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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Feira de Santana-nova
Irará
Ouriçanguinhas
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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V. F. F. Leste Brasileiro
IRARÁ
Município de Irará, BA
Ramal de Feira - km -   BA-4466
Altitude: -   Inauguração: não aberta
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: não terminada
 
 
HISTORICO DA LINHA: O trecho entre Cachoeira e Feira de Santana foi o aberto pela E. F. Central da Bahia, no ano de 1886. a foi o primeiro trecho aberto pela E. F. Central da Bahia, no ano de 1876. Em 1942, com a remodelação geral das linhas da região, o trecho entre Conceição de Feira e Feira de Santana passou a ser um ramal, que foi extinto oficialmente em 16/05/1975, mas que não operava, pelo menos com passageiros, desde 1963 ou 1964 (a data não pôde ser confirmada). O resto do trecho original entre Cachoeira e Conceição passou a fazer parte da Linha Sul desde 1942. Os trilhos do ramal foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A história das estaçoes do prolongamento do ramal de Feira de Santana começaram nos anos 1890 (ver caixa de 1911 abaixo) e foram abandonadas por ordem do vice-presidente da República, Manoel Victorino. O presidente na época era Prudente de Moraes. Manoel substituiu-o algumas vezes quando Prudente estava ausente ou doente e por isso lêse no artigo mais abaixo que ele era presidente.

No artigo de 1911 (ver caixa de 1911 abaixo) também são citadas outras estações, como Entroncamento (que, no caso, parece ter sido a estação da cidade, Irará) e também Ouriçanguinhas e Água Fria, estas duas últimas ficavam na linha do São Francisco.

Depois de interrompidas em 1905, as obras seriam retomadas nos anos 1950, mas também interrompidas pouco depois. Os restos da estação de Irará que ainda existiam em 2010 (ver caixa abaixo de 2010) são referentes às obras dos anos 1950 no ramal.

"Na região do Recôncavo, a cidade de Cachoeira se tornou um ponto importante para a Bahia devido à ligação com mais de uma cidade, entre elas a principal, Salvador. A linha que corta Alagoinhas a Agua Fria seguindo para Juazeiro era a mais utilizada por nossa cidade (Irará). Através dela ia-se para as cidades de Salvador, Serrinha e Alagoinhas. Em Irará, o primeiro projeto (ferroviário) foi iniciado no final do século XIX (...) O desvio vinha do Tabuleiro de Iraí e passava pela região da atual avenida Elísio Santana. Sua estação seria onde hoje é o Posto de Saúde, próximo à EMBASA. Chegaram a marcar o local colocando alicerce (...) Esse projeto teve andamento até 1905. Tinha como objetivo chegar a Feira de Santana, mas não foi adiante, não se sabe o por quê. Em 1946, a região de Irará estava em desenvolvimento (...) quando surge um projeto novo (...) Logo apareceram topógrafos para marcar a 'variante' (...) dessa vez o projeto foi alterado. Seu desvio era em um trecho abaixo de Ouriçanguinhas, vinha cortando fazendas passando por onde hoje é o conhecido túnel, seguindo no sentido de Feira de Santana (...) no final de 1949, chegam a Irará as máquinas (...) Até hoje está lá para quem quiser ver uma pequena alteração na planície objetivando criar um apoio para a linha do trem. O esqueleto de onde seria a estação (ferroviária de Irará) continua no mesmo local. É localizada na saída da cidade, próxima à rua do Cajueiro. Esse local foi escolhido após uma reivindicação da população que modificou o projeto inicial, visto que a primeira variante foi tirada deixando a estação muito distante do centro da cidade (...) Então construíram o conhecido túnel como alternativa para desviar a linha e dar passagem para a estrada de Água Fria (...) Este corte se estendeu pela região chamada hoje de Açougue Velho e Quebra Fogo, seguindo pelos povoados da Caroba e Saco do Capim. Neste trecho, foi preciso transferir o velho cemitério da Caroba, pois a marcação da linha passava exatamente por cima do mesmo (...) Em agosto de 1953 começou. Foi uma verdadeira luta, trabalho duro (...) Entraram no ano de 1954 sem parar o trabalho (...) No primeiro trecho (em) que meu avô trabalhou foram feitos treze túneis e bueiros. Eram obras que necessitavam de muita atenção (...) Prova disto é o velho túnel localizado na saída de Irará-Água Fria. Lá está ele firme e forte há mais de 50 anos da construção. Mais tarde, entre os anos de 1956 e 1958, ele foi trabalhar em outra no trecho mais à frente até Feira de Santana. Lá foram fazer uma nova estação" (Emerson Nogueira Pinho: A Construção - Histórias de Mestre Januário, Irará, BA).

Em 15/11/2010, Roberto Martins informou que "a Prefeitura Municipal está fazendo uma obra de entrada da cidade pela Av. Pedro Nolasco de Pinho. O esqueleto da estação foi demolido e no seu lugar será o prolongamento da referida avenida, ligando-a à BA 504, que liga Alagoinhas à BR 116, passando por Aramaria, Ouriçangas, Irará e Santanopolis".

Foi o fim do pouco que restava.

1911
AO LADO:
Primeira menção à Terceira Parada, em 31 de dezembro - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LER MAIS DADOS SOBRE IRARÁ (Almanaque Laemmert, 68° ano, 1911-12).

ACIMA: Aterro feito para o leito da ferrovia nos anos 1950 e que sobrevive até hoje. (Foto Débora Martins Dantas e Oliveira em 2010).

ACIMA: Dá para ver o leito da ferrovia, jamais com trilhos assentados, do satélite, até hoje, entre Irará e Feira de Santana (reparem a linha em S. A cidade à direita é Irará (Google Maps, 2010).

(Fontes: Roberto Martins; Roosevelt Reis; Débora Martins Dantas e OliveiraEmerson Nogueira Pinho: A Construção - Histórias de Mestre Januário, Irará, BA)
     

Esqueleto abandonado da que seria a estação ferroviária de Irará. Foto Débora Martins Dantas e Oliveira em 2010.
     
Atualização: 25.04.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.