A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Pilar
Santo Amaro
Sergi
...

Linha do Sul - 1940
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2006
...
 
E. F. Santo Amaro (1880-1939)
V. F. F. Leste Brasileiro (1939-1975)
RFFSA (1975-1996)
SANTO AMARO
Município de Santo Amaro, BA (veja a cidade)
Linha Sul - km 77,989 (1960)   BA-2586
    Inauguração: 1880
Uso atual: estação da FCA   com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1940
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F. Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias. Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem para passar pelo gargalo do rio Paraguassu.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Santo Amaro tem a data de inauguração bastante incerta: foi aberta ou em 1880 - quando teria se terminado o curto trecho entre ela e Pilar - ou 1883, com a abertura da linha da E. F. Santo Amaro até a estação de Jacu. Há entretanto literaturas que citam o ano de 1905 (data de 26/05) e até o ano de 1943, este absurdo, sendo válido somente se houver existido uma mudança de lugar da estação quando da sua junção ao trecho Salvador-Monte Azul (uma estação Santo Amaro-nova, não comprovada até agora), nessa época. A estação chegou a ser durante algum tempo era também a estação terminal dos trens da E. F. Centro-Oeste da Bahia que partia da estação de Água Comprida (hoje Simões Filho) e cujas linhas se juntavam em Buranhem. Na mesma época - mais provavelmente em 1943 - a estação foi ligada, para completar a união Salvador-Monte Azul, até Afligidos, que era a ponta de um ramal que vinha de Conceição da Feira. Santo Amaro passou, então, a fazer parte da linha Sul. Em março de 1970 foram desativados os 34 km de eletrificação entre Candeias e Santo Amaro. Restaram portanto os 44 km entre Salvador e Candeias. No mesmo ano o serviço de subúrbios foi restrito a Mapele, a 22 km de Salvador; alguns anos mais tarde o trajeto servido recuou até Aratu, a 19 km de Salvador. Hoje a estação serve como escritório da FCA, mas todo o seu lado da plataforma foi "lacrado": não há portas nem janelas mais, perdendo a estação sua característica principal de ser uma das típicas estações grandes da antiga VFFLB. (Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa in loco, 05/2006; Guias Levi, edições de 1932 a 1984; A Eletrificação nas Ferrovias Brasileiras, A. A. Gorni, 2004; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

Fachada da estação de Santo Amaro em 01/2005. Foto Alexandre Silva

Estação e pátio de Santo Amaro em 01/2005. Foto Alexandre Silva

Plataforma da estação, hoje sem portas ou janelas, em 20/05/2006. Foto Ralph M. Giesbrecht
     
Atualização: 19.06.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.