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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Manoel Vitorino
Petim
Jenipapo
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Linha do Sul - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central da Bahia (1881-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
PETIM
Município de Petim, BA
Linha do Sul - km 180,259 (1960)   BA-2367
Altitude: -   Inauguração: 23.12.1881
Uso atual: usada pela FCA (2008)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F. Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias. Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem para passar pelo gargalo do rio Paraguassu.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Sapé foi aberta pela E. F. Central da Bahia na sua linha principal, em 1881. Nos anos 1940, o nome foi alterado para Petim. A Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, do IBGE, vol. XX, de 1958, afirma que "a estação de Petim aceita

ACIMA: No pátio da estação de Petim, o auto de linha da FCA (Foto Roosevelt Reis, outubro de 2008).
telegramas para toda a rede de telégrafos nacional e trabalha em tráfego mútuo com o telégrafo nacional
". A estação parece ainda servir à FCA e foi reformada, de acordo com placa em suas paredes, ainda nos tempos finais da RFFSA, em 1994. mesmo assim, sua conservação não era das melhores em 2008. Parece ficar nos limites da zona urbana da cidade.
(Fontes: Roosevelt Reis; Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr.: Estradas de Ferro do Brazil, 1886; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XX, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980)
     

A estação de Sapé no início do século XX. Autor desconhecido

A estação em outubro de 2008. Foto Roosevelt Reis

A estação em outubro de 2008. Foto Roosevelt Reis

A estação em outubro de 2008. Foto Roosevelt Reis
   
     
     
Atualização: 02.11.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.