|
|
E. F. Santo Amaro
(1880-1939)
V. F. F. Leste Brasileiro (1939-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SANTO
AMARO
Município de Santo Amaro, BA (veja
a cidade) |
Linha Sul - km 77,989 (1960) |
|
BA-2586 |
Altitude: 8 m |
|
Inauguração: 1880 |
Uso atual: FCA (2006) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1942 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul,
Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas
ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F.
Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de
Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente
unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do
Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas
e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à
localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central
do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços
desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo
em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no
sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias.
Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem
para passar pelo gargalo do rio Paraguassu. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Santo Amaro tem a data de inauguração
incerta: foi aberta ou em 1880 - quando teria se terminado o curto
trecho entre ela e Pilar - ou 1883, com a abertura da linha
da E. F. Santo Amaro até a estação de Jacu.
Há entretanto literaturas que citam o ano de 1905 (data de
26/05) e até o ano de 1943, este absurdo, sendo válido
somente se houver existido uma mudança de lugar da estação
quando da sua junção ao trecho Salvador-Monte
Azul (uma estação Santo Amaro-nova, não
comprovada até agora), nessa época.
A estação
chegou a ser durante algum tempo também a estação
terminal dos trens da E. F. Centro-Oeste da Bahia que partia da estação
de Água Comprida (hoje Simões Filho) e
cujas linhas se juntavam em Buranhem.
Na mesma época
- mais provavelmente em 1943 - a estação foi ligada,
para completar a união Salvador-Monte Azul,
até Afligidos, que era a ponta de um ramal que vinha
de Conceição da Feira. Santo Amaro passou,
então, a fazer parte da linha Sul.
Em março de
1970 foram desativados os 34 km de eletrificação entre
Candeias e Santo Amaro. Restaram portanto os 44 km entre
Salvador e Candeias.
No mesmo ano o serviço de
subúrbios foi restrito a Mapele, a 22 km de Salvador;
alguns anos mais tarde o trajeto servido recuou até Aratu,
a 19 km de Salvador.
Em 2006 a estação servia como
escritório da FCA, mas todo o seu lado da plataforma foi "lacrado":
não havia mais portas nem janelas, perdendo a estação
sua característica principal de ser uma das típicas
estações grandes da antiga VFFLB.

ACIMA: Autoridades e o Coronel Mendonça Lima inauguram a nova estação e a variante Santo Amaro-Afligidos (Relatório VFFLB, 1942).
ACIMA: Autoridades e o Coronel Mendonça Lima em Santo Amaro, ao lado do carro especial que levaria a comitiva para a inauguração da variante Santo Amaro-Afligidos e a nova estação e as variantes Santo Amaro-Afligidos e Contendas-Ourives (Relatório VFFLB, 1942).
ACIMA: Parte do município de Santo Amaro no fin al dos anos 1950 mostram a estação e a linha Sul (IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. n, 1960).
(Fontes: Ralph
M. Giesbrecht, pesquisa in loco; Guias Levi, 1932-84; A. A. Gorni: A Eletrificação nas Ferrovias Brasileiras, 2004; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
A estação de Santo Amaro, em 1942. Relatório VFFLB, 1942
|

A estação em 1942, tendo ao lado o depósito de locomotivas. Relatório VFFLB, 1942 |

Fachada da estação de Santo Amaro em 01/2005.
Foto Alexandre Silva |

Estação e pátio de Santo Amaro em 01/2005.
Foto Alexandre Silva |

Plataforma da estação, sem portas ou janelas,
em 20/05/2006. Foto Ralph M. Giesbrecht |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
27.05.2020
|
|