fazer uma nova estação
" (Emerson Nogueira Pinho: A Construção - Histórias de Mestre Januário, Irará, BA). Em 15/11/2010, Roberto Martins informou que "a Prefeitura Municipal está fazendo uma obra de entrada da cidade pela Av. Pedro Nolasco de Pinho. O esqueleto da estação foi demolido e no seu lugar será o prolongamento da referida avenida, ligando-a à BA 504, que liga Alagoinhas à BR 116, passando por Aramaria, Ouriçangas, Irará e Santanopolis". O fim do pouco que restava.
(Fontes: Roberto Martins; Roosevelt Reis; Débora Martins Dantas e OliveiraEmerson Nogueira Pinho: A Construção - Histórias de Mestre Januário, Irará, BA)
     

Esqueleto abandonado da que seria a estação ferroviária de Irará. Foto Débora Martins Dantas e Oliveira em 2010.
     
Atualização: 26.01.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.