A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Brejo
Queimadinhas
Machado Portela
...
Saída para o ramal de Itaité: Bandeira de Melo
...

Linha do Sul - 1940
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Central da Bahia (1885-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
QUEIMADINHAS
Município de Maracás, BA (1885-1962)
Município de Marcionílio Souza, BA (1962-)
Linha do Sul - km 381,195 (1960)   BA-2382
    Inauguração: 11.01.1885
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F. Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias. Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem para passar pelo gargalo do rio Paraguassu.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Queimadinhas foi aberta pela E. F. Central da Bahia como estação terminal no prolongamento de sua

ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Maracás (mapa parcial). Os distritos do norte (Juraci e Tamburi) se tornaram o município de Marcionílio Souza em 1962. Notar no canto esquerdo superior a bifurcação da linha em Queimadinhas, saindo o ramal para Itaité para oeste (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).
linha principal, em 1883. Em 1885 a linha foi prolongada até Queimadinhas. À estação muitas vezes se referia o nome de Queimadas. Desta estação saía o ramal de Itaité (1887-1975). A estação está abandonada em 2010.
(Fontes: Romero Brito Santos; Gilson Leite; João Mendes; Roosevelt Reis; de Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr.: Estradas de Ferro do Brazil, 1886; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960; Impressões do Brasil no Século XX, 1913; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

     

A estação em 1/2010. Foto Romero Brito Santos e Gilson Leite

A estação em 9/1/2013. Foto João Mendes
 
     
     
     
Atualização: 22.03.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.